Montando a sua startup

11 min. leitura

Algo muito comum quando consideramos a nossa população é o sonho de empreender, além de toda a inovação, modernidade e tecnologia que acompanha esse sonho. Diante disso, montar uma startup tem se tornado uma ação cada vez mais recorrente.

As startups diante de toda a sua proporção e tecnologia acabaram se tornando um termo da moda e o sonho de muitos empreendedores que buscam mudar de vida tanto em nosso país como no exterior.

Para se ter ideia, o Brasil é destaque entre os países da América Latina contando com uma marca impressionante de 13 mil startups, segundo os dados da startup base, tendo como líder desse ranking São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Além do mais, é importante destacar que essas empresas que têm como base a tecnologia, vão desde áreas voltadas à gravação a laser, a saúde, educação, finanças e até mesmo o agronegócio do país.

Ou seja, hoje ao considerarmos a nossa rotina e hábitos que fazem parte do dia a dia, é praticamente impossível não lembrar das grandes startups, que revolucionaram o mercado e que deram novo sentido a uma série de processos antigos.

Logo, diante de tanta importância e da relevância que as startups possuem diante do mercado, elas sem dúvida mudaram a forma como vivemos e a forma com que nos relacionamos com o mundo.

Entretanto, assim como um negócio de alugar tenda para festa, criar uma startup não é uma tarefa fácil, por isso antes de se aventurar diante desse mercado, é essencial estudar e saber cada passo a ser realizado.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as startups, fazendo com que você entenda a sua significação, as características que a compõem e principalmente algumas formas de montar uma startup e ter êxito diante desse processo. Vamos lá!

O que é uma startup?

Uma Startup é uma empresa de base tecnológica com um modelo de negócios repetível, escalável e sustentável que vive em um cenário de riscos e incertezas. Eles podem atuar em diferentes campos e mercados e usar a tecnologia como base de suas operações.

Um erro comum que as pessoas cometem é associar startups a empresas digitais, mas elas não interrompem por aí. Para ser considerada uma startup, a empresa deve ter uma proposta de negócio inovadora e com grande potencial de crescimento.

Ou seja, ao considerar um ramo como o de tinta vinílica não basta somente construir uma empresa que seja boa ao se tratar desse assunto, é necessário que ela vá além e tenha um tom inovador e totalmente revolucionário.

Afinal de contas, o vocábulo “startup” nasceu no Vale do Silício, que na época se chamava A “bolha da internet” no início dos anos 1990, quando nasceram gigantes como Apple, Google e Facebook.

Logo, diante de empresas tão grandes e que são referência no mercado, fica claro que essa proposta e tom de negócio tem como seu principal intuito colocar a tecnologia no centro e revolucionar os processos que estão sendo realizados.

Características de uma startup

Um erro muito comum e que boa parte das pessoas acabam cometendo é achar que toda pequena empresa é uma startup e não saber diferenciar ambos os conceitos através dessa definição.

Em geral, toda startup começa como uma pequena empresa, entretanto nem toda pequena empresa é uma startup, tendo pontos e características que as diferenciam através de suas estratégias.

Por isso, por mais que você esteja no início da sua startup de curso de operador de empilhadeira e seja consideravelmente pequeno, o foco é revolucionar o mercado e fazer com que através da tecnologia o seu negócio se torne em uma potência desse ramo.

Sendo assim, para que fique claro as diferenças de uma pequena empresa para uma startup, confira as características que geralmente compõem as startups e fique ainda mais por dentro desse tipo de negócio.

  • Inovação;
  • Ser escalável e repetível;
  • Capacidade de sobreviver em um cenário de incertezas;
  • Flexibilidade;
  • Custos baixos para manter o negócio;
  • Burocracia reduzida;
  • Planejamento e pesquisa.

Logo, ao destacar essas características, fica fácil entender a diferença entre esse modelo de negócio e os negócios tradicionais, normalmente essas empresas operam em mercados consolidados oferecendo soluções.

Além disso, iniciar uma startup é uma solução para um problema doloroso ou não solucionado ou melhorias em soluções antigas que não são mais eficazes. Isso é muito mais desafiador para os construtores de negócios.

Outra grande diferença está nos objetivos: enquanto um negócio tradicional busca lucratividade e valor estável no longo prazo, o objetivo das startups é atrair investimentos que permitam consolidar seu modelo de negócio, crescer e expandir exponencialmente seus benefícios.

Sendo assim, ao montar uma startup voltado a injeção plástica, o foco principal do seu negócio não deve ser só os lucros, mas sim crescer e se tornar uma potência diante do mercado e do meio em que a sua empresa atua.

Como montar uma startup?

Muitas pessoas querem ter sucesso, ter seu próprio negócio e querem saber tudo sobre como iniciar uma startup. Agora que você entendeu o conceito, deve estar se perguntando: como faço para criar o meu? Veja os passos abaixo:

1 – Busque ter uma ideia totalmente inovadora

Os empreendedores devem buscar oportunidades em problemas reais e encontrar soluções para aliviar as cefalias da sociedade. Para saber se essa ideia é realmente inovadora ou não, o primeiro passo é fazer sua enquete.

Entenda o mercado e identifique o tamanho do seu público potencial. É necessário analisar as oportunidades de desenvolvimento e escala da sua empresa. Além disso, você precisa verificar se seu modelo de negócios é replicável e corre o risco de ser atacado por outras propostas.

Logo, se você deseja trabalhar com um produto como uma prensa cabo, esse primeiro momento deve ir muito além de somente comercializar e tornar esse produto conhecido no mercado, você deve buscar formas de ir além e realmente inovar.

2 – Desenvolva a sua ideia de negócio

Se você tem uma nova ideia, o próximo passo é estruturar e planejar seu modelo de negócio. Para isso, você pode utilizar o Business Model Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite quebrar uma ideia em partes para ver se ela é viável. 

O quadro branco de nove blocos é uma representação visual do seu negócio que identifica como você vai gerar e entregar valor ao seu cliente e a verdadeira aplicação da startup no mercado.

Assim, como um eletroduto protege cabos e condutores de energia elétrica, ao desenvolver sua ideia de negócio com precisão, além de estar protegido você consegue ter muito mais consciência através dos passos e ações a serem realizadas.

3 – Desenvolva um protótipo

É hora de testar com o público se a ideia faz sentido. Um protótipo ou produto mínimo viável (MVP) é uma oferta simples de um produto ou serviço com condições mínimas a serem testadas por potenciais clientes.

É muito comum empreendedores desenvolverem produtos ou serviços compatíveis com seus apetites, mas que não refletem as reais necessidades do consumidor, por isso é fundamental validar a ideia com o público-alvo.

Se você perceber que algo não está certo, terá tempo para refinar ou fazer melhorias antes de lançar sua startup.

Nesse momento desenvolve desde questões como um anúncio de tecido veludo preço até a forma com que os produtos e serviços serão disponibilizados, pois esse é o momento de ter o retorno sobre o que está sendo realizado.

4 – Valide Hipóteses no mercado

Depois de conhecer seu público-alvo e sua verdadeira dor, é importante entender a capacidade de fazer crescer um negócio.

Para fazer isso você pode fazer pesquisas de mercado e obter feedback do consumidor que confirmou sua ideia inicial ou mesmo viu a necessidade de mudança (mudar o rumo do seu negócio).

5 – Busque parceiros

Ter uma rede de contatos é essencial para começar. São eventos, espaços de coworking, incubadoras, acelerador de partículas para troca de conhecimentos e experiências com outras pessoas do ecossistema.

Procure participar desses ambientes, identifique uma rede e peça o apoio de mentores.

Esse momento é importante para além de divulgar o seu negócio, buscar captar o máximo de experiência possível, conseguindo destacar o seu negócio e corrigir possíveis erros que possam acontecer.

6 – Capte todos os recursos necessários

Uma boa forma de levantar capital é encontrar parceiros de investimento ou business angels que apostam na sua tecnologia em troca de uma ação. Mas sabemos que não é uma tarefa fácil.

Outra opção é participar de um programa de aceleração ou programa de pré-aceleração que permite que os empreendedores se conectem diretamente com potenciais investidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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