Portinari Raros no CCBB RJ já foi vista por mais de 100 mil pessoas

7 min. leitura

A exposição “Portinari Raros”, que já foi vista por mais de 100 mil pessoas, fica em cartaz somente até o dia 12 de setembro no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Mas, a partir de agora, além da visita física, a mostra também poderá ser vista virtualmente no site do CCBB https://ccbb.com.br/programacao-digital/tour-virtual-portinari-raros/. Por lá, também será possível baixar gratuitamente o catálogo virtual da mostra.

Por meio de um sistema de câmera com movimento 360º e zoom, o visitante pode navegar por todo o espaço expositivo e conferir as cerca de 50 obras raras de Candido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos. O tour virtual permite um passeio completo pela mostra, como se o visitante estivesse caminhando pelas galerias do centro cultural, sem sair de casa.

A plataforma ainda permite que o usuário clique em cada uma das obras, podendo ampliar suas imagens, além de ter acesso a informações sobre as mesmas e a textos curatoriais e institucionais, em português e inglês. Tudo de forma simples e intuitiva, como se realmente estivesse no espaço físico da exposição. 

“Portinari Raros” apresenta a enorme diversidade da obra deste grande artista múltiplo, que explorou diversas linguagens, revelando uma faceta pouco conhecida de um dos nossos mais reconhecidos artistas. Obras originais, raras, como a única cerâmica produzida pelo artista ao longo de toda a sua vida, estudos de dois cenários produzidos para o “Balé Iara”, da companhia Original Ballet Russe, e um dos estudos para o painel “Guerra”, da ONU, estão na exposição, assim como pinturas e desenhos em diversas técnicas, e figurinos, mostrando um artista eclético, que se aventurou em diversas manifestações artísticas muito além de sua zona de conforto.

“Portinari é o maior pintor da brasilidade, tem um papel chave no modernismo brasileiro e foi um artista bastante multidisciplinar no seu tempo, encontrou caminhos e linguagens, diversidade de estilos e possibilidades. Apesar de ser uma figura muito conhecida no Brasil, muita gente não tem noção da enorme diversidade de linguagens que ele explorou e é isso que a exposição mostra.”

afirma o curador Marcello Dantas

Ocupando o primeiro andar do CCBB RJ, a mostra é dividida em núcleos temáticos: “Fauna”, “Paisagens acidentais”, “Desenhos”, “Infância”, “Carajá”, “Balé” e “Flores”, que dão um amplo panorama das diversas facetas e linguagens exploradas por Portinari, revelando um artista eclético, pesquisador, capaz de se arriscar em outras formas de criatividade, como figurino, cenários, ilustrações e novas linguagens, trazendo à tona um Portinari invisível, ousado e pouco conhecido.

Completa a mostra, a instalação digital Carrossel Raisonné, que leva o público a uma viagem por mais de cinco mil obras catalogadas de Portinari. Os trabalhos são apresentados em sequência cronológica, em uma projeção com mais de oito horas de duração, mostrando um panorama da enorme diversidade de estilos que é a produção do artista.

Atividades Especiais – Setembro no CCBB RJ – Junta Local:

Repetindo uma dobradinha de sucesso, a Junta Local volta ao CCBB no dia 03/09. Na edição anterior, em agosto, o prédio recebeu mais de 12 mil pessoas em um único dia. É uma oportunidade excelente para unir gastronomia e cultura.

A Junta Local, em parceria com o CCBB, monta suas barraquinhas na Praça da Pira para uma minitemporada de inverno com comida boa, local e justa. São mais de
50 expositores presentes na feira, desde pães, hortifrúti orgânico, granolas, confeitaria, vinhos naturais e cervejas artesanais. A cada edição, a feira apresenta uma  programação musical afinada com novos nomes da cena carioca.


No dia 3 de setembro, sábado, teremos duas apresentações: 

13h, Jefferson Placido e oSamba Nonsense, com referências do jazz ao funk carioca;

15h30, Jongo da Serrinha, ao ritmo dos tambores e cânticos.

Evento gratuito.

Sobre o CCBB RJ  

 O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Em 32 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 150 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes e cafeterias, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.  

Serviço: Últimas semanas Portinari Raros

Até 12 de setembro de 2022

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro 

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 3808.2020

Funcionamento: Segunda, quarta a sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 20h.

Fechado às terças-feiras.

Entrada gratuita.

Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site   do CCBB – bb.com.br/cultura.

Classificação indicativa: livre  

Entrada gratuita.      

Curadoria: Marcello Dantas

Produção: Magnetoscópio 

Patrocínio: Banco do Brasil

Apoio: Projeto Portinari

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso