O que pode substituir a goma de xantana nas receitas?

Redação
6 min. leitura

Hoje em dia, principalmente os restaurantes e as donas de casa utilizam a goma xantana ou o amido de milho em suas receitas porque talvez seja a única opção que elas têm a sua frente ou pelo fato delas não conhecerem outros tipos de espessantes.

Por isso, neste artigo você poderá conhecer alguns outros espessantes a fim de poder expandir mais as suas opções e receitas também. Fora que você poderá conhecer a origem desses espessantes e os benefícios que eles podem trazer a sua saúde, confira abaixo.

Conheça mais os espessantes que pode substituir a goma xantana

A goma xantana é muito conhecida principalmente por quem está no meio culinário e ela provém de uma bactéria que não é patogênica chamada Xanthomonas Campestris, e o mais interessante é que depois de diversos tratamentos industriais ela fica com uma substância em forma de pó branco.  

Mas, além dela existem diversos outros emulsificantes e estabilizantes que muitas vezes não são popularmente conhecidos, mas que podem ser até melhores do que a goma xantana.

Por isso, abaixo você poderá ter acesso aos principais tipos de emulsificantes e estabilizantes que você pode estar até mesmo efetuando em sua residência, ou sendo facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. Assim, você poderá ter mais benefícios que que a goma comum e muitas vezes gastando até menos pelo fato de outros estabilizantes renderem mais nas receitas, confira abaixo:

Agar agar

A agar agar é considerada como uma espécie de gelatina que é extraída de uma alga marinha, ela é muito utilizada especialmente em receitas veganas, ou seja, receitas que não tem de forma alguma quaisquer ingredientes que provêm de origem animal.  

Ela é um dos tipos de emulsificantes e estabilizantes que oferecem mais benefícios à saúde das pessoas, justamente por ser de origem animal ela é constituída por 94% de fibras por isso o seu consumo tem a capacidade de regular o intestino humano promovendo saciedade e ainda contribui muito para o emagrecimento.

Alguns dos outros benefícios do agar agar é que ele não possui aditivos, corantes ou qualquer outro tipo de componente que pode deteriorá-la e prejudicar o seu uso. 

Além disso, por ela não se dar origem animal muitas pessoas acabam entendendo que ela pode não ser eficiente na hora de trazer consistência às receitas, porém os estudos mostram que o seu poder gelificante é dez vezes maior que o da gelatina convencional.

Fora que uma das vantagens ao utilizá-las nas receitas é que elas não alteram o sabor dos alimentos e ela se mantém firme mesmo no calor., além de poder ser usada tanto em pratos doces ou salgados. 

Agora que você já conhece um pouco sobre o agar agar, saiba mais informações sobre a convencional gelatina que todas as pessoas têm em casa.

Gelatina

A gelatina é um dos espessantes mais conhecidos no dia a dia do brasileiro, ela é um alimento de origem animal e os ingredientes que são utilizados para fazê-la são restos de couros de animais bovinos, suínos, ou ossos que dele são retirados o tutano.

Além disso, a gelatina possui um alto fator de colágeno além de ter uma composição repleta de mais de 1050 aminoácidos que fornecem diversos benefícios ao corpo humano.

Além disso, hoje em dia a gelatina está presente em pó e também em formato de tiras que são hidratadas na água e adicionadas nas receitas.

A gelatina é muito mais utilizada em receitas doces do que salgadas, já que ela combina melhor com esses tipos de receitas. Porém o seu uso não fica apenas concentrado na culinária, e sim também utilizadas em cosméticos, produtos farmacêuticos, e outros produtos.

Essas foram as informações sobre a tão utilizada gelatina, confira abaixo agora como o gel de sementes de linhaça pode ser utilizado e receitas principalmente veganas.

Sementes de linhaça 

O gel de linhaça é bem pouco utilizado nas receitas, pois ele acaba não rendendo tanto quanto outros estabilizantes que foram citados acima. Os seus benefícios são enormes, já que a semente de linhaça é 100% natural e não adiciona gosto aos pratos.

Os veganos acabam optando por esse gel justamente por ser mais barato e acessível, podendo até mesmo ser feito em suas residências, saindo bem mais em conta do que o agar agar, por exemplo.

Você precisará deixar a linhaça de molho em água até que ela hidrate e fique em uma consistência de gel, depois disso ela está pronta para o uso.

Neste artigo, você viu algumas informações sobre como você pode realizar as substituições da goma xantana em suas receitas, aliás não existe apenas um espessante e sim uma enorme variedade deles que você também pode ter o conhecimento acima. Assim, você pode variar e conhecer mais os benefícios que outros espessantes podem gerar.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso