Mostra revisita vida e carreira de Ney Matogrosso

4 min. leitura
Foto: Leo Aversa

Ney Matogrosso é um dos nomes mais efervescentes quando se trata de música brasileira. Aos 80 anos, e com 50 deles dedicados a dar voz a canções, o artista ganha uma mostra especial. Chamada “Timeline Experience Ney Matogrosso”, a exposição visa revisitar a vida profissional de Ney ao longo dos anos. 

Dessa forma, a mostra, com curadoria do POPline, evidencia a vida e trabalho de um dos artistas mais polêmicos de sua geração. 

Ney, que começou a carreira à frente da banda Secos & Molhados, logo ganhou notoriedade nacional. É, entre outros títulos, considerado pela revista norte-americana Rolling Stone a terceira maior voz brasileira de todos os tempos. 

Contando a história ao longo da linha do tempo, a exposição tem início no nascimento do artista, em 1941. Leonino, Ney de Souza Pereira nasceu na cidade de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, no dia 1º de agosto daquele ano.

Na adolescência passou a cantar em bares com amigos. A paixão pelos palcos o fez ir para Brasília, onde formou um quarteto vocal e participou de um festival universitário, dando início aos seus trabalhos profissionais na música. Assim, chegou ao Rio de Janeiro, cidade que virou seu reduto musical e de vida, onde o artista reside até os dias atuais. 

No Rio de Janeiro, Ney conheceu João Ricardo, que buscava um cantor de voz aguda para sua banda. Surgem assim os Secos & Molhados.

Como se sua voz apenas não bastasse, Ney Matogrosso mudou todo o comportamento de uma geração voraz que, em meio à Ditadura Militar no Brasil, procurava um estilo próprio. Com suas cores e maquiagem fortes, o artista se destacou em meio uma pitada de blues e poesia à atitude libertária do tropicalismo. Assim, a receita para o sucesso foi criada. 

Foram apenas dois anos de banda quando Ney Matogrosso começou a seguir carreira solo. Logo o extravagante álbum “Água do Céu – Pássaro” chegou, transformando o cantor em um ícone de moda, música e claro, irreverência. 

São 50 anos de carreira. Meio século dedicado à música, à poesia e à arte. 

Sobre Ney Matogrosso

Nascido em 1º de agosto de 1941 em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, Ney de Sousa Pereira virou Ney Matogrosso em 1971. Desde seu lançamento em carreira solo, em 1975, o artista lançou 25 álbuns de estúdio, sendo o último em 2021. 

O compilado “Nu Com a Minha Música” apresenta a mais nova face do artista em meio ao caos urbano. Um movimento de dentro para fora, é claro. Aliás, visceralidade é o que não falta para Ney, que comemora 50 anos de carreira este ano. 

Serviço:

Timeline Experience Ney Matogrosso

Data: De 26 novembro a 19 de dezembro

Horário: 10h às 22h (segunda à sábado)

13h às 21h (domingos)

15h às 21h (feriados)

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso