Se você tem um bom blog, é preciso aprimorar as técnicas de SEO para melhorar sua performance e sua visibilidade.
Certamente você sabe que o Google é o ponto de partida para quem quer encontrar qualquer coisa na internet, havendo mais de 40.000 buscas por segundo em todo o mundo.
Então para cada uma dessas buscas, o Google tem o difícil trabalho de encontrar as páginas mais relevantes para o usuário. Ou seja, encontrar exatamente o que o usuário quer ler quando busca por determinada palavra-chave.
E o Google faz isso basicamente catalogando todas as páginas que ele encontra e atribuindo a elas um ranking, conhecido como PageRank.
Quando alguém busca por um termo como “avcb preço”, o Google filtra todas as páginas que possuem esse termo e ordena por meio desse ranking.
Dessa forma, quanto melhor o ranking da sua página, maiores são as possibilidades dela aparecer nos primeiros lugares nos resultados de busca.
E fique sabendo que isso não se aplica apenas ao Google, afinal de contas todos os motores de busca utilizam as mesmas práticas.
Visando melhorar o ranking das suas páginas e ter um bom posicionamento nos resultados de busca, é essencial que o SEO faça parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.
O que é SEO?
Para começarmos, vamos entender o que significa SEO. Trata-se da sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como Otimização para Motores de Busca.
Compreende, portanto, o conjunto de técnicas que visam aumentar o ranking da sua página, seja ela sobre aço para construção preço ou qualquer outro tema, e melhorar seu posicionamento nos resultados do Google e outros buscadores.
Investindo em SEO você está preparando o seu site como um todo, trabalhando cada página que o integra para informar da melhor forma aos motores de busca qual conteúdo existe ali.
Podemos dividir as práticas de SEO em on-page e off-page. O SEO on-page são as técnicas que você aplica em sua própria página, como:
- Conteúdo;
- Tempo de carregamento;
- Melhorias no código;
- Ações pontuais.
Já o SEO off-page compreende as técnicas ligadas a elementos externos à sua página, como a obtenção de links de outros sites apontando para o seu. Em sua página de capa térmica para piscina sob medida, invista tanto no SEO on-page quanto no SEO off-page.
Por que SEO é importante?
Toda a internet se baseia em conteúdo, havendo uma grande demanda. Todas as publicações em sites, redes sociais, blogs e portais de notícias são conteúdo sendo produzido.
Por outro lado, temos os usuários com suas demandas por conteúdo, afinal tudo que você lê, ouve ou assiste na internet é uma forma de consumo de conteúdo.
Para fazer o seu conteúdo se destacar, a palavra-chave é relevância, pois se existe uma demanda para seu conteúdo, ele é relevante para um grupo de pessoas.
No entanto, você precisa garantir que esse grupo encontre a sua página, e aí entra o papel do Google, que é detentor da demanda.
Em um exemplo, todos que buscam pela palavra-chave “demolição de obras” no Google são parte de um grupo segmentado que tem como demanda saber mais sobre demolição de obras.
Assim, o SEO ajuda na canalização dessa demanda para o seu site de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por campanhas de anúncios.
Tudo isso significa que se você souber informar ao Google qual é o conteúdo de sua página, ele pode retornar com uma grande quantidade de pessoas interessadas no que você está publicando.
Dessa forma se tem visitantes altamente qualificados, uma vez que eles já estão buscando pelo seu conteúdo. Esses usuários possuem um grande potencial para se tornarem leads e, futuramente, clientes.
Se você está se perguntando por que é importante estar entre os primeiros resultados de busca, a resposta é simples: os primeiros resultados do Google são os que recebem mais cliques.
Temos diversas pesquisas a respeito da taxa de cliques na página dos resultados de busca. Sabe-se que o primeiro resultado recebe entre 20% e 40% dos cliques, enquanto o 5º resultado recebe entre 6% e 9%.
Se estamos falando de uma palavra-chave como “impermeabilização com manta asfáltica SP”, que possui 100.000 buscas por mês, são de 20 a 40 mil visitas mensais para o primeiro colocado e de 6 a 9 mil visitas para o 5º colocado.
Nesse exemplo você pode perceber que a diferença entre o 1º e o 5º lugar pode chegar a 35.000 visitas.
Justamente por isso é tão importante otimizar sua página e ocupar as primeiras posições nos resultados de busca pelas palavras-chave mais relevantes para seu segmento.
Como aprimorar o SEO do seu blog?
Pontuamos a seguir as melhores dicas para quem está iniciando no mundo do SEO, e praticamente todas elas podem ser desenvolvidas sem a necessidade de mexer no código de seu site.
- Elabore uma estratégia de palavras-chave
Sem dúvida, para aparecer nos primeiros lugares no Google, tudo começa com uma boa estratégia de palavras-chave, que são os termos que os usuários vão digitar no campo de busca do Google.
Você deve começar definindo quais desses termos mais se relacionam com o seu negócio. Em seu blog de conserto em tanque de polipropileno, vá além dos produtos e serviços que você oferece, pensando na fornada do cliente e no que vai interessá-lo em cada etapa.
Defina as palavras mais importantes e comece produzindo conteúdo focado nelas, assim você tem uma estratégia de palavras-chave, concentrando seus esforços para atrair visitantes qualificados para o seu site.
- Produza um conteúdo relevante
Sem sombra de dúvidas, a base do SEO é a produção de um conteúdo relevante, e o Google tem várias formas de identificar o que é relevante para um usuário conforme a palavra-chave que ele buscou.
A seguir vamos tratar de algumas técnicas que ajudam a melhorar o ranking da sua página, mas o principal é que se seu conteúdo não for realmente relevante para o leitor, ele nunca mais vai voltar.
Isso significa que você terá perdido tempo produzindo um conteúdo que não vai gerar leads nem clientes.
Fique sabendo que o Google tem formas de adivinhar quando o usuário não gostou do seu conteúdo, como o tempo de permanência na página, então conteúdos irrelevantes acabam sendo penalizados nos resultados de busca.
Invista no seu nicho de mercado, produzindo conteúdos sobre conserto em tanque de polipropileno que sejam realmente úteis e originais para o usuário.
- Vá além do superficial
Para saber se um conteúdo de aprofunda no tema que o usuário buscou, o Google tem como um bom critério o tamanho do artigo.
Não podemos dizer que existe um tamanho ideal para uma postagem, mas as pesquisas comprovam que é preciso ir além de 500 palavras.
Assim os motores buscam evitar páginas que atuam como iscas de cliques, atraindo visitantes com conteúdo curtos e pouco aprofundados.
Pelo entendimento do Google, 500 palavras é o mínimo para escrever um artigo que realmente responda à pergunta do usuário. Mas os conteúdos que ocupam as 10 primeiras posições nos resultados das buscas geralmente têm mais de 2000 palavras.
Um artigo dessa extensão consegue ser bem completo e relevante para os leitores, mas se isso é demais para você, comece passando das 500 palavras aos poucos e vá produzindo conteúdo maiores.
- Jamais copie conteúdo
Ao produzir conteúdo para seu blog sobre climatizador de ar para mercado, tenha em mente que os motores de busca não toleram plágio.
Dessa forma, conteúdo duplicados e copiados são penalizados imediatamente. E pode ser que todo o site seja penalizado caso o conteúdo copiado ocorrer em muitas páginas do mesmo domínio, então produza sempre conteúdo original.
- Indique os conteúdos duplicados com a Canonical Tag
Algumas vezes é inevitável ter um conteúdo duplicado, afinal para o Google, www.seusite.com.br e seusite.com.br são duas páginas diferentes, e uma pode ter conteúdo duplicado em relação a outra.
A solução para isso é usar a Canonical Tag, uma linha de código a ser inserida do HTML das páginas publicadas, indicando a página original.
Considerações finais
O aprendizado de SEO é algo que nunca termina, pois os motores de busca estão sempre mudando os critérios de seus algoritmos.
Dessa forma, o que um dia já foi importante, pode passar a ser irrelevante ou vice-versa, e sua página de reparo telhado industrial precisa estar atenta a essas atualizações.
O Google e outros buscadores raramente divulgam o que as páginas devem fazer para ranquear melhor, então muito do que se sabe sobre SEO é baseado em experimentos e engenharia reversa.
Mas seguindo esses 5 passos para aprimorar o SEO do seu blog, certamente você já começa muito bem, pois eles são baseados em premissas que dificilmente vão mudar no curto prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.