Apesar de o setor de Cuidados Pessoais ter sofrido um grande impacto em vários países durante a pandemia, principalmente nas ocasiões fora do lar e de socialização, no Brasil algumas ocasiões de consumo voltam a crescer no segundo trimestre. É o que mostra a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria.
O isolamento social nos primeiros três meses do ano fez com que categorias menos utilitárias fossem despriorizadas como maquiagem, banho/cuidados com o cabelo, fragrância, hidratação do rosto/corpo e desodorante, nesta ordem. Já no segundo trimestre de 2020, com a flexibilização do isolamento social, a cesta de Personal Care começou a mostrar indicativo de melhora, com destaque para os consumidores incrementando especialmente a rotina de Higiene Oral. Neste cenário, o uso de produtos de Personal Care após as refeições cresceu 27%.
O abandono do sedentarismo também se transformou em uma oportunidade para as marcas. Três milhões de pessoas passaram a praticar exercícios regularmente no último trimestre (Q2’20), aumentando em 29% a ocasião de uso de produtos de cuidados pessoais antes de fazer exercícios. A prática gerou destaque para o uso especialmente de sabonete líquido, esfoliante e hidratante corporal, xampu e pós xampu. E a justificativa vai muito além da limpeza: atenção às necessidades sensoriais, como nutrição, reparação e busca por maciez.
Foto de capa de Tetiana SHYSHKINA no Unsplash