Nando Reis, Bala Desejo e Martins participam do novo EP da Orquestra Frevo do Mundo

Cultura e Negócios
3 min. leitura
Pupillo (crédito do fotógrafo: Dovile Babraviciute)

A ideia central da Orquestra Frevo do Mundo é propor uma abordagem pop e inovadora ao mais celebrado gênero da música popular pernambucana para que possa transcender fronteiras, alcançar outros públicos e seguir tocando além do período carnavalesco. Os idealizadores do projeto, Pupillo e Marcelo Soares, sempre tiveram a convicção de que essa meta só seria atingida se eles trouxessem a bordo artistas de diferentes cenas e estilos. Partindo dessa premissa, o EP “Orquestra Frevo do Mundo – Vol. 2” traz as inestimáveis colaborações de Nando Reis, Bala Desejo e Martins. 

Na hora de pesquisar repertório, Pupillo e Marcelo Soares buscaram canções com características específicas e potencial para extrapolar o ambiente do Carnaval. A escolhida para apresentar o novo trabalho foi “Energia”. Com lançamento marcado para amanhã, 3 de fevereiro, a releitura da música escrita por Lula Queiroga conta com Martins no vocal. Frequentemente apontado como destaque da nova geração da música pernambucana, o cantor de timbre inconfundível entrega uma interpretação extremamente delicada. 

“O frevo se renova pelo diálogo com outras estéticas musicais, é esse o caminho que o nosso projeto aponta. Demos uma roupagem mais moderna à música, com a voz suave do Martins e tudo mais, porém decidimos manter os metais tradicionais do frevo como uma forma de reverenciar a versão gravada pela Elba Ramalho nos anos 1980, que permanece viva na memória do povo até hoje” – comenta Soares.

O time de músicos que acompanha Martins é formado por Bráulio Araújo (baixo), Guri Assis (guitarra), Léo Mendes (violão), Limma (teclado), Fabinho Costa (trompete), Nilsinho Amarante (trombone), Spok (sax alto e tenor) e o onipresente Pupillo, que além de comandar a produção com a habitual categoria, tocou percussão e programou os beats eletrônicos. Os arranjos de metais foram escritos por Nilsinho Amarante. 

As outras duas faixas que completam a tracklist são: “Não Existe Pecado ao Sul do Equador” (Chico Buarque/ Ruy Guerra), que traz a interpretação de Nando Reis, e “Chão da Praça” (Moraes Moreira/ Fausto Nilo), com a participação da banda carioca Bala Desejo.

“Orquestra Frevo do Mundo – Vol. 2” chegará ao mercado durante o mês de fevereiro através da parceria entre os selos Muzak Musik e Pupillo Música.

“Energia” (Lula Queiroga)

Produzida por Pupillo

Gravada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 no Estúdio da Pá Virada (SP) por Thiago Rabello (SP), Estúdio Muchito (SP) por Pupillo e Estúdio Muzak (PE) por André Oliveira 

Mixada por Guigo Berger

Masterizada por Carlos Trilha

Realização: Muzak Musik e Pupillo Música

Produção artística: Marcelo Soares

Produção Executiva: Muzak e PROA Cultural

Produtores Executivos: Marcelo Soares, Maria Chaves e Jeff Moura

Apoio: OEI Brasil (Raphael Callou)  

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso