Posso devolver um infoproduto? O que diz a lei?

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O marketing digital continua expandindo os elementos de suas estratégias e as maneiras de conquistar leads, satisfazer personas e fazer um funil de vendas cada vez mais eficiente. Quem é um dono de uma empresa, marca ou loja virtual online que ofereça qualquer tipo de produto digital precisa considerar em produzir um infoproduto para ganhar novos clientes e possivelmente fidelizar pessoas a sua marca, além de obter lucro futuro e reconhecimento ou reputação na área de atuação.

A distribuição de produtos digitais como os infoprodutos normalmente ocorre através do chamado marketing de afiliados, porém essa não é uma regra a ser seguida. A divulgação do infoproduto através dos canais da própria empresa ou marca também é uma opção válida a ser feita. No caso do marketing de afiliados, é preciso entender que o processo se trata da relação comercial na qual uma pessoa divulga um produto de uma empresa em troca de receber uma comissão pela venda realizada.

O infoproduto pode causar muita confusão quando se trata do assunto de seu desenvolvimento e de sua legalidade perante a lei, já que é um produto de teor educativo sendo oferecido por meio digital que, muitas vezes, é cobrado e deixa um comprador insatisfeito. Será que existem normas contra os infoprodutos? É uma boa ideia compreender antes de planejar um desses produtos digitais.

O que é infoproduto?

O infoproduto se trata de um produto que compartilha conhecimento, gera aprendizado e envolvimento. Geralmente eles são produtos digitais que são vendidos ou distribuídos gratuitamente, sempre com teor educacional. A função do infoproduto é resolver alguma dúvida ou necessidade da pessoa e facilitar a sua vida. Por isso, eles devem trazer informações valiosas, com base no conhecimento do produtor do conteúdo.

O infoproduto é, como seu próprio nome diz, um produto que contém informação necessária para uma pessoa. Geralmente, o infoproduto é algo que se encontra em etapas do funil de vendas e da jornada do consumidor para fidelizar clientes com uma empresa e até apresentar pessoas a um novo item do mercado de forma sutil. Pode até ser que o título e conteúdo do infoproduto não se relacione com o objetivo principal apresentado por ele durante seu desenvolvimento, pois a adição da propaganda dentro dele é tão sutil que se torna irreconhecível para quem não trabalhou em seu planejamento e desenvolvimento.

Portanto, os possíveis clientes acabam consumindo um conteúdo que pode lhe ajudar com um problema ou necessidade de sua vida, porém, em meio dessa informação importante, um produto relacionado ou não também é oferecido. Pode ser que o infoproduto seja um tipo de marketing menos considerado, porém ele é uma forma de atrair clientes que vem crescendo cada vez mais no mercado.

Por exemplo, em alguns casos, o infoproduto original é gratuito para ser acessado por clientes, como um curso online de uma semana com aulas gratuitas disponibilizadas pelo vendedor. Mas o segundo curso depende de um investimento de alguns reais para que o conteúdo seja obtido ou para que as aulas sejam acessadas. Quem fez o consumo do conteúdo do primeiro curso, quase sempre irá optar pelo investimento.

Quais são os tipos de infoprodutos?

Apesar do que muitos pensam, existe muito mais que um tipo de infoproduto. Eles são, normalmente, todo o tipo de produto digital que não pode ser obtido de forma física e passa algum tipo de informação para quem compra ou consome ele. Ou seja, o infoproduto pode ser um curso de qualquer tipo em meio digital, podcast de qualquer assunto educativo e mais.

Cursos online

Os cursos online são o infoproduto mais comum e mais popular, pois contém uma alta taxa de procura. Os cursos online são remotos, ou seja, EAD, e portanto atraem muitos que não têm tempo para a educação presencial.

Podcasts

Podcasts são conteúdos em áudio que podem ter vários formatos, como entrevistas, mesas redondas ou uma conversa com o ouvinte.

Audiobooks

Os audiobooks são conteúdos em áudio contando a história de um livro do começo ao fim, seja ele um livro de ficção ou não.

Ebooks

Os ebooks são livros, apostilas e outros conteúdos escritos com formato de PDF que as pessoas podem consumir.

Aprenda como criar um infoproduto

Há certos fatores a considerar antes da criação de infoprodutos, entre esses fatores, devemos citar:

  • Qual seria o público alvo de uma empresa;
  • Pesquisar sobre o tema, sobre a concorrência e sobre o mercado do tema;
  • Entregar apenas um produto de valor e qualidade para o comprador;
  • Ter uma qualidade boa no infoproduto, com ótima pesquisa e informações concretas com fontes.

Mas antes de criar de fato um infoproduto, é bom considerar também o que a lei tem a dizer sobre a criação dos produtos digitais.

O que diz a lei sobre os infoprodutos?

Conforme a lei de Direito do Consumidor, há uma exceção que é válida para os casos de compras online, sendo essa chamada de direito de arrependimento, onde o comprador pode devolver um produto em até 7 dias em caso de compra de um produto digital que lhe deixou insatisfeito. Portanto, eles são legais, porém é preciso considerar isso.

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