Márcia Guzzo homenageia a Praia de Itaipuaçu e Maricá, em novo videoclipe que estreia hoje

6 min. leitura

Itaipuaçu é um pequeno e inspirador distrito, localizado na região oceânica de Maricá, no Rio de Janeiro. É também o bairro onde a cantora e compositora carioca Márcia Guzzo passou boa parte da sua infância em visitas periódicas à família, que sempre teve casa por lá. Mais precisamente na Praia de Itaipuaçu, local que inspirou a canção autoral homônima que, agora, ganha videoclipe, já disponível no canal da artista no YouTube: youtube.com/marciaguzzo.

“Praia de Itaipuaçu” foi composta há um ano por Márcia para contar as belezas do local. A música traz aquele clima praiano, e une POP com eletrônico e ainda ritmos latinos como o reggaeton. A produção musical é do renomado Kassin. Lux Ferreira assina os sintetizadores, Caio Oica na bateria e o acordeon conta com as experientes mãos de um dos maiores instrumentistas do país, Mestrinho do Acordeon. A faixa é o terceiro single do EP “Udayara”, lançado em abril deste ano.

“Tenho uma história profunda com a Praia de Itaipuaçu. Essa composição, escrevi com muito carinho para esse lugar. Ela relata todas as belezas que eu sempre vi durante a minha vida: o tatuí florescente, o peixe voador, restinga, mandacaru… É uma sensação incrível, de missão cumprida, ao ver esse lugar, que eu carrego com tanto carinho, com tantas memórias afetivas, eternizado na minha arte”, relata a cantora, que se apresentou profissionalmente pela primeira vez num palco, na Praia de Itaipuaçu, há mais de 15 anos.

A Praia de Itaipuaçu em cena do videoclipe de Márcia Guzzo. Animação de Wayd, imagens de Márcio Graffiti

E para enfatizar ainda mais o local em si, Márcia escolheu fazer um videoclipe somente com imagens da praia. Ela convidou o artista visual, músico e ilustrador Wayd, que já trabalhou em videoclipes de artistas como Rodrigo Suricato, para criar animações que foram inseridas nas imagens captadas para o clipe. 

As imagens trazem elementos como a restinga, barcos, a orla da praia, o belíssimo pôr-do-sol e também da Pedra do Elefante, famoso ponto turístico local, que separa Maricá de Niterói. A direção e a captação são de Márcio Graffiti e a edição de Bernardo Meireles. 

“Entre golfinhos e baleias // Ouço o canto da sereia // Sons de seu bravio mar // Seu tatuí é fluorescente // é verdade minha gente // Se cavar vai encontrar”

“Eu não apareço propositalmente. Nós fomos à praia e buscamos imagens que mostrassem as belezas do lugar: o sol, os barcos, a areia da praia. Eu quero que as pessoas vejam isso como as memórias que inspiraram a minha composição. Acho que a estrela dessa música é a própria praia, e também quis acrescentar elementos lúdicos da animação para dar ainda mais vida às imagens”, relata.

Cantora e compositora Márcia Guzzo. Foto de Márcio Graffiti

Sou como um belo // Rosado peixe voador // E nos meus voos // Sempre vou te admirar // Bem entre Rio e Maricá // Um bom lugar pra descansar // Bem entre Rio e Maricá // Praia melhor pra mim não há

Márcia Guzzo conta ainda que, na época da sua infância, a Praia de Itaipuaçu era um local bem diferente do que é hoje.

“Era um refúgio, haviam pouquíssimas pessoas, poucos habitantes. Hoje, a cidade ganhou investimentos, a orla está bem diferente e vem atraindo cada vez mais o interesse, inclusive dos cariocas, que estão a menos de uma hora de lá. O clipe também vai eternizar essa praia como é hoje. É pura inspiração para quem ainda não conhece o local”, conclui.

SOBRE MÁRCIA GUZZO: Márcia Guzzo é cantora, compositora e musicista carioca. Desde criança envolvida com estudos musicais, Márcia cursou canto na conceituada Villa Lobos e estudou na Escola de Choro, ambas no RJ. Sua carreira começou como vocalista de bandas de ritmos populares, se apresentando em tradicionais casas cariocas como o Democráticos e o Rio Scenarium. Em 2014, a artista assumiu seu trabalho autoral, lançando suas primeiras composições no álbum “Leve”, de 11 faixas, que contou com as participações de Elba Ramalho e de Dona Ivone Lara, em sua última música gravada em vida. As canções de “Leve” estiveram em vários festivais e Márcia também apresentou o show no CCJF e no Theatro Municipal de Niterói. A artista ainda é criadora do projeto infantil “Som Baby”, e atualmente vive na Cidade do México com a família.

FICHA TÉCNICA – VIDEOCLIPE:

Composição, intérprete, produção executiva e roteiro: Márcia Guzzo
Direção e cinegrafista: Márcio Graffiti
Ilustração e animação: Wayd
Assistente de produção: Igor Mattos e Eduardo Oliveira 
Edição e Colorização: Bernardo Meireles

FICHA TÉCNICA – MÚSICA:

Produção fonográfica, produção executiva, composição e intérprete: Márcia Guzzo
Produção musical, guitarra, baixo e mixagem: Kassin
Sintetizadores: Lux Ferreira
Bateria: Caio Oica
Masterização: Ricardo Garcia
Mixagem: Pedro Garcia
Acordeon: Mestrinho do Acordeon

OUÇA O EP ‘UDAYARA’ e ‘PRAIA DE ITAIPUAÇU’ NAS PLATAFORMAS:

https://ps.onerpm.com/1829179265 

SIGA MÁRCIA GUZZO:

Instagram: https://www.instagram.com/marciaguzzomusic/ 
Facebook: https://www.facebook.com/marcia.guzzo 
YouTube: https://youtube.com/marciaguzzo 

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso