O ator e pesquisador Preto Viana, idealizador do projeto Subjetividade Preta, esteve reunido nesta quarta-feira, 9 de julho, com a vereadora Tainá de Paula (PT), a mais votada do Rio de Janeiro e uma das principais vozes políticas da cidade.
O encontro teve como foco uma troca de vivências e perspectivas sobre cultura, arte e a luta contra as estruturas opressoras da sociedade.
Durante a reunião, Preto Viana apresentou os pilares de seu projeto Subjetividade Preta, que tem como proposta transformar as dores e atravessamentos de corpos negros em arte, poesia e cena.
A iniciativa mergulha em temas como o racismo estrutural, a violência simbólica e o apagamento de subjetividades negras, trazendo-os para o campo das artes cênicas de forma provocadora e sensível.
“É urgente construirmos pontes entre a política e a arte. Nosso corpo é político e nossa existência é um ato de resistência. A cena precisa ecoar essas questões e provocar reflexões sobre os espaços que ainda nos são negados”, afirma Preto Viana.

A vereadora Tainá de Paula, preta, petista mais votada do Rio, arquiteta urbanista e secretária do meio ambiente e clima da capital, destacou a importância de encontros como este, que potencializam diálogos entre a cultura e o legislativo.
O encontro marca um importante passo na articulação entre artistas, parlamentares e movimentos sociais, reforçando a necessidade de políticas públicas que valorizem a cultura preta e promovam a equidade racial em todas as esferas da sociedade.