O PLR no marketing digital possui grande relevância, uma vez que a venda de infoprodutos está em constante crescimento.
O PLR pode ser utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto na venda de um e-book referente ao funcionamento de um tijolo refratário, por exemplo, entre outros produtos digitais.
Entretanto, ele se popularizou principalmente no marketing digital, onde se utiliza o conceito na venda de produtos já prontos e que podem ser customizados e revendidos.
Todavia, como funciona exatamente o PLR e como implementar na sua empresa? Continue lendo este artigo e entenda o que esse conceito significa no marketing digital.
O que é PLR no marketing digital?
O PLR pode representar o Programa de Participação nos Lucros e Resultados das empresas, entretanto no marketing digital ele possui um significado bem diferente, onde a sua sigla significa Private Label Rights, ou seja, significa Direitos de Marca Própria.
Ele se refere aos produtos com licença de propriedade intelectual, onde você pode alterar e vender no mercado para os seus clientes, com todos os direitos e sem o pagamento de qualquer taxa extra por isso.
O PLR pode ser utilizado tanto em produtos físicos quanto infoprodutos, tendo a sua utilização majoritariamente no mundo do virtual e no marketing de afiliados, onde são incluídos conteúdos digitais, como:
- E-books;
- Cursos online;
- Vídeos;
- Artigos;
- Landing pages;
- Infográficos;
- Banners;
- E-mails;
- Podcasts;
- Audio books.
Esses são alguns dos principais tipos de infoprodutos existentes no mercado e que podem ser utilizados no conceito PLR.
Por exemplo, é possível que um vendedor de infoprodutos que está entrando agora no mercado possa querer começar com um baixo custo e revender um podcast relacionado ao mundo agrícola.
Nesse caso, ele pode vender os áudios relacionados a implementos agrícolas, diferentes commodities e a sua implantação em diferentes terrenos, qual é o terreno ideal para a plantação, os cuidados necessários, entre outros elementos.
Durante a revenda, o produto é apenas levemente alterado, a fim de adicionar a sua marca no produto e revendê-lo com a sua identidade no conteúdo.
Esse conceito pode ser utilizado no mercado de afiliados, entretanto, deve-se ter cuidado, uma vez que qualquer um pode vender os mesmos produtos e com os mesmos direitos de uso no meio digital.
Entretanto, como funciona o PLR no marketing digital? E como é realizada a compra e venda de infoprodutos?
A atuação do PLR no marketing digital
No marketing digital, o PLR funciona de forma que um infoproduto, que já foi previamente produzido por outra pessoa, é comprado e modificado, de forma que pode ser revendido da forma que você quiser.
Ele possui uma relação direta com o marketing de afiliados, onde são utilizados infoprodutos que já existem, como um e-book que ensina a fazer a usinagem de peças.
Os infoprodutos são normalmente criados por produtores de conteúdo ou infoprodutores, que o criam através do seu conhecimento em uma determinada área de atuação, nesse caso, na usinagem de materiais.
Ele então é inserido em um site de afiliados, com os devidos valores de comercialização e comissão e, por sua vez, os afiliados a ele podem selecionar o produto para ser vendido através da divulgação de um link que leva diretamente para ele.
Dessa forma, quando as pessoas clicam no link divulgado e compram o produto, o afiliado que o divulgou ganha uma comissão em cima da venda.
Já no caso do PLR, o infoproduto não é criado originalmente pelo vendedor ou revendido como forma de filiação, através de comissões, mas sim o conteúdo produzido previamente é comprado e a pessoa que o produziu fornece os direitos de uso e revenda sobre ele.
Com isso, o vendedor pode modificar e revender o PLR da maneira que desejar, não precisando investir seu tempo e dinheiro em um novo conteúdo e focando apenas em campanhas de marketing digital, além do recrutamento e da gestão de afiliados.
Entretanto, quais são as vantagens de se utilizar o modelo de PLR como forma de comercialização de infoprodutos?
Quais são as vantagens do PLR?
O PLR possui uma maior relevância para os infoprodutores que possuem o objetivo de agilizar e escalar a sua produção de conteúdo, principalmente quando ainda não possuem muita experiência no mercado e estão começando. Dentre as suas principais vantagens estão:
- Auxílio para quem está começando;
- Agilidade e escala na produção de conteúdo;
- Redução de custos.
Esses são os principais pontos que beneficiam a utilização do PLR no seu formato de comercialização, onde você pode revender um vídeo explicando como utilizar um voltímetro automotivo, por exemplo, com uma alta escala e baixo custo.
Entretanto, o PLR não possui apenas vantagens, existindo também algumas desvantagens em sua utilização.
Quais são as desvantagens do PLR?
Embora existam muitas vantagens no PLR, também existem algumas desvantagens que podem impactar diretamente no seu desempenho em vendas. Dentre as suas principais desvantagens estão:
- Conteúdos de baixa qualidade;
- Conteúdos muito semelhantes;
- PLRs com altos custos.
Os PLRs possuem a característica de terem um baixo custo de utilização, entretanto, existem ainda alguns PLRs, mesmo que raros, com um custo mais elevado.
Nesse caso, pode existir um artigo relacionado à durabilidade dos materiais utilizados na confecção de um eletroduto corrugado, por exemplo, sendo um material de alta qualidade, entretanto, com um preço que acompanha essa característica, sendo também elevado.
Por esse motivo, é muito importante balancear a qualidade do produto com o seu preço oferecido, escolhendo o que melhor atende às suas necessidades.
E dentre tantos prós e contras em relação à utilização do PLR em sua estrutura de vendas, como é possível criá-lo e utilizá-lo na sua comercialização?
Como criar um produto PLR?
O primeiro passo para efetuar a criação de um produto PLR é encontrar um vendedor de produtos com Direitos de Marca Própria, onde esses produtos podem ser desde um e-book sobre o recozimento tratamento térmico a um podcast sobre a independência financeira.
Eles são facilmente encontrados em sites que comercializam os PLRs para diferentes nichos. Dentre alguns deles estão: PLR.me, IDPLR e Master PLR.
Esses são alguns dos sites que podem ajudar a encontrar o seu PLR ideal, onde geralmente trabalham com planos mensais ou até mesmo anuais para membros.
Entretanto, qualquer pessoa ou empresa pode ofertar um PLR nesses meios, sendo então extremamente necessário escolher um com base em alguns pontos, sendo eles:
- Alinhamento com o seu nicho;
- Qualidade do infoproduto;
- Fornecedor confiável;
- Leitura dos termos e direitos.
O primeiro passo é escolher um PLR que melhor se encaixa ao seu nicho. Dessa forma, você consegue divulgar o produto de maneira mais natural, sem precisar modificar muito o seu modelo de atuação e o seu foco.
Por exemplo, se o seu segmento-alvo são pessoas interessadas em agricultura, um podcast relacionado à melhor forma de utilizar um tubo pead irrigação pode ser mais adequado do que um e-book de receita para a confecção de bolos.
Dessa forma, é possível filtrar os produtos que melhor se encaixam ao seu modelo e estilo de conteúdo, se adequando da melhor forma possível e apenas complementando e auxiliando no seu nicho, sendo vendido de maneira mais natural e orgânica.
Já o segundo passo é a qualidade do infoproduto, onde é necessário garantir que ele possua tudo o que promete e disponibiliza informações relevantes.
Por exemplo, se você pretende vender um curso online sobre a usinagem de materiais, onde começa desde a etapa de escolha do material adequado à utilização de uma lima e escova de aço para o seu acabamento, é necessário identificar se o conteúdo cumpre suas promessas.
Essa etapa possui um impacto direto à sua credibilidade frente ao seu público, uma vez que ao prometer um produto de qualidade, deve sempre cumprir com as expectativas criadas.
O terceiro passo é encontrar um fornecedor confiável para o tema, onde nessa etapa o principal é entender se ele cumpre com os pagamentos de forma segura.
Ela pode ser assegurada através dos comentários e depoimentos que são disponibilizados previamente por pessoas que já utilizaram esse infoproduto em suas revendas.
Por fim, mas não menos importante, é necessário ler os termos de licença relacionados aos direitos de propriedade intelectual do fornecedor.
Essa etapa possui uma enorme relevância, uma vez que o produto a ser vendido não é propriamente seu e deve-se sempre lembrar que existem regras em sua utilização e modo de divulgação.
Através dessa leitura você consegue compreender exatamente o que é permitido ou não fazer em relação aos PLRs.
Após ler e adquirir o PLR ideal para você e entender a sua forma de utilização, é hora de adaptar o material de acordo com as suas necessidades ou então vendê-lo da mesma forma em que ele foi adquirido, analisando a melhor opção para você.
Esses são os principais pontos referente ao PLR no marketing digital, as suas vantagens e desvantagens e o seu modo de utilização. Agora basta escolher o que melhor se adequa ao seu nicho e realizar as vendas de forma rápida, fácil e com baixos custos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.