Melhores dicas para limpar o armário de cozinha rápido

Redação
6 min. leitura
happy woman in rubber gloves wiping white shelves with yellow rag using cleaning spray in home in light living room

Ano Novo, vida nova! E que tal começar o ano reorganizando as coisas em casa? Não existe nada melhor que começar com tudo no lugar, e como é na cozinha que as melhores coisas acontecem, vem comigo, vou te mostrar a melhor forma de como limpar seu armário de cozinha.

Sacudir a poeira

Todos sabemos que um armário de cozinha bonito faz toda a diferença no estilo da nossa cozinha, seja você uma pessoa mais moderna, ou mais elegante. De qualquer forma, o mais importante é manter a cozinha limpinha, então vamos lá com dicas de como manter seu armário nos trinks.

Qual o material do armário?

O importante antes de começar é saber o tipo de material a ser limpo, afinal, o produto, a forma errada de limpar, a longo prazo, pode estragar o móvel. Nosso objetivo aqui é deixar ele parecendo novo! Então proponho virmos aqui alguns tipos que podem ter em sua casa:

  • MDP: O MDP é um material comum no mercado, a sigla quer dizer “Medium Density Particleboard”, e apesar de leve, suporta uma quantidade considerável de peso. Possui camadas de madeira mais aparentes.
  • MDF: O MDF é um dos materiais mais comuns, e com melhor custo que vemos hoje em dia, a sigla significa “Medium Density Fiberboard”, possui camadas homogéneas e compactas.
  • Aço inoxidável: Uma opção com toque mais moderno e resistente para sua cozinha.
  • Madeira maciça: Um material mais um pouco mais resistente, mas também demanda mais cuidado.
  • Formica: Mais resistente à humidade, é um material laminado, suporta produtos abrasivos.

Limpeza diária

A melhor forma de assegurar que o produto seja limpo diariamente, assim a manutenção semanal se torna muito mais simples e rápida.

Se o problema é apenas poeira, um pano seco diariamente ajuda muito! Não necessita de necessariamente tirar todos os dias todos os itens do armário, uma vez por semana já basta.

Se sua cozinha for mais compacta, e o fogão ficar próximo do armário, você terá de enfrentar problemas com gordura também. Neste caso, uma solução é um paninho levemente úmido, com um pouco de detergente neutro, mas não exagere, ou terá problemas com muito sabão. 

Após passado o pano com detergente, pode passar outro pano úmido para tirar o sabão do produto. Caso seja um produto um pouco mais frágil à água, não se esqueça de passar um pano seco para não estragar o móvel.

Limpeza semanal 

Se conseguir limpar os armários todos os dias, ou pelo menos algumas vezes na semana, a faxina semanal ficará muito mais simples. Consequentemente terá menos poeira e gordura acumulada.

Para a limpeza da semana, não tem jeito, precisará reservar um pouco mais de tempo do que seria reservado para dias comuns. É nessa tarefa que vamos nos atentar nos detalhes, então retire todos os itens do armário e coloque em outro lugar limpo, como mesa, bancada, ou pia de lavar louça.

Feito a reserva dos itens do armário, mãos na massa, pode repetir os mesmos passos da limpeza diária, mas agora se atentando a todos os cantinhos esquecidos, e se estiver com tempo, algo que gosto de fazer é passar algo para lustrar os móveis após a limpeza. 

É muito importante que o lustra móveis seja usado após a limpeza, pois o mesmo não possui a função de limpar, e sim de dar brilho ao móvel.

Dobradiças

Uma ótima forma de limpar as dobradiças de portas e armários de forma descomplicada e rápida, é usando uma escovinha de dentes, com um pouquinho da solução passada acima.

Outras formas

Claro que o melhor método é a repetição, quanto mais vezes você limpa o local, mais fácil será as próximas vezes, mas existem fórmulas que nos auxiliam muito no dia-a-dia, que vão te ajudar a tirar aquelas manchinhas mais insistentes, veja a seguir:

  • Bicarbonato de Sódio:

 Não se esqueça das luvas de borracha para essa dica, pois serão muito necessárias para não estragar sua pele. É muito simples, jogue bicarbonato na mancha que deseja que seja eliminada, e passe uma bucha úmida, mas não muito, e depois um paninho úmido para retirar a solução. Não é recomendado para móveis mais sensíveis ou mais velhos e sensibilizados.

  • Vinagre: 

 Vinagre tem ótimas ações desengordurantes! Esquente um pouco de água até o ponto que fique morna, não muito quente, adicione a mesma em um borrifador com vinagre, e passe nas manchas de gordura com o auxílio de um pano úmido quase seco. Mais recomendado para móveis sensíveis.

  • Limão:

O limão tem ótimas propriedades para você que quer deixar aquele armário branco parecendo que está novo! Misture um pouco de limão com bicarbonato, e repita o processo já passado anteriormente com bicarbonato. Faça somente nas áreas amareladas, não arrisque desbotar a tinta em áreas com mais cor.

Não se esqueça sempre de analisar as condições do móvel para usar as soluções, e boa sorte em sua faxina!

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso