Papo de Música, canal no YouTube onde a música é protagonista, celebra discos cinquentões em miniwebsérie

4 min. leitura

Tendo a música como protagonista, o canal Papo de Música atravessa gerações da produção cultural brasileira e faz uma espécie de mapeamento artístico da cena atual. Há três anos no ar, o canal idealizado pela jornalista e apresentadora Fabiane Pereira soma quase três milhões de plays e mais de duzentas entrevistas exclusivas com nomes como Marisa Monte, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Criolo, Duda Beat, Emicida, Djonga, Xande de Pilares, Martinho da Vila e muitos outros.

Para abrir o ano de 2022, o canal produziu uma miniwebséries temática batizada de “Discos Cinquentões” e, nesta primeira temporada, vai contar as histórias de cinco discos que estão completando cinquenta anos. São eles: Acabou ChorareTransaExpresso 2222Clube da Esquina e Elis.

A miniwebsérie estreia nesta quinta, dia 13 de janeiro, às 18h, no Youtube, com o álbum “Acabou Chorare” dos Novos Baianos – considerado por muitos o melhor disco de música brasileira de todos os tempos. Fabi vai passear pelos bastidores da gravação do álbum e contar algumas curiosidades desse disco antológico. O primeiro episódio pode ser visto aqui e foi todo filmado em PB pensando nas imagens das TV’s daquela época. A montagem é de Vitor Souza Lima.

Na sequência, dia 18 de janeiro, o disco “Transa” um dos mais importantes da discografia de Caetano Veloso será relembrado. No dia 20 será a vez de “Expresso 2222” de Gilberto Gil. Dia 25, o celebrado “Clube da Esquina” de Lô Borges e Milton Nascimento ganhará um episódio exclusivo e encerrando a primeira temporada da miniwebsérie, “Elis”, um dos discos mais marcantes da obra de Elis Regina.

O ano de 1972 foi importantíssimo pra música mundial e por aqui não foi diferente. Os cinco discos da primeira temporada da miniwebsérie têm em comum a abordagem política, a consciência racial e social, o ativismo, o rock progresso e, de certo modo, a psicodelia. A segunda temporada da série está prevista para ir ao ar em julho também no canal Papo de Música com outros cinco discos cinquentões.

Totalmente independente, o canal desde o início leva pro Youtube entrevistas descontraídas num tom intimista com artistas dos mais variados gêneros musicais. À frente de todos os vídeos, a jornalista Fabiane Pereira, que levou pela segunda vez o prêmio de melhor jornalista musical no WME (2019 – 2021).  

Sobre Fabiane Pereira

Fabi, como é carinhosamente chamada pelo público, é uma operária da música brasileira contemporânea. Apresentadora do “Papo de Música” e do FARO, programa de rádio transmitido na rede Nova Brasil FM com alcance de mais de 400 cidades e milhões de ouvintes mensais, Fabi é conhecida no mercado por fazer entrevistas espontâneas e sinceras. A confiança que a jornalista passa para os artistas faz com que temas jamais conversados sejam abordados de forma leve e certeira. O resultado são papos divertidos e conteúdos que caem no gosto do público, provavelmente pela autenticidade. A escolha do entrevistado, na rádio e no Youtube, também traz algo peculiar e fala muito sobre a jornalista. Verdadeiramente eclética, Fabiane entrevista cantores, cantoras e bandas que gosta, sejam eles altamente populares, nichados, consagrados ou se destacando na nova cena. Seja na rádio ou na web, a inquietação e espontaneidade desta ariana têm nos agraciado com um conteúdo de suma importância para a música brasileira. 

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso