Mostra “Robótica Artística: Sons e Sentidos” une música, tecnologia e inclusão em experiência interativa

3 min. leitura

A exposição apresenta robôs percussionistas criados por pessoas surdas, com tecnologias sensoriais que transformam a musicalidade em experiências táteis e visuais

A Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia (GACT), no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), recebe a exposição “Robótica Artística: Sons e Sentidos”. Nesta mostra, os visitantes terão a oportunidade de interagir com bonecos robóticos percussionistas, cujos ritmos e movimentos traduzem a musicalidade de forma visual e vibratória, programados por meio de softwares. A exposição estará aberta ao público no dia 13 de dezembro, das 16h às 19h.

O evento apresenta o resultado da “Oficina Robótica Artística: Sons e Sentidos”, uma iniciativa que une educação, música e tecnologia em um projeto voltado para pessoas surdas. A oficina propõe que os participantes criem seus próprios músicos robôs e explorem a criação rítmica utilizando tecnologias inclusivas, como mochilas vibratórias, que traduzem as vibrações das batidas musicais, e um software visual que representa os ritmos por meio de símbolos e linhas do tempo.

A mostra busca ampliar o debate sobre a interação entre arte e tecnologia, utilizando essas ferramentas para promover uma educação inclusiva. “O projeto propõe o desenvolvimento de um trabalho prático e sensorial, no qual a música e a robótica são usadas como ferramentas de aprendizado e estímulo”, comenta a coordenadora Stella Savelli.

A exposição conta com uma trilha sonora composta por arranjos que exploram diferentes ritmos da música brasileira, como maracatu, xote, samba, entre outros. Cada boneco robótico estará acompanhado de mochilas vibratórias, disponíveis para uso do público, ampliando a experiência sensorial imersiva para todos os visitantes.

Criado em 2022, o projeto promove oficinas que integram música, robótica e expressão artística, com foco na inclusão e na experimentação colaborativa. Voltada para jovens, adolescentes e adultos, a iniciativa valoriza a inovação e a criatividade, transformando ideias em realidade por meio da tecnologia.

“A ideia é criar um ambiente onde imaginação e tecnologia se unem para transformar ideias em realidades, promovendo uma cultura de experimentação, colaboração e aprendizado, além de incentivar o debate e a reflexão sobre as diversas possibilidades que surgem na interseção entre arte e tecnologia”, complementa Stella Savelli.

Contemplado no edital Pró-Carioca Diversidade Cultural – Edição Paulo Gustavo, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto é uma realização de Jasmin Dansa e Stella Savelli, em parceria com a Teia Cultural.

Serviço
13 de dezembro: 16h às 19h
Local: Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia (GACT/INES)
Endereço: Rua das Laranjeiras, 232 – Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Entrada gratuita
Classificação livre

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso