Entre os dias 7 e 13 de março, o Papo de Música, canal no Youtube onde a música é protagonista, vai celebrar as mulheres do mercado. Profissionais de diversas áreas do ecossistema da música vão conversar sobre jornalismo musical, podcasts, construção de carreira, influência digital e outros assuntos.
Há três anos no ar, o canal idealizado pela jornalista e apresentadora Fabiane Pereira soma quase três milhões de plays, mais de duzentas entrevistas exclusivas com nomes como Marisa Monte, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Criolo, Emicida, Djonga, Xande de Pilares, Daniela Mercury entre outros, e ainda atravessa gerações da produção cultural brasileira, fazendo uma espécie de mapeamento artístico da cena atual.
A cadeia produtiva da música é uma das mais importantes e rentáveis da economia criativa do país. Por isso é fundamental que se entenda que o artista é apenas mais um instrumento dessa engrenagem e não o único. A intenção destes conteúdos é promover uma maior compreensão da estrutura dorsal do mercado da música a partir de conversas afetivas com nomes que atuam ativamente no setor.
Abrindo os trabalhos na segunda, 7 de março, às 18h, a jornalista e apresentadora Foquinha e a apresentadora e atriz Laura Vicente conversam sobre JORNALISMO MUSICAL. No mesmo dia, às 19h, uma masterclass com a pesquisadora musical Juli Baldi sobre CURADORIA. No dia 8, também às 18h, o papo será com as podcasters Isadora Almeida e Pérola Mathias. Na pauta, A ERA DE OURO DO ÁUDIO. Na sequência, às 19h, uma masterclass sobre MARKETING DIGITAL com Marina Mattoso.
Na quarta, dia 9, às 18h, Fabi Pereira vai conversar com a jornalista Dani Arrais sobre INFLUÊNCIA DIGITAL. Às 19h, uma masterclass sobre CIRCULAÇÃO ARTÍSTICA com Melina Hickson. Na quinta, 10, a programação muda um pouquinho. No lugar das masterclass entram pockets shows, no melhor estilo “happy hour”. Às 18h, Duda Beat e sua empresária Simone Mizrahi falam sobre CONSTRUÇÃO DE CARREIRA e às 19h, a cantora e compositora potiguar Juliana Linhares nos presenteia com um pocket.
Na sexta, dia 11, abrindo a programação, pontualmente às 18h, uma entrevista exclusiva com a cantora Marina Sena. Às 19h, o show fica por conta da rapper gaúcha Cristal. Para encerrar a semana de programação especial do canal Papo de Música, no sábado, 12, ao meio dia, um encontro inédito e exclusivo entre as cantoras Céu e Alaíde Costa. Céu conversou afetivamente com a Alaíde sobre sua vida e obra num papo que, ainda bem, foi registrado. Às 13h, a cantora e rapper paraibana Luana Flores nos presenteia com um pocket show.
Totalmente independente, o canal desde o início leva pro Youtube entrevistas descontraídas num tom intimista com artistas dos mais variados gêneros musicais. À frente de todos os vídeos, a jornalista Fabiane Pereira, que levou pela segunda vez o prêmio de melhor jornalista musical no WME (2019 – 2021).
Programação Semana de Imersão na Cadeia Produtiva da Música
07/03 (segunda-feira)
18h – Jornalismo Musical: Foquinha e Laura Vicente
Mediação: Fabiane Pereira
19 – Masterclass com Juli Baldi sobre Curadoria
08/03 (terça-feira)
18h – A era de ouro dos podcasts: Isadora Almeida e Pérola Mathias
Mediação: Fabiane Pereira
19 – Masterclass com Marina Mattoso sobre Marketing Digital
09/03 (quarta-feira)
18h – Influência digital com Dani Arrais
Mediação: Fabiane Pereira
19 – Masterclass com Melina Hickson sobre Circulação Artística
18h – Construção de carreira: Duda Beat e Simone Mizrahi
Mediação: Fabiane Pereira
19 – Pocket show de Juliana Linhares
11/03 (sexta-feira)
18h – Papo de Música com Marina Sena
19 – Pocket show de Cristal
12/03 (sábado)
12h – Céu entrevista Alaíde Costa
13h – Pocket show de Luana Flores
Sobre Fabiane Pereira
Fabi, como é carinhosamente chamada pelo público, é uma operária da música brasileira contemporânea. Apresentadora do “Papo de Música” e do FARO, programa de rádio transmitido na rede Nova Brasil FM com alcance de mais de 400 cidades e milhões de ouvintes mensais, Fabi é conhecida no mercado por fazer entrevistas espontâneas e sinceras. A confiança que a jornalista passa para os artistas faz com que temas jamais conversados sejam abordados de forma leve e certeira. O resultado são papos divertidos e conteúdos que caem no gosto do público, provavelmente pela autenticidade. A escolha do entrevistado, na rádio e no Youtube, também traz algo peculiar e fala muito sobre a jornalista. Verdadeiramente eclética, Fabiane entrevista cantores, cantoras e bandas que gosta, sejam eles altamente populares, nichados, consagrados ou se destacando na nova cena. Seja na rádio ou na web, a inquietação e espontaneidade desta ariana têm nos agraciado com um conteúdo de suma importância para a música brasileira.