Existem diversos materiais utilizados de diversas formas no nosso dia a dia, mas o que mais se destaca é o aço inox, principalmente quando pensamos em eletrodomésticos e estantes.
Com o passar dos anos e a evolução, tornou-se comum que muitos objetos fossem influenciados pelos materiais mais usados. Vemos isso com madeira, ferro e agora aço.
Não demorou muito para que eles percebessem as dificuldades de manter o aço. Portanto, é preciso dizer que a manutenção do inox também é complicada, principalmente quando você não sabe como fazer.
De mesas de inox a eletrodomésticos, ambos exigem cuidados especiais e diferenciados para que o comprador não corra o risco de adquirir um produto que acabe estragando antes do previsto, causando uma grande frustração.
Embora sejam os detalhes que distinguem um tipo de aço do outro, além da composição óbvia, saiba que as considerações podem variar dependendo do tipo de aço, ou seja, do tipo de material escolhido para fazer um objeto ou utensílio.
O que é o aço inox?
De cantoneiras de aço inox a eletrodomésticos, ambos exigem cuidados especiais e diferenciados para que o comprador não corra o risco de adquirir um produto que acabe estragando antes do previsto, causando uma grande frustração.
Embora sejam os detalhes que distinguem um tipo de aço do outro, além da composição óbvia, saiba que as considerações podem variar dependendo do tipo de aço, ou seja, do tipo de material escolhido para fazer um objeto ou utensílio.
Assim, enquanto o aço de construção comum é muito afetado pela ferrugem, o aço inoxidável é bem diferente e menos afetado por essa influência maléfica, afinal ele é mais durável que o aço normal.
O cromo é o principal responsável pelo aumento da resistência do aço inoxidável e, dependendo da quantidade de cromo na composição, forma uma proteção na superfície do aço quando entra em contato com o oxigênio.
Isso o torna resistente à água, por exemplo, e portanto mais resistente à ferrugem, mas é importante saber que é recomendado que o aço inox contenha pelo menos 10,5% de cromo em sua composição.
Dito isso, mesmo as construtoras e reformas precisam conhecer esses detalhes para não usar esse aço de maneira errada.
Ainda mais benefícios podem ser obtidos dependendo do teor de cromo e outros elementos.
As propriedades
Outros elementos também alteram as propriedades do material dependendo da quantidade e como são misturados. Por exemplo, temos o próprio níquel, por estar na composição do aço inox, o que agrega a sua ductilidade.
Sem contar que aumenta a resistência a altas temperaturas e melhora a soldabilidade. Então, saiba que, por exemplo, suas bancadas de inox receberam muito tratamento antes de virarem o que você tem na sua cozinha.
Além disso, pode ser aplicado em diversos equipamentos e locais, como instalações hospitalares, autopeças, engenharia civil, talheres e panelas e equipamentos marítimos.
Eles não apenas possuem várias propriedades interessantes, como também não oxidam quando em contato com o oxigênio.
O que estraga o inox?
Evite danos mecânicos, como arranhões e arranhões durante o manuseio.
Evita que partículas de sujeira grudem na superfície.
Não aplique tinta, solventes, fita ou adesivos sobre o acabamento.
As manchas de tinta devem ser removidas com um removedor alcalino. Não utilize espátulas de aço, facas ou esponjas.
Não armazene em local úmido exposto à luz solar.
Evite o contato do aço inox com outros tipos de aço que possam contaminar a superfície.
Limpe o material regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e sedimentos. Recomenda-se um intervalo de 6 a 12 meses para sujidades leves e de 3 a 6 meses para ambientes agressivos como áreas industriais e costeiras. Produtos como água, sabão ou detergentes neutros, panos macios e esponjas de nylon são os melhores aliados na proteção do aço inox. A sujeira e as manchas mais comuns podem ser removidas apenas com esses itens. Portanto, sempre dê preferência a produtos que não sejam nocivos aos metais. Técnicas mais rigorosas são escolhidas apenas quando os métodos anteriores não produzem resultados satisfatórios.
A ferrugem pode ser removida com um cotonete embebido em água e solução de ácido nítrico a 10%, aplicar localmente, manter úmido por 20 a 30 minutos e repetir a operação se necessário. Após o término do procedimento, enxágue com solução de amônia ou bicarbonato de sódio, e lave as partes metálicas com água e sabão ou detergente neutro.
Sempre esfregue o aço inox na mesma direção da escova. Esfregar com escovas danifica o acabamento e o aço inoxidável manchará. Pior ainda, o atrito com o pincel pode danificar a superfície criando pequenas fendas onde a poeira pode se acumular. Isso pode causar manchas de corrosão.
Não use produtos de limpeza que contenham cloro, ácidos, polidor de prata, esponjas abrasivas ou lã de aço em superfícies de aço inoxidável.
Recomenda-se instalar componentes de aço inoxidável após a instalação e limpeza de azulejos, cerâmica e gesso.
Com isso, agora você sabe o que estraga o inox.
