O novo musical da Disney estreia em West End

4 min. leitura

O tão aguardado musical Frozen estreou oficialmente no recém-restaurado Teatro Royal Drury Lane em Londres e foi aclamado pela crítica recebendo 5 estrelas.

Esse filme que fez tanto sucesso entre crianças e adultos pode nos ensinar o verdadeiro sentido do “let it go”. Deixar ir, traduzindo para o português, é um movimento difícil de se fazer na vida, quando nos vemos tão apegados a materialidade e a possessividade.

Você sabia que a língua Guarani não possui os substantivos possessivos? Pois para os povos originários, a terra e tudo que a cerca é de todos, assim como a água e tudo que a natureza nos oferece. É muito interessante imaginar um mundo onde esse substantivo não exista, talvez nosso apego às coisas e as pessoas pudessem ser vistos por outro ponto de vista. Se pensarmos que quando partirmos deste plano terrestre deixamos tudo nele, entendemos que nada nos pertence de verdade.

Frozen é uma história sobre autodescobrimento e mudança, fala sobre a necessidade do movimento, do deixar fluir, deixa ir. Um convite para se sair do lugar comum, confortável e estático. Às vezes o que a vida mais precisa é desse desprendimento do velho para se conquistar o novo.

Quando a música diz “O vento está uivando, como essa tempestade que rodopia dentro de mim, não consegui contê-la, os céus sabem que eu tentei” ela define exatamente aquele momento em que já tentamos de tudo para esconder o que sentimos e estamos no limite para uma “revolução” interna. Quando a força chega e o medo desaparece, quando resolvemos arriscar um novo passo, quando tudo já não faz mais sentido e está na hora de deixar ir.

No português a música é traduzida como “livre estou” e essa liberdade nasce dentro da mente que se liberta das regras ou olhares alheios e se sente pronta para testar os seus próprios limites. Está certo que essa é uma história infantil, mas que como todas elas sempre trazem reflexões para a vida toda.

O espetáculo tem um cenário incrível, efeitos especiais e duas composições novas de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, escritores do sucesso Let It Go. Você já viu alguma criança cantando essa música? Geralmente ela sente uma catarse e uma libertação espontânea, capaz de estimular quem estiver ao redor.

O The Times afirmou que esse espetáculo “oferece um banquete visual, capaz de aquecer os corações mais frios”. O London Theatre definiu como “um espetáculo mágico cheio de humor e coração” e “grande, de tirar o fôlego” disse o The Guardian. Frozen é uma experiência teatral totalmente nova que tem lotado o teatro.

Um musical em West End sempre pode impressionar e te levar a lugares inimagináveis. O teatro tem essa força e uma produção como essa pode nos levar literalmente para um sonho, como é maravilhoso ver a cena teatral retornando, a magia voltando e nos trazendo a força para movimentar a realidade.

Espero que essa produção chegue ao Brasil, mas enquanto isso podemos nos inspirar com a filosofia da obra, nos libertar de falsos medos que nos seguram e “deixar ir”. Quantas amarras criadas pela mente, quanto tempo perdido preso a coisas que não fazem sentido. Então lembra de libertar, let it go, porque o que for real sempre volta.


Fernanda Magnani – Atriz, Professora de Teatro e Palestrante

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso