As Olimpíadas de Paris 2024 por si só já são um grande acontecimento esportivo e cultural para todo o mundo. Mas outra tendência chama a atenção pouco antes de seu início: a quantidade de empresas fechando parcerias com influenciadores para cobrir os jogos com muito humor e brasilidade.
Com as redes sociais tendo cada vez mais poder, as pessoas vêm buscando conteúdos cada vez mais personalizados e que dialoguem com suas vivências. Assim, o investimento em influenciadores ajuda as empresas a posicionarem suas marcas a novos públicos. Isso, claro, com o endosso dos influenciadores em diversos conteúdos nas redes sociais. É uma forma de reforço de imagem que tem se mostrado eficaz.
O estudo “Quem te influencia?” realizado pela MindMiners em parceria com a YOUPIX, em 2023, mostra que os comportamentos mais comuns de seguidores ao verem “publis” de influencers são “Pesquisar melhor sobre o produto ou serviço da marca recomendada pelo influenciador antes de comprar” (67%); “Guardar o nome da loja e comprar depois quando for possível financeiramente” (42%); e “Comprar diretamente pelo link indicado pelo influenciador” (32%). A amostra da pesquisa foi de 3236 pessoas de diversas faixas etárias e localidades do Brasil.
Além disso, a pesquisa ROI & INFLUÊNCIA 2024 realizada pela YOUPIX, em parceria com a Nielsen, demonstra a tendência de crescimento do marketing de influência. De acordo com o estudo, depois do Instagram, 6 a cada 10 empresas consideram os influencers como um canal de comunicação indispensável para a marca. O estudo traz também dados da Goldman Sachs Research, estimando um mercado mundial de Creator Economy com movimento de U$ 470 bilhões em 2027, impulsionados predominantemente por investimentos em marketing de influência.
Pensando na importância que o Marketing de influência tem nas redes, a Agência Ragatanga está pronta para fazer história nas Olimpíadas de Paris 2024, reunindo influenciadores em diversas plataformas para criar uma conexão global. Com uma base estratégica na Raga House, a agência fará uma cobertura intensa e dinâmica com o público presente nas ruas de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto. A equipe decola rumo à capital francesa no próximo dia 23 de julho para iniciar sua jornada durante o evento.
Durante a Eurotrip intitulada ‘Missão Paris’, os influenciadores da Ragatanga levarão consigo mais do que presença e conteúdo digital, mas a realização de um sonho.
No time estão Júlio de Sá (@ojuliodesa), ator e apresentador carioca; Raoni Oliveira (@raonioliveira), jornalista baiano; a dupla porto-alegrense Michele Nascimento e Maurício Ribeiro (@maisumcasalpreto) levando o amor pela moda, viagens e estilo de vida para o cenário parisiense; Raquel Mércia (@raquelmerciaa), colocando na bagagem todo o seu humor e cultura acreana; e Naetê Andreo (@naeteandreo), videomaker e diretora criativa de São Paulo apaixonada por ginástica artística.
Em um momento que celebra não apenas o esporte, mas também a conexão cultural e a celebração da diversidade global, a Ragatanga nomeou sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024 como “Latiala”. “Significa ‘sonhar’ em iorubá, um idioma africano, representa nossa essência e motivação para este evento histórico”, explicou Dai Rocha, fundadora. “É o elo que nos conecta com nossos desejos mais profundos, nossa ancestralidade e nossas raízes, impulsionando-nos a alcançar o impossível”, concluiu.
Além das atividades esportivas, a Ragatanga promete momentos exclusivos, incluindo acesso à Casa Brasil, encontros com atletas e eventos culturais e gastronômicos, durante todo o período olímpico. Para tornar a experiência mais divertida e acessível, o time de influenciadores mostrará também o lado B das coisas, como se divertir sem gastar muito, aproveitar melhor a cultura local e, claro, como meter dança na França, produzindo conteúdos sobre a importância de estar em Paris durante os Jogos.
A equipe está preparada para capturar e amplificar a essência vibrante dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com um alcance potencial de 950 mil seguidores e a capacidade de impactar 4,2 milhões de contas, essa galera planeja ir além da cobertura tradicional dos eventos esportivos. Eles vão engajar o público global com conteúdo autêntico e inovador, transformando cada momento em uma experiência inesquecível.