Mercado de soluções de videoconferência é impulsionado por escritórios híbridos, remotos e plus

2 min. leitura

O crescimento do home office durante os primeiros meses de pandemia expandiu a base de usuários das salas de reuniões online. De acordo com a Gartner, os gastos globais do usuário final em webconferências este ano devem atingir US$ 4,1 bilhões, aumento de 24,3% em relação ao ano anterior. Contudo, mesmo com o retorno gradual do trabalho presencial, as videoconferências se mantiveram ativas, mostrando que o investimento em dispositivos de áudio e vídeo em rede terão vida longa no ambiente corporativo.

No Brasil, este novo hábito foi incorporado de vez por diversas empresas. Desde o início da pandemia mais de 800 corporações adquiriram produtos de videoconferência intermediados pela Unentel Soluções. O curioso é que desde o início do retorno gradual aos escritórios, a Unentel já contabiliza mais de 5 mil salas de reuniões corporativas intermediadas.

“Empresas de todos os portes entenderam a necessidade de profissionalizar as ferramentas e meios de comunicação. Acredito que essa reeducação na forma de se trabalhar é uma mudança que deve se estabelecer em definitivo no mundo corporativo, e que deve trazer um aumento de produtividade no médio e longo prazo, com redução de viagens desnecessárias e tempo perdido no trânsito das grandes metrópoles”, explica o vice presidente executivo da Unentel, Frederico Passos.

A empresa projeta que para 2021 as salas de reunião devem se consolidar nos novos ambientes corporativos – e não mais como uma ação emergencial. Apenas no mercado brasileiro, já são mais de 250.000 profissionais impactados por devices intermediados pela companhia que integra soluções tecnológicas de voz, vídeo e dados.

Previsões da Gartner estimam que as reuniões presenciais devem perder espaço e representar apenas 25% dos encontros de trabalho até 2024. De olho na economia que a tecnologia proporcionou para empresas de diferentes portes durante o isolamento social, o home office e as tecnologias de áudio e vídeo em rede serão ferramentas de trabalho indispensáveis para profissionais daqui para frente, cada vez mais conectados.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso