Um estudo da FGV Social, feito entre o 1º e o 3º trimestres de 2020, mostrou que o ganho médio de adolescentes inseridos no mercado de trabalho com idade entre 15 e 19 anos caiu 34% em relação ao ano anterior. A faixa etária dos 20 aos 24 anos teve queda de 25% e, entre 25 a 29 anos, uma perda de 22%.
Os mais novos foram os mais afetados pelo desemprego desde o início da pandemia do coronavírus: a taxa foi de 31% para jovens adultos e chegou a 53% entre adolescentes. O percentual relacionado à força de trabalho em geral é de 17%.
Se preparar para conseguir as primeiras oportunidades de emprego sempre foi importante na fase da adolescência e juventude. Mas agora, em meio aos desafios trazidos pelo cenário mundial desde março de 2020, é ainda mais necessário saber se destacar e oferecer seu diferencial ao mercado.
A especialista em carreira Andreza Silva listou cinco dicas práticas e funcionais para começar a colocar um plano de ocupação profissional em desenvolvimento.
1. Participe de atividades voluntárias para desenvolver competências e ter experiência profissional para iniciar sua jornada rumo ao primeiro emprego.
2. Busque capacitação na área em que deseja atuar, online ou offline.
3. Esteja aberto às possibilidades e experimente coisas novas, pois você pode descobrir talentos que nem sabia que possuía.
4. Prepare um currículo para a vaga almejada, podendo em algumas situações colocar todas suas vivências que possam contribuir para a oportunidade, como participação em atividades e projetos na escola ou na sociedade.
5. Use as redes sociais a seu favor no intuito de fortalecer seu networking e sua marca pessoal.