O que é preciso para abrir uma empresa: etapas e documentos

12 min. leitura
O que é preciso para abrir uma empresa: etapas e documentos

Ter um negócio próprio é um grande sonho por parte de diversos profissionais, com muitos desistindo desse objetivo diante do primeiro desafio que pode ser encontrado, já que a responsabilidade de abrir uma empresa pode ser muito maior do que parece.

E isso é algo que é válido para os mais diversos tipos de empreendimentos, desde algo visto como simples e tradicional, como uma padaria, até a gestão de um negócio de público e atividades mais específicas, como um escritório que lida com direitos de patentes.

Até mesmo para abrir uma barraca para vender na feira pode ser necessário contar com uma série de cadastros e documentos. Tudo isso para garantir a segurança do próprio empreendedor, trazendo benefícios tanto para um investidor como para os seus clientes.

Um exemplo dessa importância pode estar na forma em que aluguel de caçambas é realizado por parte de um cliente, com ele tendo que assinar uma série de documentos ao contratar esse tipo de serviço, até para garantir a segurança de ambos os envolvidos.

E para que esse cliente seja bem protegido, é responsabilidade da empresa cuidar de toda a emissão dessa papelada, respeitando todas as regras definidas pelos órgãos de fiscalização para garantir a segurança tanto de quem vende algo como de quem compra.

Se esse tipo de atividade costuma ser vista como parte da rotina de quem atua há anos no mercado, com as grandes empresas contando com o auxílio de setores e de escritórios terceirizados, para quem acaba de abrir um negócio isso pode acabar sendo um desafio.

Mesmo sendo uma complicação, isso precisa ser visto com bastante atenção por parte de um negócio, até porque ao procurar por empresas terceirizadas de limpeza e conservação ou qualquer negócio, um cliente busca por qualidade e segurança.

Tudo a destacar a importância de se olhar com cuidado para todos os documentos que são necessários para abrir um negócio, levando em conta também o papel de um empreendedor no mercado moderno.

O papel de um empreendedor hoje

O mercado vem se adaptando em um ritmo muito mais dinâmico, muito por causa do fácil acesso a diferentes tecnologias, com um destaque sobre como a internet vem facilitando a gestão de negócios variados, além de tornar possível a criação de novos segmentos.

Se antigamente um empresário tinha que contar com um grande capital para abrir o mais simples dos negócios, por menor que ele começasse, como um bazar com roupas antigas, hoje em dia esse tipo de atividade pode ser feita de maneira prática com os ativos digitais.

Basta somente ter conexão com a internet para abrir uma loja virtual, sendo possível colocar à venda roupas que você não usa mais, além de muitos outros itens usados, existindo até mesmo plataformas de vendas especializadas nisso.

Diante dessas facilidades, vem se tornando mais acessível a abertura de um novo negócio, principalmente quando ele é algo de pequeno porte, com o seu crescimento dependendo justamente do capital inicial que pode ser conquistado com os primeiros meses de trabalho.

E não é somente com a abertura de lojas ou estabelecimentos semelhantes que o meio digital pode ser útil, pois estamos falando de uma plataforma ótima para divulgar os serviços de quem trabalha com o objetivo de se divulgar como um profissional autônomo.

Esse tipo de atividade pode envolver desde alguém da área de segurança, especializado em instalação de detectores de fumaça e outros equipamentos de proteção, até mesmo para um cozinheiro profissional que busca divulgar suas encomendas de doces nas redes.

Toda essa facilidade faz com que o mercado venha contando cada vez mais com novos negócios, o que aponta para um cenário ao mesmo tempo muito mais desafiador, onde diferentes competidores disputam pela atenção e pelo poder de compra do público.

Assim surge um cenário comercial também de maiores opções para o cliente, onde basta digitar no seu computador ou até mesmo celular por um termo específico, como barramento elétrico, para ser direcionado a diferentes negócios que trabalham com isso.

Com tamanha competição, muitas vezes é preciso apresentar algo de mais concreto para garantir a confiança do seu possível consumidor, que pode preferir fazer negócios com uma empresa devidamente registrada em comparação com empresas informais na rede.

O que ajuda o empreendedor moderno é que esse mesmo avanço tecnológico também vem agilizando todo o processo necessário para abrir e registrar um negócio nos seus devidos órgãos de fiscalização, sendo preciso apenas contar com os documentos certos para isso.

Quais documentos são necessários para um negócio?

A resposta para isso vai depender muito da especialização do seu empreendimento, já que para atuar com itens de risco, como produtos químicos, por exemplo, é preciso se adequar a uma série de regras, enquanto uma barbearia tem menos responsabilidades.

Mas seja para quem pretende trabalhar com serviços de decoração, como revestimento cerâmico 3D, ou então abrir um restaurante, existem alguns passos iniciais que acabam sendo compartilhados pelos mais diferentes segmentos de mercado.

Nesse caso estamos falando dos documentos de cunho pessoal, pois por trás de qualquer entidade jurídica existe uma pessoa física a ser responsabilizada por tal negócio. Diante disso, os primeiros documentos requisitados para quem pensa em abrir um negócio são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de Imposto de Renda.

E isso é necessário para todos os sócios desse empreendimento, com qual problema em seu registro pessoal podendo impedir a abertura legal de um negócio, sendo importante então resolver antes qualquer tipo de questão associada a esses dados.

Tendo tudo isso em mãos, é possível então dar continuidade ao processo que torna possível a abertura do tão sonhado negócio próprio.

Etapas de abertura de um negócio

Ao fazer uma encomenda de sombreador para estacionamento para uma expansão do seu espaço, um shopping costuma ter atenção à legalidade de um negócio, até mesmo para se proteger de fraudes ou coisas do tipo, sendo importante ter sua empresa registrada.

Então seja para quem busca abrir uma empresa do zero ou quem já atua um tempo no mercado, mas agora busca legalizar seu negócio, é preciso estar com os documentos citados anteriormente em mãos e partir para os seguintes passos:

Contrato social

O contrato social se trata de um documento que reúne as principais informações de um negócio, como a sua razão social, o local de sede da empresa, dados referente a todos os sócios além de qualquer tipo de informação que seja importante para essa identidade.

É como se esse contrato funcionasse como a Certidão de Nascimento da sua empresa, sendo não só o primeiro documento formal do seu negócio, como também algo a ser requisitado para entrar com o processo de pedido de qualquer outro documento ou etapa.

Registro na Junta Comercial

Todo negócio deve responder a um segmento específico, sendo preciso então ser registrado na junta comercial, até mesmo para ser identificado como um empreendimento formal, que faça parte de um campo a ser legalizado.

É nesse processo que a empresa pode receber o seu NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa), um carimbo ou etiqueta única para cada negócio. Para garantir isso é preciso pagar taxas como o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Abrindo seu CNPJ

Ao fazer uma encomenda de janela de alumínio e vidro ou de qualquer outro produto, é comum vermos no contrato o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) desse negócio, sendo esse um dos registros mais importantes, apontando para a legalidade da empresa.

Atualmente esse processo de registro pode ser feito de forma completamente online, sendo preciso apenas fazer o envio dos documentos necessários pelos Correios ou em uma unidade da Receita Federal, para depois dar continuidade ao processo digital.

É importante dizer que esse processo é diferente para quem pretende atuar em sistemas diferentes, como um MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, com essa etapa sendo mais prática, acessível até mesmo via aplicativos.

Tirando o seu alvará

O alvará de funcionamento é um documento que deve ser retirado junto da sua prefeitura da cidade que seu empreendimento está, com o intuito de registrar o local onde tal negócio irá funcionar, recebendo assim uma permissão legal para funcionar dentro dessa localidade.

Inscrição estadual

Por último é preciso garantir a inscrição do seu negócio junto aos órgãos fiscais para permitir assim o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre outras taxas que podem estar associados ao seu segmento comercial.

Dependendo da cidade, essa inscrição pode ser feita já junto do registro do seu CNPJ, sendo preciso informar sobre o funcionamento do sistema comercial na sua cidade para garantir um registro adequado do seu negócio.

Ao seguir esses passos, o seu empreendimento passa a ser devidamente reconhecido pelos órgãos fiscais e pelo público como um negócio legal, facilitando o trabalho de quem pretende abrir um restaurante ou atuar com a instalação de carpete beaulieu.

O mais importante é estar sempre com seus documentos atualizados, de forma a garantir o registro adequado do seu negócio como uma empresa de responsabilidade, mas também com seus direitos assegurados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

MARCADO: ,
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso