RIO DE JANEIRO (RJ), 26/05/2022 - CALEIDOSCÓPIO DA CULTURA / LER / FUNARJ / SALÃO CARIOCA DO LIVRO - Evento promovido na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, com show do cantor e compositor Geraldo Azevedo, nesta quinta-feira (26), marca o lançamento da 3ª edição do Prêmio Rio de Contos e 4ª edição do Caleidoscópio da Cultura, projetos que visam fomentar cultura através da democratização da literatura. Ambos os projetos são promovidos pela FUNARJ e LER / Salão Carioca do Livro.
CulturaDestaqueLiteratura

Prêmio Rio de Contos está com inscrições abertas para a região Leste Fluminense

Dando oportunidade a novos talentos literários do estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Rio de Contos 2022 entra na sua 3ª edição. Com inscrições até 30 de junho e mantendo seu compromisso das edições anteriores com a diversidade, o fomento à literatura fluminense a qual o prêmio se propõe está dentro de diretrizes de inclusão que pedem equilíbrio entre homens e mulheres, como também de negros e brancos, pessoas das mais diversas idades e narrativas LGBTQIA+. Lembrando que os selecionados são pessoas do Leste Fluminense, da Costa Verde, Região Serrana, Baixada Fluminense, do interior do estado e de todas as zonas da capital carioca.

Moradora de Itaboraí, Karine Tavares, ganhadora da 2ª edição, conta que “a experiência tem sido ótima! A troca com outros autores exercita a escuta e a percepção sobre o trabalho do outro, da mesma forma que me faz repensar o meu”.

O livro dos 25 selecionados da 1ª edição do prêmio acabou de ser lançado com toda pompa e circunstância no LER – Salão Carioca do Livro, realizado no Pier Mauá entre 09 e 15 de maio. Os selecionados da 2ª edição seguem no investimento em talentos proposto pelo prêmio que inclui curso de escrita criativa com Claudia Chigres da PUC Rio, curso de literatura com Leonardo Tonus da Sorbonne Paris, aula magna de língua portuguesa com Pasquale Cipro, encontro com um autor consagrado e mentorias individuais para o amadurecimento e reescrita dos textos selecionados com Bárbara Cortese Caldas, para serem lançados na próxima publicação do prêmio.

“Com o primeiro livro lançado, uma bela edição com qualidade literária da qual podemos nos orgulhar, nossa meta agora é chegar aos leitores, nas universidades, nos institutos de educação, nas livrarias, para que a população do estado do RJ como um todo leia o que está sendo produzido de literatura aqui agora”, diz Bárbara Cortese Caldas, idealizadora e realizadora do prêmio.

“Sou muito grata por fazer parte da segunda seleção do Prêmio Rio de Contos e, por meio deste acontecimento, ter o privilégio de adquirir novos conhecimentos com esse time de mestres”, conta Catharina Zanetti, também ganhadora da 2ª edição e moradora de Niterói.

Nas primeiras duas edições, o prêmio recebeu mais de mil inscrições vindas de 50 municípios, ou seja, de mais da metade do RJ, e de todas as regionais do estado, desde a Costa Verde até o Norte Fluminense, tendo já selecionado escritores e escritoras de 15 municípios do RJ.

O Prêmio Rio de Contos é realizado numa parceria entre a FUNARJ, a LER – Salão Carioca do Livro e a Mater Produções.

Serviço:

Inscrição para a 3ª edição Prêmio Rio de Contos

Site: https://www.lersalaocarioca.com.br/premioriodecontos/#inscricoes

Até dia 30 de junho

You may also like

More in:Cultura

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.