O professor Pablo Jamilk, que há mais de 10 anos ministra aulas através da internet, criou um projeto especial de ensino com música.
Pablo, criou versões de clássicos do Rock and Roll, com dicas de língua portuguesa, a primeira canção lançada foi: “Música da conjunção”, e em seguida “Verbo Oeste”. Entrevistamos o professor para saber mais sobre esse processo criativo. Confira:
Cultura e Negócios – Você é doutor em letras e hoje em dia se dedica exclusivamente a profissão de professor, como foi reviver a fase de cantor da adolescência?
Pablo Jamilk – Quem foi mordido pelo bichinho da música nunca mais consegue se curar. Eu comecei a pensar nessa história de ter uma banda aos 13 anos. Já montei banda, desmontei banda, mas posso dizer que o mais legal foi saber que ainda poderia usar a música para – ao mesmo tempo em que fosse ensinar – pudesse entreter os alunos.
Cultura e Negócios – Você tem a pretensão de gravar um álbum?
Pablo Jamilk – Sim. Ele já está escrito. A minha estratégia é lançar uma canção por vez. Assim, consigo manter o público atento ao que estou fazendo e não queimar toda a atenção de uma vez no laamento do álbum. É o que quase todo mundo tem feito na música atualmente.
Cultura e Negócios – Você tem a lembrança de algum professor seu que utilizou esse método de ensino?
Pablo Jamilk – Nos colégios em que estudei, não. Eu me lembro de ter visto, certa feita, no Jô Soares, um professor de Física utilizando uma técnica parecida para os alunos aprenderem dois conceitos. Entretanto, eu achei (para os meus padrões) muita performance com pouco conteúdo, na verdade.
Cultura e Negócios – Na sua opinião um aluno que decorou sua música, aprendeu aquele conteúdo citado na letra? Qual a diferença entre decorar e aprender?
Pablo Jamilk – O aluno aprende durante a aula. Isso é o fato! A canção serve para que ele consiga se recordar dos elementos que vê na minha aula. A canção é uma forma de reforçar aquilo que o aluno aprende. Além disso, é fundamental entender que se a canção não trouxer o conteúdo, de fato, for apenas um pretexto para a diversão, ela perderá a função pedagógica e ficará apenas com a função lúdica.
Cultura e Negócios – Você pretende escrever alguma canção em outro estilo musical?
Pablo Jamilk – Na realidade, o álbum terá praticamente uma canção voltada para cada estilo. Eu já fiz Classic Rock com a Música da Conjunção, fiz um Folk com Verbo Oeste, ainda preciso passar por muitos estilos.