O ator Lázaro Ramos deu um susto grande em seus fãs, ao desmaiar em casa e precisar ser socorrido e levado a um hospital pela esposa Taís Araújo. O baiano de 45 anos, talentoso com inúmeros trabalhos na arte, seja como ator, apresentador ou cineasta, foi diagnosticado com Estafa, um tipo de esgotamento físico e mental que pode levar o ser humano à total exaustão, com sintomas de fraqueza muscular, visão embaçada, cansaço constante ou possíveis quedas repentinas da própria altura (desmaios).
Infelizmente, registros desse tipo é mais um alerta e demonstram a necessidade urgente de cuidados com a saúde mental e as possíveis doenças psicossomáticas que podem afetar qualquer um, seja famoso ou não.
O esgotamento físico e mental tem uma origem psicossomática, ou seja, são situações do cotidiano que desencadeiam efeitos negativos e recorrentes no bem-estar psicológico e emocional das pessoas tornando-as mais fragilizadas, abatidas e instáveis.
De tão expressivos, esses efeitos vão além do aspecto psicoemocional e passam a acometer também o fisiológico. Assim, eles tendem a causar sintomas que trazem um desgaste crescente no corpo, o que reduz a energia e o engajamento dos indivíduos ao realizar atividades do dia a dia.
As causas do problema podem ser bastante diversas, mas compartilham, entre si, fortes gatilhos estressores. É o caso das profissões com muita cobrança, pressão e acúmulo de tarefas, como é a rotina intensa de Lázaro, que está sempre envolvido em vários projetos simultâneos. Exemplos: privação do sono, alimentação inadequada, ansiedade, estresse em excesso, anemia, sedentarismo, depressão, entre outros.
Há também as pessoas que se sobrecarregam ao assumir diversos compromissos na rotina, dos quais não conseguem dar conta, como trabalhar, estudar, entre outras várias atividades juntas, e ainda assumindo sozinhas situações, nas quais se tornam responsáveis pelos cuidados e problemas de terceiros. As famosas esponjas emocionais.
Os sintomas da estafa ou esgotamento mental, são inúmeros, como: raciocínio lento, desânimo, insônia, irritabilidade, ansiedade, falha na memória, queda sensível da produtividade, apetite desregulado, falta de foco e concentração, humor bastante irritado e agressivo, perda de interesse em programas e atividades que gosta — como praticar esportes, ir à praia, sair para dançar, entre outros.
Além disso, também pode se detectar a baixa da imunidade com a possibilidade do surgimento de problemas de saúde com maior frequência, como alergias, gripes, viroses e infecções gastrointestinais.
Enfim, Lázaro Ramos vai precisar desacelerar para recuperar o equilíbrio ideal da conexão mente e corpo. Uma vez que entendemos que, o esgotamento emocional é um estado de exaustão mental e física decorrente da sobrecarga prolongada de demandas excessivas, fica fácil compreender que grande parte dos sintomas serve como um sinal de alerta do corpo e da mente de que é necessário priorizar a saúde mental.
Ignorar esses sinais pode levar a problemas de saúde mais graves, como a depressão e a ansiedade. Não espere atingir o limite para reconhecer o que realmente importa para você.
Se permita, dentro do possível da sua realidade, a rotina diária de cuidar de sua saúde física e mental, antes que as exigências da vida alcancem um ponto insustentável. Você merece ser a sua própria prioridade, não o resultado do colapso.
Psicanalista (SPM); Doutora em Psicanálise, membro da Academia Fluminense de Letras –cadeira de número 15 de Ciências Sociais; administradora hospitalar e gestão em saúde (AIEC/Estácio); pós-graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social (Facei); professora na graduação em Psicanálise; embaixadora e diplomata In The World Academy of Human Sciences US Ambassador In Niterói; membro do Conselho de Comissão de Ética e Acompanhamento Profissional do Instituto Miesperanza; professora associada no Instituto Universitário de Pesquisa em Psicanálise da Universidade Católica de Sanctae Mariae do Congo; professora associada do Departamento de Psicanálise du Saint Peter and Saint Paul Lutheran Institute au Canada, situado em souhaites; graduada em Letras – Português e Inglês pela PUC de Belo Horizonte.