Intitulado Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco, Peset protege um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro
No dia 17 de novembro, às 16h, a DB Editora e a Concessionária ECOPONTE celebraram com seus convidados, amigos e personalidades da cidade o lançamento de mais um sucesso editorial, o livro Parque Estadual da Serra da Tiririca: 30 anos. A obra comemorativa reconta as três décadas de criação desta importante unidade de conservação de proteção integral, que foi a primeira do país fruto de iniciativa popular. O brunch de lançamento aconteceu na sede da concessionária ECOPONTE, na Ilha da Conceição, em Niterói.
Pensada de forma especial e diferenciada, ilustrada com fotografias estupendas de diversos fotógrafos, com a participação especial do renomado fotógrafo Antônio Schumacher, a obra descreve todo o processo de luta de ambientalistas, moradores da região, biólogos e movimentos sociais locais para proteger o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro — o que o torna um patrimônio natural brasileiro, reconhecido internacionalmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que o intitulou Reserva Mundial da Biosfera.
O evento, reuniu autoridades, personalidades e formadores de opinião, como representantes da prefeitura de Niterói; O secretário do Municipal do Clima, Luciano Paez; Philipe Campello, presidente do INEA; O gestor de Sustentabilidade da ECOOPONTE, Silvio Souza; o atual gestor do PESET, Ricardo Augusto de Almeida Voivodic; o ex-gestor do PESET, Leandro Augusto da Silva; entre outros, na sede da ECOPONTE, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói. O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, tendo como única incentivadora a ECOPONTE, que tornou possível a concretização deste projeto tão especial para a cidade de Niterói. Esta é a sétima publicação da DB Editora. De iniciativa da editora, o projeto possui alta qualidade gráfica e responsabilidade social, características presentes em todos os produtos culturais da empresa e que se tornaram a sua marca registrada. Com uma tiragem de 1000 exemplares impressos, o projeto engloba, além dos meios de acessibilidade para inclusão, também tem o acesso à leitura democratizado, por meio da distribuição gratuita de 20% dos exemplares impressos para bibliotecas, escolas e universidades públicas, além da hospedagem em página aberta na internet para leitura e download gratuitos.
“Um dos principais objetivos do livro, além de apresentar o Peset para quem não o conhece, é ensinar os visitantes como lidar com o meio ambiente de forma saudável e segura para ambas as partes, respeitando a natureza e desfrutando do melhor que ela pode oferecer”, diz Franciane Barbosa, idealizadora e coordenadora da obra.
Fotos: Ulisses Franceschi
Imprensa: Grupo Gaia de Comunicação