Mitos e Verdades sobre desenvolvimento infantil

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Pensar em processos que ajudem no desenvolvimento de um bebê é uma tarefa complicada, principalmente para os pais de primeira viagem. Para se ter uma ideia, de acordo com diretrizes divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “a primeira infância é um período de rápido desenvolvimento e uma época em que os padrões de estilo de vida da família podem ser adaptados para aumentar os ganhos em saúde”. Muitos pais ficam “perdidos nessa tarefa”, mas é preciso ficar antenado sobre quais estímulos o bebê deve receber para ter um completo desenvolvimento infantil, principalmente dos 0 aos 2 anos. 

De olho neste cenário, Ane Macedo, especialista em Neurociência e desenvolvimento infantil do Projeto Pigmeu, que desenvolveu um clube de assinaturas infantil, listou alguns mitos e verdades sobre o tema abaixo. Confira:

Meu filho não precisa de estímulos, preciso apenas deixar que ele aprenda de forma natural.

Mito. “Um dos principais erros no desenvolvimento infantil é a falta ou até o excesso de estímulos. Existem atividades específicas para cada fase e saber usá-las é essencial. Mas é preciso tomar cuidados com os excessos para que a criança também não fique prejudicada. Um exemplo mais contemporâneo praticado pelos pais é: fazer tudo pela criança, mesmo tarefas que elas já podem realizar sozinhas, superprotegendo o filho, isso também é prejudicial ao desenvolvimento social”, explica a especialista.

Por meio dos estímulos é possível fazer com que a criança comece a falar antes.

Verdade. “Comunicação é a base do sucesso – seja ela verbal ou não. Apontar objetos e falar os nomes deles é uma boa ferramenta para estimular a fala da criança, assim como contar histórias ou conversar sobre como foi o dia. Mas é preciso não frustrar a criança com frases como “não entendo nada do que você fala”. Estimule seu bebê a ser um tagarela. E, para adiantar a fala do bebê, comece a ensinar as vogais a partir do primeiro ano, essa é uma ótima estratégia”, conta Ane.

Não consigo ajudar no desenvolvimento dos meus filhos, pois eles não têm muitos brinquedos.

Mito. “Não é preciso ter uma diversidade de brinquedos, mas é necessário focar nas interações, Por exemplo: um passeio na rua, na praia, para a criança tudo é ludicidade e esse aumento da percepção de mundo que vem através das experiências é importante. Sobre os brinquedos, mais importante do que a quantidade é a proposta pedagógica do brinquedo. Quanto mais criativo e divertido ele for, melhor. As opções em que o bebê interage mais com o mundo e ao mesmo tempo cria o seu próprio “universo” são interessantes”, explica.

Meu filho não aprendeu a andar na hora certa.

Mito. “Não existe hora certa, cada criança tem seu tempo. O importante é estimular a criança para que ela desenvolva força em seus membros inferiores e se sinta desafiada a caminhar”, diz a especialista.

Tenho medo que o meu filho entenda as discussões de adultos e isso possa gerar traumas nele.

Verdade. “O bebê escuta e pode não entender o que significam as palavras da discussão, mas todo ser humano vem internamente com o noções de certo e errado e isso já foi comprovado por estudos que mostraram que bebês conseguem detectar uma injustiça e se posicionar internamente diante dela – mesmo sem que a comunicação esteja desenvolvida a percepção do certo e errado já existe. Por isso, o melhor é proteger a criança de interpretações equivocadas e de sentimentos nocivos como o da impotência e confusão interna na vida adulta, gerados por traumas vividos na infância”, esclarece Ane.

Quanto menos estímulo mais tempo o bebê leva para se desenvolver? 

Verdade.”Os bebês precisam de estímulos certos e aplicados de forma certa. A falta ou o exagero de estímulos podem ser negativos. Além disso, o uso elevado de telas como “recurso pedagógico”. Muitos estímulos com o propósito apenas de passar o tempo e não o de educar”, complementa.

Acho que ler histórias para crianças antes de dormir não faz diferença no seu desenvolvimento.

Mito. “Faz sim toda a diferença. Ler histórias ajuda na formação de vocabulário, desenvolvimento cognitivo, cria vínculos entre pais e filhos, além de incentivar a leitura. É preciso paciência e persistência. A constância será a chave para o sucesso, mas não fique frustrado nem estresse a criança caso ela não responda a certo estímulo como você gostaria. A vida é um processo, está tudo bem”, finaliza Ane Macedo.

Sobre o Projeto Pigmeu

O Clube de Assinatura é feito especialmente para bebês, focado no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. Desenvolvem caixas focadas em apoiar o desenvolvimento do bebê, com brinquedos educativos e atividades para crianças de 0 a 2 anos, junto com o material de apoio, no formato de cartilha enviada aos pais, um combo para proporcionar momentos de aprendizagem e vínculo familiar. As caixas foram elaboradas junto de um grande time de especialistas, onde mapeiam os ciclos evolutivos do bebê, fazendo uma seleção especial dos materiais mais apropriados para cada período do desenvolvimento infantil, e são enviadas para a casa dos assinantes a cada trimestre. O projeto foi desenvolvido pela Ane Macedo, especialista em Neurociência e desenvolvimento infantil, do @projetopigmeu. Saiba maishttps://www.curadoriaprojetopigmeu.com/ / Instagram: https://www.instagram.com/projetopigmeu/ / WhatApp Projeto: (11) 99401-0068 / E-mail: contato@projetopigmeu.com

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