Orquestra Violões do Forte de Copacabana se apresentará dia 16/7, às 18h, ao lado do Duo Sotelo no XVI RIO HARP FESTIVAL

7 min. leitura
Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom faz apresentação no Forte de Copacabana neste sábado (25/06/2022) com repertório que resgata grandes sucessos da MPB. Formada por 25 jovens de baixa renda e conduzida por Luiz Porter. Foto: Rudy Trindade / THemapress

No dia 16 de julho, sábado, às 18h, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom se une à programação do XVI RIO HARP FESTIVAL, numa apresentação inédita ao lado do duo Sotelo, duo paraguaio formado por Alcides Sotelo e por seu filho, Alcides Sotelo Jr, violonista e harpista, respectivamente. A apresentação, como de costume, acontecerá no Forte de Copacabana, com a regência de Luiz Potter.

Ao lado do duo, a Orquestra, formada por cerca de 25 jovens de baixa renda de diferentes bairros do Rio, vai fazer seu tradicional resgate à Música Popular Brasileira, mesclada com o cancioneiro paraguaio, além de uma pequena homenagem aos nossos Santos Juninos, aproveitando as festividades da época.

Entre as canções, sucessos paraguaios como “Amor y Rosa”,  “Te sigo esperando”, “Danza Paraguaya”, “Tren Lechero”, “Galopera”, além de “Mercedez”, “Garota de Ipanema”, “Tanta saudade”, “Canção do Sal” e um medley junino que inclui “Olha Pro céu”, “Pagode Russo” e “Festa do Interior”. 

O duo Sotelo é um dos maiores expoentes da música clássica no Paraguai. Alcides Sotelo Jr. tem apenas 17 anos, e já é um dos principais destaques da harpa no país.

“Estamos muito animados em dividir o palco pela primeira vez com o duo Sotelo, que traz a tradição da música paraguaia na harpa e violão, reforçando mais um ano nossa parceria com o Rio Harp Fest”, afirma Luiz Potter, regente da Violões do Forte.

No dia 10 de agosto, a OVFC também se apresentará no Teatro Dulcina e ainda vai cumprir um circuito de apresentações gratuitas até o fim do ano.  


Além dos violões, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já os patrocinadores são a TIJOÁ–Energia, Vibra-Energia, Eletrobrás-Furnas e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e também da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX.

Saiba mais sobre a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom faz apresentação no Forte de Copacabana neste sábado (25/06/2022) com repertório que resgata grandes sucessos da MPB. Formada por 25 jovens de baixa renda e conduzida por Luiz Porter. Foto: Rudy Trindade / THemapress

Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há mais de dez anos. 

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior, diretora artística e criadora do projeto.

Tendo realizado diversas apresentações nestes 11 anos, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o  papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.

SOBRE O DUO SOTELO: Alcides Jr. é harpista e iniciou os estudos de harpa aos 8 anos de idade, atualmente continuando com o professor Marcelo Rojas por 3 anos. Participou em festivais nacionais, eventos sociais, bem como em apresentações na rádio e na TV. Vencedor do primeiro lugar, no ano de 2014, então com 9 anos de idade, na 37ª edição do Festival Takuare’e – Guarambaré Paraguai. Participou de uma dupla de Harpa e Violão – Los Sotelo, com seu pai no violão no Festival Internacional de Harpa – Rio de Janeiro – Brasil desde 2016, presencial e virtualmente, todos os anos. Apresentações presenciais em Nova York e Nova Jersey – EUA, além de virtuais de 2017 a 2022. Atualmente com 17 anos, está no 3º ano do Bacharelado Técnico em Mecatrônica, na Escola Salesianito e preparando seu primeiro registro material.

SERVIÇO:

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Duo Sotelo no XVI RIO HARP FESTIVAL

Data: 16 de julho, sábado

Horário: 18h

Local: Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana.

60 minutos. Grátis. Livre.

Acesse o site oficial da OVFC: www.violoesdofortedecopacabana.com.br/ 

Siga a Orquestra nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/violoesdoforte/ 

YouTube: https://www.youtube.com/VioloesdoForte
Facebook: https://www.facebook.com/VioloesDoForte 

Siga a Orquestra no Spotify:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8 

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso