Nanete Neves revela segredo para transformar memórias em literatura viva

4 min. leitura

A Casa Tombada abre inscrições para curso de extensão que revela técnicas de escrita autobiográfica

Toda grande história começa com um sussurro, um fragmento de memória que ecoa no silêncio da nossa existência. É neste território delicado entre o que se vive e a idealização que Nanete Neves construiu sua trajetória como narradora. Jornalista, escritora e uma das mais sensíveis ghostwriters de sua geração, Nanete desenvolveu ao longo de sua carreira um método singular para transformar experiências pessoais em narrativas que transbordam os limites do individual.

Em 2025, Nanete abre as portas de seu raciocínio literário, através de um curso de extensão universitária intitulado “Escrever em primeira pessoa: memórias, autobiografias e autoficção”. Com uma carreira reconhecida na literatura, traz sua expertise como autora de obras como “O Poeta e a foca” e “De âmbar e trigo”, “Transforme sua vida em livro”, além de sua vasta experiência como ghostwriter.

Inspirada por vozes literárias como Clarice Lispector que costumava dizer:“A vida de todo mundo daria um livro”, a metodologia de Nanete mergulha nos universos narrativos ainda não explorados. A proposta vai além do ensino tradicional de escrita: busca revelar como fragmentos de memória podem se converter em narrativas capazes de provocar, emocionar e reconectar pessoas enquanto o autor encontra a sua própria voz narrativa. Durante os encontros, teoria e prática se entrelaçam, criando um ambiente de transformação onde os bloqueios criativos se dissolvem.

Os participantes aprenderão a elaborar textos com densidade e sensibilidade, desenvolvendo uma escuta sensível para suas próprias histórias. Cada encontro será um convite para desvelar camadas de memória, ressignificar experiências e descobrir a própria expressão narrativa, transformando vivências individuais em pontes de comunicação e compreensão.

O curso será ministrado integralmente online, com encontros aos sábados, das 9h30 às 11h30, com carga horária de 30 horas. Para garantir imersão completa, os participantes terão acesso a um grupo exclusivo no WhatsApp e a uma plataforma de estudos. Nos encontros finais, Nanete compartilhará conhecimentos sobre produção editorial, oferecendo um olhar prático sobre a transformação de narrativas pessoais em potenciais projetos literários.

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de 30 horas de extensão universitária, mas levarão consigo muito mais: uma nova forma de olhar para suas memórias, transformando-as em pontes de conexão e compreensão.

A Casa Tombada, instituição responsável pelo curso e sua promoção, reforça seu compromisso promovendo a democratização do conhecimento, e oferecerá bolsas integrais para deste curso para pessoas com deficiência, negras, indígenas, trans, em situação de vulnerabilidade econômica e social que se enquadrem nos critérios da Carta Edital.

As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever através do link https://cursos.acasatombada.com.br/curso/extensao-universitaria-escrever-em-primeira-pessoa-memorias-autobiogra.

O processo seletivo para as bolsas de estudo valoriza a relevância das experiências apresentadas pelos candidatos, promovendo um ambiente diversificado e criativo.

Inscrições até janeiro de 2025, com vagas limitadas. Mais do que um curso de escrita, esta é uma oportunidade única de dar voz às memórias que habitam cada um de nós, sob a condução de um dos expoentes da literatura contemporânea brasileira.

Serviço

Extensão Universitária Escrever em primeira pessoa: memórias, autobiografias e autoficção.

Formato: ao vivo e online via zoom

Data: de 29 de março a 14 de junho de 2025

Horário: aos sábados das 9h30 às 11h30

Carga horária de 30 horas

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso