Dados educacionais no Brasil mostram que o índice de leitura no país é preocupante. Estima-se que o brasileiro lê, em média, menos de 5 livros ao ano (considerando a leitura parcial) e menos de 3 completos. O reflexo deste baixo alcance pode se ver anualmente nos vestibulares. No último levantamento acerca do aproveitamento na redação do ENEM, apenas 22 alunos obtiveram nota máxima, e quase 100.000 zeraram a dissertação. Tratando-se de um texto dissertativo-argumentativo, a redação do exame também aponta a dificuldade dos estudantes, sobretudo do setor público, na interpretação de texto, criação de repertório e debates contemporâneos, pilares extraídos de uma boa formação literária.
Fomento da leitura
Diante desse cenário, a LJS Distribuidor atua no mercado com o intuito de fomentar a leitura entre os estudantes. Por meio de projetos educacionais capazes de incentivar e torná-la um hábito frequente no dia a dia. Através deles, a distribuidora atinge não só o aluno, mas também educadores e familiares. Desde 2019, já são mais de 90.000 kits pedagógicos contratados pelas instituições de ensino. Alcançando 450.000 usuários entre professores, alunos e seus familiares e 5.000 participantes em palestras e eventos literários presenciais.
E não para por aí
Compromissado com o incentivo à educação, a LJS está se tornado um grupo empresarial e almeja expandir seu legado para as áreas de tecnologia, estratégia, marketing e inovação, investindo na administração de outras empresas voltadas para projetos educacionais e tecnológicos, além de uma organização sem fins lucrativos cujo propósito é a realização de ações de incentivo à leitura por todo o país.
Sandro Lopes, CEO da LJS destaca que quem irá encabeçar a presidência e a speaker da organização sem fins lucrativos é o ator e empresário Luciano Szafir, antes diretor institucional do grupo, e que vem se mostrando cada vez mais interessado no mundo dos negócios e da educação.
Para 2023, a parceria de sucesso entre Luciano Szafir e Sandro, também expert no desenvolvimento de projetos, planeja investir R$3.000.000 no desenvolvimento de novas tecnologias visando a agilidade na operação de ensino. O grupo também pretende, em até 5 anos, se tornar o maior distribuidor de projetos educacionais do país. A fim de contribuir cada vez mais com a alfabetização e formação de novos alunos no presente e profissionais no futuro.