No teatro desde os 9 anos, aos 41 Ligia Vargas está vivendo sua grande ascensão. Transitando nas mais diversas carreiras, foi após uma pausa profissional para se dedicar a maternidade, que a atriz se encontrou na carreira de apresentadora. Brilhando na internet com o videocast “Resenha Carioca”, ao lado de Rafael Oliveira, a dupla conquistou seu espaço também no streaming e agora Ligia se prepara para sua segunda estreia no canal Travel Plus: o programa Showtime, mostrando os bastidores dos maiores eventos do país. A estreia está prevista para abril de 2025.
Em entrevista, a apresentadora revelou como concilia as expectativas da maternidade com uma carreira de sucesso, além de dar dicas para outras mães com o mesmo objetivo e, por fim, responder qual é a sua maior “carioquice”. Confira:
– Você enfrentou uma jornada de redescobrimento após uma pausa na carreira devido a maternidade, certo? Qual é o seu conselho para mulheres que se veem na mesma posição, encarando o mesmo processo?
Persistência. Tive alguns momentos de muita insegurança nesse processo, ainda tenho. Mas quando olho para trás, vejo onde estava e onde estou e me sinto estimulada a seguir caminhando. Na verdade, acredito que a vida é um eterno caminhar rumo aos nossos objetivos. Quando atingimos um, seguimos para o próximo e por isso a persistência é fundamental, sem esquecer de aproveitar o “caminho”.
– Como essa relação funciona hoje para você? Como concilia suas próprias expectativas como mãe e uma carreira de sucesso?
A maternidade é muito particular para cada mulher, mas dizem que nasce uma mãe, nasce uma culpa e eu acho que isso faz parte do processo da maioria. Quando decidi retomar a minha carreira artística e com isso perdi o controle da minha rotina, sentia culpa quando não conseguia pegar meu filho na escola, quando não estava no jantar ou na hora de colocar na cama… E com isso, vivia aquela dualidade, a felicidade em estar trabalhando com o que amo, mas sem estar 100% na rotina de quem mais amo no mundo. Com o passar dos anos, o crescimento dele facilitou muito e eu fui conseguindo trabalhar as minhas expectativas e eliminar grande parte dessa culpa.
Hoje, aceito que não dá para fazer tudo, me faço presente o máximo que posso e principalmente, converso com ele o quanto sou feliz trabalhando como apresentadora e por isso, para me realizar profissionalmente, naquele dia não estarei em casa. E ele entende que estou buscando o que me faz feliz e isso tira o peso da minha ausência, pois reforça a minha felicidade!
– Você está em um momento de ascensão, com diversos projetos. Quais os próximos passos? O que ainda está por vir?
Espero que muitos trabalhos estejam por vir! (Risos) Aceito convites!
Nesse momento estamos focados em produzir os quadros extras que queremos incluir no canal da Resenha Carioca, além dos novos episódios do programa que gravamos semanalmente.
– Você já apresentou esportes, entretenimento, negócios… O que falta? Quais assuntos ainda gostaria de apresentar?
Eu adoro os programas de entretenimento. Mas tenho vontade de estar à frente de um reality show, pois é um perfil de programa desafiador, onde a reação do público vai conduzindo o desenrolar do programa e vejo o apresentador como o ponto de união entre os participantes, as torcidas organizadas e o público em geral!
– Para fechar, como apresentadora de dois programas que retratam o Rio de Janeiro de diferentes formas (Resenha Carioca e Showtime), qual é a sua maior “carioquice”?
Eu sempre abro o Resenha com essa pergunta e me identifico com quase todas as respostas! (Risos) Eu amo o Rio e não gosto quando falam mal da cidade, apesar de saber de todos os “poréns” que vivemos por aqui. Mas acho que se tivesse que escolher uma carioquice, diria que a intimidade instantânea do carioca, sou daquelas que fala com todo mundo e faço amizades com muita facilidade!
Ligia Vargas nas redes:
https://www.instagram.com/ligiavargasrj
Créditos: Fernanda Garcia