Primeiro Encontro de Crônicas do Gelo, em agenda alusiva à Antártica e ao Dia Internacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, acontece na subsede da NTC&Logística em São Paulo

Redação
3 min. leitura

Atividade marca aniversário de 6 anos do realizador do evento, o Instituto Gelo na Bagagem, ampliando o diálogo à agenda ESG

No dia 24 de outubro de 2025, acontece em São Paulo o Primeiro Encontro de Crônicas do Gelo, em agenda alusiva à Antártica e ao Dia Internacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, no Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, que abriga a subsede da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), além de outras entidades do setor. A iniciativa inaugura uma jornada que une ciência, literatura e a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) para inspirar novas formas de pensar e comunicar as mudanças climáticas, sobretudo no ambiente corporativo e organizacional.

Com um formato híbrido e inovador, o encontro propõe um diálogo entre pesquisadores, comunicadores, gestores públicos, empresários e o público, revelando o lado humano por trás das descobertas científicas nos ambientes gelados. A programação inclui mesas de conversa, debates, oficinas e o lançamento do livro Crônicas com Gelo na Bagagem, obra que reúne relatos emocionantes de cientistas e viajantes que vivenciaram o cotidiano das expedições polares.

A ideia nasceu do desejo de aproximar as pessoas da ciência feita em regiões remotas e de estimular a reflexão sobre os impactos globais das transformações climáticas. “As histórias contadas a partir do gelo têm o poder de derreter distâncias, entre países, disciplinas e sensibilidades humanas”, afirma a bióloga, doutora em ciência ambiental e fundadora do Instituto Gelo na Bagagem, Francyne Elias Piera.

Durante o evento, o público poderá acompanhar transmissões diretas do continente antártico com os militares da Marinha brasileira, interagir com pesquisadores em tempo real e participar de atividades que unem dados científicos e narrativas pessoais, abrindo espaço para os cidadãos participarem de uma discussão necessária: como transformar conhecimento em ação concreta pelo clima. O encontro também marca o Dia Internacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, reforçando a urgência de ações coletivas em defesa do planeta.

SERVIÇO

I Encontro de Crônicas do Gelo – Ciência & Conexões pelo Clima
Data:
24 de outubro de 2025
Local: Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro – Subsede da NTC&Logística, São Paulo (SP) – Rua Orlando Monteiro, 21 – Vila Maria.
Formato: Presencial e online, com transmissão ao vivo da Antártica
Atividade especial: Lançamento do livro Crônicas com Gelo na Bagagem
Inscrições: sympla.com.br/evento/i-encontro-de-cronicas-do-gelo/3073908
Mais informações: contato@gelonabagagem.com.br

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso