Luis Kiari lança o projeto Casa de Ferreira

6 min. leitura
Foto: Thayná Bonin

O cantor e compositor Luis Kiari lança, no dia três de junho, pela Kuarup Música, o EP Casa de Ferreira. O projeto de 4 faixas, é a primeira parte de um álbum com 10 músicas que virá no ano que vem. A produção musical ficou por conta do maestro, pianista, acordeonista, arranjador e compositor Marcos Farias. A predominância rítmica é de um estilo musical que o cantor sempre quis trabalhar com mais profundidade: o forró. “Desde o início da carreira, queria fazer um trabalho como esse, porém, não queria ser rotulado como artista/compositor de um único estilo”, afirma o cantor. “Apesar do meu trabalho apresentar elementos regionais e sotaques, foi necessário amadurecer um pouco mais como cantor e compositor para que me apresentasse, nesse momento, como um artista da cidade que olha para o interior e não apenas como um artista regional”, complementa.

O projeto conta com composições autorais, como “Paixão”, de 2011, feita em parceria com Matheus VK, e também traz obras de outros compositores, como Nando Cordel, autor da música “É só você querer”. “Busquei me explorar mais como intérprete de músicas que dialogam com quem sou e com o meu trabalho”. O cantor também interpretou novos compositores como Túlio Borges, com “Casa de Ferreira”, e compartilha que “a música leva o nome da minha família e, curiosamente, parece que foi feita para ela”.

A faixa “Pra Ficar Com Você”, de Petrúcio Amorim, reserva uma grata surpresa, a participação da cantora pernambucana Marinês, considerada a Rainha do Xaxado, que ao lado do marido, o sanfoneiro Abdias,excursionou abrindo shows para o rei do baião, Luiz Gonzaga: “este EP conta com a participação póstuma da grande cantora Marinês, mãe do Maestro Marcos Farias, produtor deste trabalho. Essa é uma homenagem aos 15 anos de sua partida”, conta Kiari.

Devido aos cuidados exigidos pelo período da pandemia, o projeto foi gravado com poucos músicos, de forma intimista e em família, com basicamente o Maestro Marcos Faria, o filho dele, o violonista e guitarrista Emmanoel Farias e a esposa dele, a instrumentista Sabrina Farias.

“As músicas deste álbum foram escolhidas de forma afetiva para que representassem de fato as cores, formas, a pureza no amor e na paixão que estão presentes nesse universo musical que ouvi e vivi desde a minha infância”.

É do próprio músico que vem o convite para a escuta do EP, parafraseando a música “Casa de Ferreira”: “Entra sem bater, senta sem pedir, venha se quiser sentir o cheiro do café que trago em mim”, finaliza.

Capa do EP “Casa de Ferreira”
Foto Thayná Bonin / Design: PBLK Comunicação


*Faixas do EP:*

1 – Casa de Ferreira / 2 – É Só Você Querer / 3 – Pra Ficar Com Você / 4 – Paixão.

Mais Sobre Luis Kiari:

O envolvimento de Kiari com a música começou na infância, em Campina Grande, no estado da Paraíba, ao ouvir o pai cantarolando versos de Maurício Reis, Altemar Dutra, Agnaldo Timóteo, Nelson Gonçalves, entre outros, enquanto o acompanhava no trabalho rural. Na adolescência teve seu primeiro contato direto com a música por meio dos instrumentos tocados pelos três irmãos cegos, que então estudavam na capital paraibana. Foi nesta época que Kiari aprendeu a tocar violão e começou a ter acesso aos primeiros CDs de música popular brasileira, trazidos pelos irmãos.

Aos 19 anos desembarcou no Rio de Janeiro e intensificou seu envolvimento com a música dando aulas de violão por indicação de amigos da igreja que frequentava. Através destes amigos conheceu aqueles que hoje são seus principais parceiros de composição como Caio Sóh, Gugu Peixoto e Fred Somer. A difícil adaptação do menino do interior do nordeste à realidade de uma grande cidade e a angústia silenciosa deste choque cultural transformaram-se na primeira composição do artista, em 2004, chamada “Terra Ardente”. A partir daí não parou mais. Em 2006 Kiari formou-se em Produção Fonográfica e ampliou seu interesse pelas palavras e por filosofia, frequentando o curso de Literatura da UFRJ como ouvinte.

Foi nesta época que conheceu Caio Sóh, que abriu a varanda de seu apartamento no Recreio dos Bandeirantes para encontros de música e poesia com jovens artistas de várias partes do Brasil. Destes encontros nasceram “Os Varandistas”, que chegaram aos palcos da MPB em 2010. Foi durante estes encontros que Kiari conheceu a jovem cantora Maria Gadú, que gravou em 2009, em seu CD de estreia, a canção Linda Rosa, composição de Luis Kiari e Gugu Peixoto, e que foi escolhida como parte da trilha sonora da novela Cama de Gato, da Rede Globo. Com Gadú, Kiari tocou em casas como o HSBC e Credicard Hall (SP), Vivo Rio e Teatro Rival (RJ), e participou da gravação do primeiro CD/ DVD da amiga, onde fez um dueto com sua canção “Quando Fui Chuva”, composta em parceria com Caio Sóh.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso