Os bairros mais desejados do Brasil: o que os torna tão especiais?

Segurança, infraestrutura e lazer são alguns fatores que chamam atenção para os bairros mais cobiçados de São Paulo e do Rio de Janeiro

8 min. leitura
Family strolling in the late afternoon in the city park

Um país tão grande quanto o Brasil conta com uma vasta diversidade de bairros. Ao todo, são 14.402 bairros distribuídos em 707 municípios do país, de acordo com o Censo Demográfico 2010, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Diante desse número, existem alguns locais que se destacam por diferentes motivos. O bairro mais rico do Brasil, por exemplo, é o Lago Sul, no Distrito Federal. De acordo com o Mapa da Riqueza da Fundação Getúlio Vargas (FGV), esse resultado se dá pela concentração de renda mensal (R$ 23.141). Em seguida estão Nova Lima (MG) e Aporé (GO), respectivamente.

Em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a Vila Cordeiro, na Zona Sul de São Paulo, sai na frente do ranking nacional.

Pensando nisso, veja a seguir uma lista com alguns dos bairros mais desejados do país, com foco em São Paulo e Rio de Janeiro.

São Paulo

Vila Madalena

Boêmia, agitada, moderna e completa, a Vila Madalena tem de tudo: bares, restaurantes, lojas, casas noturnas, galerias de arte e o famoso Beco do Batman, uma das principais atrações da região.

Com áreas arborizadas e ótimas opções de transporte público, o bairro é amado pelos jovens, mas também é composto por elementos tradicionais da capital paulista. 

Tudo isso atrai moradores e turistas, o que faz com que a segurança seja um ponto alto devido à boa iluminação e ao alto policiamento. 

Vários trechos de São Paulo sofrem com as chuvas, mas as ruas íngremes da Vila Madalena ficam a salvo das enchentes, o que traz mais tranquilidade aos moradores.

Vila Olímpia

Um dos principais centros corporativos da cidade, a Vila Olímpia é cobiçada por sua infraestrutura de alto padrão e proximidade com diversas empresas, shoppings, restaurantes, bares, teatros, museus, hospitais, entre outros. 

Quem mora e trabalha na região pode ir ao trabalho a pé ou de bicicleta. Aqueles que preferem o transporte público podem contar com a Estação Vila Olímpia ou, a depender da localização, com as estações Berrini e Cidade Jardim – todas da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Moradores afirmam que o bairro é ótimo para tutores de pets e que normalmente se sentem seguros ao andar na rua. 

Itaim Bibi

O metro quadrado mais caro de São Paulo fica no Itaim Bibi, conforme informações do Índice FipeZAP de Venda Residencial, divulgado pelo DataZAP em abril de 2024.

Isso não é à toa. O bairro é o lar de muitas empresas, restaurantes de alta gastronomia, bares, casas noturnas, shoppings de luxo (Iguatemi, JK Iguatemi, Cidade Jardim), cinemas, lojas, hospitais, supermercados, farmácias, bancos, entre outros.

Também é próximo de endereços importantes, como a Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Rebouças, Largo da Batata, Av. Juscelino Kubitschek e Marginal Pinheiros.

O transporte é outro ponto alto. Apesar do trânsito um pouco carregado, é possível fazer muita coisa a pé, mas também há ciclovias e ótimas opções de transporte público, com ônibus municipais e intermunicipais e estações de metrô (Vila Olímpia e Cidade Jardim). 

Jardins

A região dos Jardins é, na verdade, um conjunto de quatro bairros diferentes: Jardim América, Jardim Europa, Jardim Paulista e Jardim Paulistano.

Mesmo que não seja o centro oficial de São Paulo, essa região é, provavelmente, dona da maior movimentação da cidade, já que engloba endereços cruciais para a capital, como Pinheiros, Faria Lima, Av. Paulista, Av. Nove de Julho, Av. Brigadeiro Luís Antônio, Ibirapuera, Rebouças e Cerqueira César. 

Não é difícil concluir que esse grupo forma uma área de alto padrão e grande fluxo comercial, corporativo, turístico, gastronômico e de lazer. Esses são alguns dos bairros mais nobres não somente da cidade ou do estado, mas de todo o país.

A área verde também se destaca. A partir de 1913, o governo de São Paulo começou a planejar lotes com infraestrutura moderna, luxuosa e bastante contato com a natureza. É por isso que o nome Jardins foi escolhido. 

Rio de Janeiro

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é ideal para quem gosta de tranquilidade, mas ainda quer estar perto dos principais atrativos do Rio.

Com localização privilegiada na Zona Sul, é um bairro vizinho da Lagoa e da Gávea. Alguns moradores de apartamentos mais altos conseguem até mesmo ver o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar da janela de casa.

Indicado para todas as idades, o Jardim Botânico tem bom policiamento, muito contato com a natureza e ótimas opções para passeios ao ar livre.

Leblon

Cenário de novelas e filmes, o Leblon é o bairro mais caro do Rio de Janeiro devido à beleza da famosa Praia do Leblon, o Morro Dois Irmãos e a proximidade com a Gávea, Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas. 

A infraestrutura contempla imóveis de alto padrão, segurança, ruas iluminadas, espaços naturais, ciclovias, opções de transporte público – incluindo VLT e a estação de metrô Antero de Quental – serviços essenciais e centenas de alternativas gastronômicas e comerciais.

Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é o bairro com melhor qualidade de vida de todo o Rio de Janeiro, segundo o Índice de Progresso Social (IPP), realizado pelo Instituto Pereira Passos.

A modernidade e a natureza vivem lado a lado de maneira harmoniosa. De um lado, a Praia da Barra. Do outro, a Lagoa de Marapendi. No meio, a Av. Lúcio Costa, a via mais importante da Zona Oeste, com condomínios de alto padrão e inúmeras opções de lazer, comércio, gastronomia e cultura.

O que também chama a atenção é a proximidade com outros cartões-postais do Rio, como as praias (Reserva, Joatinga, Pepê, Pontal), a Ilha da Gigóia, o Parque Nacional da Tijuca e muito mais.

Tudo isso atrai turistas de todo o mundo. Seguindo a sofisticação do bairro, há diversos hotéis cinco estrelas com longos catálogos de serviços, incluindo acomodações luxuosas, restaurantes de alta gastronomia, spa, fitness center e as melhores opções de day use no Rio de Janeiro.

Além dos pontos turísticos naturais, os visitantes também aproveitam o BarraShopping, Museu da CBF, Cidade das Artes, Teatro dos Grandes Atores, Bosque da Barra, Parque Olímpico, etc.

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso