• Crianças menores de 2 anos podem consumir sorvete?
Não é indicado o consumo de sorvete para crianças menores que 2 anos devido a presença de açúcar neste alimento. O Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos sugere que não seja oferecido nenhum tipo de açúcar (branco, mascavo, cristal, demerara, açúcar de côco, xarope de milho, mel, melado ou rapadura) para crianças dessa idade, e além disso, sorvetes também costumam ter aditivos alimentares como corantes e aromatizantes, que também não devem ser consumidos por este grupo.
• Crianças podem tomar sorvete todos os dias?
A partir de 2 anos de idade, o sorvete pode ser oferecido em pequenas porções para as crianças. Devido a presença de açúcar, gorduras e aditivos alimentares, deve ser evitado o seu consumo em excesso. Uma porção de aproximadamente 60g (1 bola) pode ser oferecida em determinadas ocasiões, mas não no dia-a-dia da criança.
Uma ideia legal é fazer o sorvete em casa: congelar frutas como banana, morango e manga, bater no liquidificador com leite e levar ao freezer é uma ótima sugestão!
• Sorvete nos dias frios pode causar gripe e resfriados?
Não, isso é mito. O que causa gripes e resfriados é a infecção por vírus, independente da temperatura do dia e da temperatura do alimento.
• Sorvetes e picolés industrializados são tóxicos?
Não são tóxicos, porém devem ser consumidos com moderação devido a presença de aditivos alimentares, como corantes, aromatizantes, conservantes e adoçantes. Estes aditivos em excesso podem ser prejudiciais à saúde. Alguns estudos mostram relação do consumo excesso de aditivos alimentares com: alergias, hiperatividade e até mesmo câncer.
• O sorvete de massa pode substituir uma refeição?
Não é o ideal que o sorvete de massa substitua uma refeição, por ser um alimento ultraprocessado e pobre em micronutrientes. Uma refeição completa deve conter: cereais, leguminosas, proteínas e vegetais.
Ana Beatriz Golvin Schwan
Nutricionista
CRN 21100216