A tecnologia pode ser uma grande aliada da logística
As compras on-line vêm se tornando cada vez mais comuns ano após ano. Se antes era preciso ir até o centro da cidade ou a um shopping para garantir o produto desejado, hoje ele se encontra à distância de um clique. E a desconfiança diante desse tipo de compra quase não existe mais, principalmente após a pandemia, que obrigou as pessoas a aderirem ao modelo.
Com isso, surgiram novas questões, tanto para quem compra quanto para quem vende. A principal delas é a entrega! Enquanto o consumidor aguarda ansioso pelo produto chegar em sua casa, o vendedor precisa ter um grande processo de logística para garantir o monitoramento de entregas. Nesse sentido, a otimização da logística é benéfica para as duas partes!
Tudo começa na gestão
Falar de logística é, sem sombra de dúvidas, falar de gestão! Afinal, é preciso gerir com responsabilidade e assertividade diferentes aspectos da entrega para garantir que ela chegue no prazo certo e da forma que o cliente espera, sem causar nenhum prejuízo ou transtorno para a empresa.
Para isso, é essencial ter uma gestão eficiente de inventário, garantindo que nenhum item falte, um planejamento logístico para fazer a entrega da forma mais otimizada possível e uma boa análise de custos, para evitar prejuízos. Tudo isso deve ser considerado antes de um produto sair do estoque!
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas, seja na vida pessoal, seja no trabalho. E foi-se o tempo em que as pessoas desconfiavam dela, hoje, a visão sobre a tecnologia é muito mais positiva e pode, inclusive, ajudar você a melhorar a logística do seu negócio.
Não existe um único tipo de tecnologia aliada. Ela pode ser usada em diferentes processos que vão desde a venda até a organização da rota, o cálculo de tempo de entrega e a gestão da empresa. O importante é aproveitar a inovação a seu favor!
Otimize as rotas
A rota é uma parte muito importante das entregas. Afinal, ela influencia diretamente no gasto tido pela empresa, no valor do frete cobrado do consumidor final e no tempo estipulado de entrega. Enquanto consumidor, sabemos que o tempo e o valor são determinantes para fazer ou não uma compra, o que afeta diretamente os lucros da empresa.
Portanto, é essencial otimizar as rotas e seguir uma lógica positiva para todos os envolvidos, garantindo a rentabilidade do negócio e a satisfação do cliente. Para isso, você pode contar com a ajuda da tecnologia!
Automatize o que for possível
Como o próprio nome indica, a automatização tem como objetivo tornar automáticas aquelas tarefas repetitivas feitas no dia a dia. Para isso, são usadas tecnologias e softwares capazes de replicar as atividades que antes eram realizadas diretamente por pessoas.
Através da automatização, é possível diminuir os erros de logística e calcular diferentes cenários. E com essas informações em mãos, você pode analisar a melhor opção logística para o seu negócio, otimizando também o seu tempo.
Recalcule a rota sempre que precisar
Quando falamos de logística, estamos falando também de empresas, pessoas e tecnologia. E sabe qual ponto todos esses fatores têm em comum? A capacidade de mudar! Não é porque uma coisa sempre funcionou de determinada forma que ela se comportará assim para sempre.
Por isso, é importante estar sempre atento e recalcular a rota quando for necessário. Você pode precisar adotar uma nova tecnologia, oferecer novos tipos de entrega ao seu consumidor ou ainda mudar as estratégias da empresa. O importante é manter a logística sempre lado a lado, caminhando no sentido das mudanças.