Odilon Guedes assume presidência do Corecon-SP

Redação
4 min. leitura

Evento também marcou a posse dos novos conselheiros eleitos para 2025

A primeira plenária de 2025 do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP) foi marcada pela definição do novo presidente da instituição, o economista Odilon Guedes Pinto Junior. Haroldo da Silva assumiu como vice-presidente. A escolha das lideranças para a Gestão 2025 foi unânime, por meio de indicação entre os conselheiros que compõem o Plenário da entidade.

Com uma vasta experiência no setor público e na área acadêmica, Odilon Guedes Pinto Junior é mestre em Economia pela PUC-SP e especialista em finanças públicas. Foi professor na FAAP (graduação e pós-graduação) e nas Faculdades Oswaldo Cruz, além de ter atuado como professor convidado na FGV-SP e na EACH/USP. Também atuou como consultor do Instituto Pólis de Estudos e Políticas Sociais. Odilon foi presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo (Sindecon-SP) e conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Além disso, foi vereador em São Paulo por dois mandatos, tendo integrado a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, e também exerceu o cargo de subprefeito.

- Publicidade -

“Além do nosso Conselho defender os interesses da categoria, como está definido na Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, vamos procurar inserir cada vez mais o nosso conselho no debate econômico, valorizando e demonstrando para a sociedade a importância dos economistas para o desenvolvimento do nosso país. Destaco aqui o Art. 3º da Constituição Federal do Brasil que tenho como “norte” para as nossas ações como economistas. Portanto, estamos empenhados em contribuir com a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; e erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, afirma o presidente do Corecon-SP.

Já Haroldo da Silva é economista, advogado e consultor econômico e jurídico, com sólida formação acadêmica. Doutor pela PUC-SP, mestre pela UFPR e especialista em Direito Tributário pelo IICS, foi eleito Economista do Ano pelo CIESP no setor industrial em 2024. Atualmente, é consultor da Abit, do Sinditêxtil-SP e do HONDATAR. Além disso, é conselheiro eleito do Corecon-SP e professor universitário, tendo lecionado nos cursos de graduação e pós-graduação da FAAP, Mackenzie, Unib, UniÍtalo, SENAI e na Escola Paulista de Direito.

Conselheiros eleitos

Na ocasião, também foram empossados os novos conselheiros, eleitos no ano passado: Carla Beni Menezes de Aguiar; Carlos Eduardo Soares de Oliveira Junior; Antonio José Corrêa do Prado; e Júlio Manuel Pires, que são efetivos.

Welinton dos Santos; Lucy Aparecida de Sousa; Lia Lopes de Almeida; e Marisa Rossignoli assumiram como suplentes.

O Corecon-SP tem por atribuição organizar e manter o registro profissional dos economistas, fiscalizar a profissão, expedir as carteiras profissionais, impor penalidades à infração da legislação profissional e cooperar com o COFECON em seu programa de trabalho.

A atuação dos conselheiros se dá especialmente na valorização e desenvolvimento da profissão, na ascensão dos negócios e carreiras dos economistas e na busca permanente por oportunidades no mercado de trabalho.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso