O marketing digital foi revolucionado pelo surgimento e popularização das redes sociais. Contudo, isso não quer dizer que a importância dos sites deixou de existir. No mundo conectado que vivemos hoje, ter presença online é fundamental para atingir os objetivos da empresa.
Empresas responsáveis pela emissão de relatório ambiental preliminar podem atingir clientes de uma forma mais eficiente ao criar sites próprios e promover a empresa na internet, através dos mecanismos de busca.
Apesar de muitas empresas ainda acharem que ter presença digital não é relevante para suas estratégias de vendas, os argumentos deste artigo podem te mostrar que, na realidade, é fundamental ter um site, atualmente.
Por que investir em sites?
Ao contrário do que muitos pensam, os sites não ficaram ultrapassados com a chegada das redes sociais. Investir em uma página, antes de outros benefícios, traz uma vantagem importante para as empresas em relação aos perfis nas redes: autonomia.
Imagine que uma fábrica de paletes opera em um galpão alugado e, em determinado momento, o dono deste local decide não renovar o contrato.
A fábrica, então, precisa buscar um novo imóvel, acertar toda a burocracia com relação às contas e documentação da empresa, repassar a mudança aos clientes e fornecedores, tratar do transporte dos equipamentos, etc.
As redes sociais são como um galpão alugado, enquanto o site é um imóvel próprio. Com ele, a empresa consegue se aproximar dos clientes de forma eficaz, decidir quais recursos e elementos visuais farão parte do layout e ter controle dos dados gerados pela página.
Portanto, é possível construir relacionamentos fortes e de longo prazo com a clientela e aprimorar sua estratégia de marketing para conseguir cada vez mais clientes e alcançar os objetivos de negócios da empresa. Veja mais alguns motivos para criar um site.
Alcançar mais clientes
Um site otimizado e com bom conteúdo pode ajudar a sua empresa a encontrar novos clientes. Ou, melhor dizendo, pode facilitar que ela seja encontrada por consumidores ideais.
O uso de técnicas de SEO bem aplicadas podem ampliar a visibilidade da sua empresa e atingir novos consumidores e parceiros para o seu negócio, gerando oportunidades importantes de crescimento.
Ainda, para muitas empresas atualmente, a distância física não é um empecilho para atender os seus clientes com serviços online ou digitais.
Com isso, sendo uma plataforma que fica disponível ao público 24 horas por dia, consumidores de outros fusos horários também podem tornar-se parte da clientela da empresa.
Melhorar a imagem da marca
Da mesma forma que um guarda corpo de alumínio transmite mais segurança ao projeto de uma escada ou varanda, um site profissional e atraente pode dizer muito sobre a imagem da sua marca.
Os consumidores, de modo geral, tendem a associar um site bem estruturado a empresas igualmente preparadas para atendê-los. Com esse recurso, é possível aumentar a credibilidade do seu negócio na percepção do público e se destacar na concorrência.
Facilitar as transações comerciais
Com a liberdade de projetar seu site como algo mais adequado à sua empresa, é possível guiar os usuários para seções de interesse. Essa é uma vantagem especialmente importante para quem realiza vendas pela internet.
Além de facilitar o acesso dos consumidores aos seus produtos ou serviços, como uma avaliação de imóveis, nos sites, também é possível incluir diversas formas de pagamento, amostras grátis (um trecho do seu livro ou uma introdução ao seu curso), etc.
O processo de compras envolve uma jornada completa, através da qual, o cliente precisa ser guiado e constantemente convencido a fechar a negociação. Assim, quanto mais simplificado for o ato da compra, de fato, maiores serão as chances de realizar uma venda.
Comunicação com os clientes
Conseguir se comunicar abertamente com os clientes traz diversos benefícios para a sua empresa e o site é uma ferramenta eficaz para isso.
Com ele, a empresa pode passar informações importantes aos consumidores a respeito de promoções, valores da empresa, políticas internas e até mesmo se posicionar a respeito de um acontecimento.
É possível, também, informar sobre os serviços e produtos como um gradil preço, cores, tamanho, peso, material, etc.
Além disso, poder dispor de canais de comunicação direta, como chats e FAQs, além dos tradicionais e-mail e telefone, é um ponto a favor do investimento em um site para a sua empresa.
Obter informações valiosas
A geração de dados para análise é um dos maiores focos das empresas de marketing e gestão. A partir deles, é possível medir o desempenho da empresa e tomar decisões mais assertivas em relação às ações necessárias para atingir os objetivos do seu negócio.
Da mesma forma que o georreferenciamento de imóveis rurais indica onde estão os terrenos e quais suas propriedades e características, os dados levantados a partir do tráfego no seu site dizem muito a respeito do seu público-alvo.
Um site bem projetado pode fornecer informações valiosas sobre seus clientes, como seus interesses e comportamentos de compra. Isso pode ser usado para aprimorar suas estratégias de marketing e aumentar a eficiência de suas campanhas publicitárias.
Características de um bom site
A principal característica de um site é a infinidade de possibilidades de personalização que ele oferece. Com templates da internet ou a contratação dos serviços de um desenvolvedor de web, as necessidades da sua empresa podem ser atendidas de forma eficaz.
A estrutura de site que faz sentido para uma empresa de limpeza de fachadas pode não ser igual à de um profissional autônomo que trabalha com cursos online. Apesar disso, sites bem estruturados contam com coisas em comum, como:
- Design atraente e profissional;
- Navegação fácil e intuitiva;
- Conteúdo relevante e de qualidade;
- Otimização para SEO;
- Responsividade;
- Segurança;
- Conteúdo atualizado;
- Ferramentas de interação;
- Carregamento rápido;
- Facilidade de uso.
É preciso cuidar para que o seu endereço digital seja funcional, seguro e agradável para o público, podendo aumentar os resultados obtidos com a plataforma e, consequentemente, influenciar no crescimento da sua empresa.
Que benefícios os sites pode trazer para sua empresa?
Além dos motivos que já foram citados, o site pode trazer ainda mais benefícios para a sua empresa.
Do ponto de vista interno, ter controle dos dados gerados e do que (e como) é exibido para o seu público são motivos suficientes para fazer uma ligação para o seu departamento de comunicação e começar a planejar a criação de um site.
E do ponto de vista externo, os benefícios são ainda mais significativos. Conheça alguns deles a seguir.
Presença online
Ter um site bem-feito e profissional é fundamental para estabelecer uma presença online sólida e com credibilidade. Com os avanços tecnológicos e as mudanças de hábito dos consumidores, não ter um endereço digital é fatal para os seus negócios.
Uma empresa de energia solar com um site bem construído pode ainda conseguir alavancar as vendas, educar os consumidores, reforçar o relacionamento com os clientes e desenvolver parcerias baseadas no tráfego que a página movimenta.
Estar no digital não é mais uma opção, e sim uma questão de sobrevivência para as empresas no mundo moderno.
Segmentação de público-alvo
Com uma identidade visual, SEO, conteúdos e interações otimizadas, o seu site pode ser uma plataforma poderosa para segmentar o público-alvo da empresa.
Ele permite que a empresa ofereça um conteúdo personalizado e direcionado a diferentes grupos de clientes, ajudando a aumentar a eficácia das estratégias de marketing.
Assim, os investimentos feitos nas estratégias de comunicação se tornam mais interessantes para a empresa e investidores, uma vez que o retorno obtido através dessas ações aumenta.
Análise de dados dos sites
A otimização bem-feita do seu site permite a análise de dados, como o tráfego do site, fontes de referência, comportamento do usuário e taxa de conversão.
Ao atingir o público-alvo, como mencionado no último tópico, os dados gerados passam a ser mais relevantes e assertivos, pois não estão contaminados por informações de consumidores que não têm potencial para serem clientes da sua empresa.
A partir dessas informações, as estratégias de marketing e vendas, além do posicionamento da empresa e até mesmo as características dos produtos podem ser reavaliados e melhorados.
Marketing de conteúdo
Um site é uma plataforma ideal para criar e compartilhar conteúdo relevante e informativo sobre a empresa, produtos ou serviços. Isso ajuda a estabelecer a empresa como uma autoridade em seu setor e a atrair potenciais clientes.
O marketing de conteúdo se mostrou uma ferramenta poderosa para o mercado digital nos últimos anos, capaz de gerar movimentos econômicos, culturais e sociais.
Apostar em um site bem planejado, agradável e com boa navegação pode estreitar os laços entre a sua empresa e os consumidores. Nos objetivos da sua empresa estão coisas como crescer e continuar competitiva, uma boa página virtual é o primeiro passo para alcançá-los.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.