Mitos e verdades sobre a tatuagem

4 min. leitura

Novas técnicas e estilos surgiram quando o assunto é tatuagem. A verdade é que essa arte caiu no gosto popular e tem conquistado cada vez mais adeptos, sendo cada vez mais raro encontrar alguém que não tenha pelo menos um desenho no corpo, por menor que seja. 

No entanto, ainda há muitas dúvidas, principalmente para quem vai se tatuar pela primeira vez. Por isso, o Renato Ostrowski, tatuador adepto ao mini realismo, conhecido nacionalmente e internacionalmente trouxe 6 mitos e verdades mais questionados pelas pessoas, veja.

Existem partes do corpo que dói mais para tatuar

Verdade:  Cada pessoa reage de forma diferente ao se tatuar. Os níveis de dores vão desde aquele pequeno incômodo, até uma dor mais intensa, pois dependendo da área que estiver sendo tatuada pode haver ossos, músculos e cartilagens. Alguns locais mais comuns de serem doloridos são: costela, joelhos, estômago e partes íntimas.

Posso treinar depois de fazer tatuagem

Mito: O ideal é fazer exercícios depois da cicatrização, apenas.

O suor excessivo durante os exercícios físicos pode ser um ponto agravante, pois deixa a tatuagem mais úmida. Fazer exercícios também pode deixar a tatuagem mais propícia a infecções, isso porque a academia recebe diversos alunos e os aparelhos podem não estar limpos adequadamente.

Pomada anestésica prejudica a pigmentação? 

Verdade:  A pomada anestésica primeiramente é proibida no Brasil pela Anvisa, os tatuadores, enquanto profissionais, não podem recomendar e nem aceitar o uso da pomada. O motivo principal é a saúde do cliente: alguém pode fazer uso de pomadas com princípios ativos aos quais o cliente tem alergia, podendo causar reações no local tatuado ou até mesmo choque anafilático. Além do risco à saúde do cliente, a pomada anestésica enrijece a pele de um jeito diferente e que atrapalha na execução do procedimento e também na qualidade da cicatrização.

Todo processo de tatuagem forma casquinhas

Mito: Atatuagem abrange uma grande variedade de estilos e técnicas que, por serem diferentes, podem diferir no processo de cicatrização também. Tatuagens maiores e mais “pesadas” costumam ser mais agressivas e resultam na clássica casquinha, enquanto outros estilos como o mini realismo, são muito menos agressivos na pele, tornando o processo menos dolorido e uma cicatrização mais suave, onde não se forma nenhuma casquinha.

Usar protetor solar para sempre

Verdade: Assim que a tatuagem estiver totalmente cicatrizada, você deve iniciar o uso de protetor solar.  Os raios ultravioletas podem desbotar o desenho e reduzir a intensidade das cores devido o ressecamento.  Esse cuidado em relação a hidratação e proteção da pele deixará seu desenho preservado por muito mais tempo.

É verdade que não posso comer chocolate no processo de cicatrização?

Verdade:  Todo e qualquer alimento rico em açúcar deve ser evitado. Não só o chocolate, mas refrigerantes, sucos prontos, doces, sorvetes, bolos e biscoitos recheados.

Os alimentos remosos vão dificultar a cicatrização da sua tatuagem sim, pois elas são como machucados na pele que precisam cicatrizar, pensando nisso, é ideal evitar alimentos gordurosos no geral.

Conheça Renato Ostrowski

Formado em Engenharia Civil pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) trocou o projeto de construir o seu escritório por um estúdio de tatuagem – Unna Studio – e desde 2018 cria, rabisca e conquista clientes e fãs ao redor do mundo. Com uma equipe de 11 tatuadores que fazem os mais diversos estilos: realismo, botânico, blackwork, fineline, old school. Ostrowski representa o mini realismo e se destaca pela aplicação minuciosa de elementos realistas em tamanho reduzido – faz colagens, montagens e composições que podem envolver fotografias, pinturas, gravuras ou estátuas. Saiba mais em: www.unnastudio.com

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso