Marcelo Simonka: A essência do preto e branco na arte

Cultura e Negócios
3 min. leitura

Em um cenário artístico cada vez mais vibrante e globalizado, a obra do fotógrafo Marcelo Simonka (nascido em 1973) se destaca pela profundidade e pela intencionalidade de sua estética. Bacharel em Artes Plásticas pela renomada Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 1995, Simonka encontrou na fotografia em preto e branco sua voz mais autêntica, uma escolha que transcende a mera técnica e se aprofunda em uma filosofia visual.

O primeiro flerte de Simonka com a fotografia enquanto forma de expressão artística ocorreu em 1992, ainda nos corredores da faculdade. Foi sob a orientação do professor João Luiz Musa e com a clássica câmera Zenit 12XP, que o artista mergulhou no universo analógico, descobrindo o poder da imagem capturada. Essa imersão inicial, no entanto, foi decisiva para a consolidação de seu estilo marcante.

A opção pelo preto e branco, que se tornou um elemento fundamental em sua técnica e estética, nasceu de uma confluência de fatores. Primeiramente, a infraestrutura da ECA-USP à época, com seu laboratório de fotografia inteiramente dedicado à revelação de filme e papel em preto e branco, direcionou seus primeiros passos. Contudo, essa exigência inicial transformou-se em uma poderosa ferramenta de expressão. Para Simonka, a ausência de cores elimina uma camada de distração, permitindo que o olhar se concentre na essência da mensagem que a imagem deseja transmitir.

Marcelo Simonka

Mais do que uma limitação técnica, o preto e branco confere à obra de Simonka uma “crueza, dureza e aspereza” que ressoam profundamente com suas convicções estéticas. Essa escolha deliberada o alinha a referências culturais de peso, como o cinema expressionista alemão, conhecido por sua dramaticidade e sombras contrastantes, e o film noir da década de 1940, que explorava a complexidade humana através de narrativas visuais sombrias e psicológicas.

Da visão paulistana aos palcos globais: Simonka em exposição no Japão e Finlândia

A relevância do trabalho de Marcelo Simonka ganha projeção internacional com sua participação em uma importante exposição que celebrará os 130 anos de Amizade entre
Brasil e Japão. A AVAGalleria tem o prazer de convidar o público para esta mostra única, que terá sua abertura em Osaka, Japão, de 30 de setembro a 05 de outubro. A curadoria é de Edson Cardoso.

Após o encerramento em Osaka, a exposição seguirá para Helsinki, Finlândia, onde as obras de Simonka e outros artistas também serão apresentadas, expandindo o diálogo cultural e a apreciação por sua arte para um novo continente.

Para acompanhar o trabalho de Marcelo Simonka e suas próximas incursões artísticas, siga seu perfil no Instagram: @marcelosimonka.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso