Meta libera o compartilhamento de NFT nas suas redes sociais

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Meta libera o compartilhamento de NFT nas suas redes sociais

O uso de NFT está em constante crescimento, e cada vez mais empresas utilizam essa importante ferramenta para explorar todas as possibilidades de comercialização de arte digital por uma empresa de fretamento de aeronaves, por exemplo.

Uma das mais recentes mudanças nesse padrão foi a liberação do uso de NFTs nas redes sociais Instagram e Facebook, plataformas da Meta. A empresa está buscando um impacto cada vez maior nesse novo formato.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de ferramentas e tecnologias tem se expandido e ganhado o grande público, principalmente aquelas referentes a ambientes digitais.

Os conceitos de realidade virtual e realidade aumentada estão cada vez mais integrados à sociedade, deixando de ser elementos de filmes de ficção científica para jogos e atividades da rotina de muitos trabalhadores de uma controladoria empresarial.

Dentro desse aspecto, a utilização do espaço digital começou a se diversificar, e uma das tecnologias que ganhou mais força foi justamente o NFT. A sigla significa Non Fungible Token, ou Token Não-fungível.

Os NFTs usam a tecnologia de blockchain, de forma similar às criptomoedas, que também estão em ascensão. Por isso, para comprar um NFT é preciso utilizar alguma das criptomoedas mais utilizadas no mercado, como:

  • Bitcoin;
  • Ethereum;
  • Litecoin;
  • Theta.

Esse conceito ainda gera muitas dúvidas para as pessoas, principalmente aqueles que não estão tão conectados ou não conhecem tanto das mudanças que estão acontecendo no âmbito da tecnologia.

Por isso, é importante entender os conceitos básicos da NFT para você poder aproveitar seu uso dentro das plataformas da Meta.

Assim, sua assessoria contábil para empresas terá muito mais chances de investir nesse modelo e aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer, garantindo um impacto digital muito maior.

O que é um NFT?

Para entender melhor o que é a ferramenta, é interessante desmembrar seu nome e explicar o que cada parte da sigla significa. Isso ajuda a ter uma visão mais ampla e identificar suas possibilidades na utilização de NFTs.

Em um primeiro ponto, token nesse contexto significa a representação de um bem dentro do espaço digital. Seria o equivalente a possuir um determinado item fisicamente em sua casa, como um quadro.

Os tokens são armazenados em uma base de dados compartilhada por inúmeros usuários anônimos, que fazem a validação e o registro desse item. Essa é a blockchain, essencial para utilizar a ferramenta.

Já o termo fungível identifica um item que pode ser substituído por outros de mesma qualidade, espécie e quantidade. O exemplo mais comum de um item fungível é o dinheiro.

Se você tiver uma nota de R$ 50,00, pode trocá-la por outra do mesmo valor sem perder nada na troca, sendo a única diferença o fato da cédula ter sido substituída.

O NFT trabalha com o oposto desse conceito. Um token não-fungível é algo insubstituível, único no mundo e que não pode ser trocado por outros, mesmo que sejam feitas cópias do trabalho, elas não terão o mesmo valor do original.

Além de não poder ser substituído, o token não-fungível tem um preço significativo no mercado onde ele se encontra, e muitas empresas criam espaços próprios para a utilização desse tipo de ferramenta, como a exposição da peça.

Dessa forma, se sua empresa terceirizada de portaria e limpeza cria um NFT com um mascote ou logo, ela será a única proprietária desse item na internet, garantindo pela blockchain a titularidade do original.

Pelo valor das criptomoedas, os NFTs podem atingir um alto valor de consumo, se tornando um mercado muito interessante para quem deseja investir em tecnologia e aproveitar esse novo modelo de negócios.

Diversos artistas também estão criando coleções de NFTs, dando valor para suas obras e permitindo que usuários da internet possam ter suas próprias galerias virtuais, apresentando todos os itens comprados.

Com um mercado cada vez mais aquecido, a utilização dos NFTs por parte da Meta acabou se tornando parte natural do processo de evolução da empresa, que sempre busca estar integrada aos elementos mais modernos de tecnologia.

NFTs nas redes da Meta

A empresa que controla o Facebook e o Instagram é uma das maiores do mundo com referência a ambientes digitais, e é conhecida por estar um passo à frente quando o assunto é testar novas oportunidades.

Por conta disso, recentemente a plataforma liberou em suas redes sociais a utilização do compartilhamento de NFTs nos Estados Unidos e em diversos outros países, incluindo o Brasil.

Esse recurso já estava em testes nos Estados Unidos desde maio de 2022, e agora se estende para uma série de novos locais para que a implementação seja feita de forma segura e bem executada.

Com ele, uma consultoria ambiental pode aproveitar de forma muito mais efetiva os NFTs, ainda que os profissionais da empresa não conheçam tão bem a programação avançada.

A ideia da Meta é também popularizar esse tipo de negociação, que antes ficava restrita a alguns grupos mais seletos de usuários das plataformas. Quanto mais pessoas começarem a utilizar o NFT, melhor para a plataforma e para a ferramenta.

Depois da implementação, todos os usuários das redes sociais da Meta poderão conectar suas carteiras de criptoativos, o que permite o compartilhamento de todos os NFTs armazenados.

Esse recurso marca tanto o criador do item quanto o colecionador que detém a sua propriedade, mostrando também a imagem e a descrição do material que está sendo compartilhado.

De acordo com a empresa, esse novo elemento ajuda a coletar e organizar uma série de dados públicos colocados em blockchains abertos, possibilitando que as redes sociais disponibilizem essas informações.

Outras criptomoedas estão sendo inseridas aos poucos, conforme a plataforma consegue trabalhar melhor com elas. Dessa forma, você pode conectar uma série de carteiras digitais com o Facebook e Instagram.

De acordo com o Meta, a ideia de criar suporte para os NFTs é melhorar a acessibilidade da ferramenta e possibilitar que mais pessoas entendam este conceito e comecem a aproveitá-lo também, como os colaboradores de sua empresa de mapeamento.

Por conta disso, a empresa não está fazendo nenhum tipo de cobrança de taxa de serviço para a publicação ou para o compartilhamento de obras de NFT. Isso ajuda a fomentar uma comunidade maior dentro das redes sociais.

O interesse nestes elementos de tecnologia é antigo dentro da Meta, e foi justamente o impacto da tecnologia de blockchain que fez com que os executivos decidissem mudar o nome da empresa.

Antes o grupo empresarial era conhecido como Facebook por conta de seu maior produto, a rede social de comunicação homônima. Com a mudança de nome, a empresa quis expandir seu mercado.

Além disso, a Meta começou a investir em diversas tecnologias ligadas ao metaverso, incluindo os próprios NFTs. Isso é parte de uma movimentação para explorar novos ambientes digitais com seu distribuidor fonte chaveada.

Os NFTs e o Metaverso

O metaverso é um espaço digital criado em realidade virtual para que os usuários possam ter uma verdadeira experiência imersiva ao se conectarem. Este é um dos principais focos da Meta, que se relaciona diretamente com o ambiente virtual.

Dentro do metaverso é possível realizar uma série de atividades, desde itens de lazer até reuniões profissionais, que são executadas a longa distância dentro desse mesmo ambiente.

Um dos destaques do metaverso é a possibilidade de se utilizar um avatar, uma figura que o representa nesse ambiente para que todos aqueles que entrarem em contato com você o reconheçam na hora de fazer uma reunião com um fornecedor de vacuum forming.

Nesse quesito, é interessante pensar nos NFTs como uma forma de tornar ainda mais diversificado esse tipo de interação. Isso porque é possível pensar em objetos e peças de vestuário digital em NFT.

Ao comprar um item, ele torna-se unicamente seu, e pode ser usado pelo seu avatar durante sua permanência no metaverso, criando um impacto ainda maior desse tipo de ação.

Essas questões têm feito empresas relacionadas ao metaverso pensarem de forma diferenciada e imaginarem uma série de novas possibilidades para a utilização de NFTs em suas estratégias.

Considerações finais

As NFTs são uma ferramenta que chegou para ficar, e por isso, saber como utilizá-las é muito importante para você conseguir aproveitar todos os benefícios oferecidos por esse tipo de interação.

Por isso, é importante ficar atento a novidades do mercado, como a implementação de compartilhamento de NFTs pelo Instagram e Facebook, para que sua empresa possa sair na frente e otimizar todos estes elementos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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