Khiara dá dicas para ceia de Natal vegetariana

7 min. leitura

Por influência da mãe vegetariana, Khiara nunca teve uma dieta alimentar rica em proteína animal, mas foi exposta às carnes e outros derivados animais para que pudesse ter a oportunidade de escolha. 

“Desde a infância sempre preferi uma alimentação sem sofrimento animal, não sentia falta da carne”, comenta a atriz.

Na infância, a preferência virou um estilo de vida. “Acredito que meu comportamento foi moldado pelo senso crítico. Quando entendi que o impacto ambiental para a produção de alimentos com origem animal era estrondoso e mais, quando soube as condições de confinamento e muitas vezes de abate, além da compreensão sobre a própria vida de cada espécie, definitivamente cortei todo tipo de carne da minha alimentação”, relembra. 

A consciência alimentar e as receitas de família 

De ascendência italiana, Khiara sempre viu a mãe cozinhar. A mãe da atriz preparava a massa e o molho de modo artesanal, como quem fazia mesmo uma obra de arte ou experimentava frescos temperos em uma nova alquimia aos finais de semana. 

“Nos reuníamos em volta de uma mesa enorme e perfumada. Foi assim que as massas viraram meu ponto fraco, amo.”, comenta salivando. 

As “pastas” preparadas de maneira caseira e típica deram à Khiara muito mais do que memórias afetivas, cozinhar, especialmente massas virou um hobby. 

“Meu momento na cozinha é terapêutico. Esqueço do tempo e me entrego para cada etapa de um preparo, selecionando ingredientes como se eu pudesse escolher meus próprios pensamentos, eu me entrego”, revela Khiara. 

A gastronomia como válvula de escape 

“Antigamente, cozinhar era uma função estritamente feminina. Hoje, cada vez mais, homens, mulheres, crianças e adolescentes de um modo geral descobrem que é uma arte e como toda arte, promove conexão interna, expressão e relaxamento”, avalia Khiara. 

A atriz que cozinha nas horas vagas, por prazer e não por obrigação. “São momentos de fortalecimento de vínculo quando estamos entre amigos e familiares, mas também de muito autoconhecimento enquanto cozinhamos sozinhos”, pondera. 

Cozinhar para um grupo de pessoas próximas está entre os programas preferidos da atriz que já se prepara para a seleção do menu natalino e dá dicas de ceias vegetarianas. 

Opções vegetarianas para a Ceia de Natal 

“Natal é bom demais. Eu me divirto muito participando dos preparativos para a ceia”, conta Khiara, que costuma ser acionada pelos mais íntimos para uma dica ou outra de pratos que agradam inclusive os carnívoros. 

“Quer preparar um jantar especial de Natal e não tem ideia de por onde começar, me chama porque a cozinha pra mim é tão familiar quanto os palcos e as câmeras”, brinca a atriz. 

Entre as sugestões de Khiara para uma ceia natalina deliciosa estão, para as entradas: bruschettas de tomate confit com lascas de parmesão e manjericão fresco, caponata de berinjela ao forno com passas, saladas verdes ou coloridas variadas pela preferência de cada um com chutney de manga e para os pratos principais, as sugestões de Khiara, claro, são tipicamente italianas. “Podemos preparar uma lasanha de abobrinha, neste caso, quem gosta pode escolher o queijo sem proteína animal. Também fica uma delícia preparar um rocambole de lentilha ou grão de bico assados, acompanhados de um arroz bem natalino e uma farofa de castanhas”, sugere Khiara. 

E para as sobremesas? “Opções não faltam, mas eu aposto em peras cozinhas no vinho com pedaços de canela”, elas ficam maravilhosas com um sorvete de creme vegano”, finaliza a atriz. 

Receitas vegetarianas: escolhas que estão na boca do povo 

Quase metade (46%) dos brasileiros já não come carne, pelo menos uma vez por semana, por vontade própria, de acordo com o levantamento do IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). Apenas um dos indicativos do aumento dos chamados flexitarianos, adeptos de uma alimentação majoritariamente à base de hortaliças. 

A nova mentalidade para a alimentação impulsiona um mercado que cresce vertiginosamente, de alimentos a roupas, passando por cosméticos, isentos da participação animal, seja na composição ou nos testes. Um estudo da consultoria Allied Market Research revelou que o mercado vegano foi avaliado em USD$ 19,7 bilhões em 2020 com expectativa de crescimento de mais e USD% 36,3 bi até 2030. 

Dados do Ministério da Economia apontam que na última década o número de abertura de empresas com o termo vegano cresceu mais de 200%. Só até abril deste ano, foram 117. 

Um comportamento que tem movimentado o mercado, aquecido a economia e principalmente contribuído para uma alimentação mais saudável. “Nós somos o que comemos e podemos comer de forma saudável, flexível e saborosa. O preconceito é cada vez menor porque estamos aprendendo a escolher melhor”, finaliza. 

Sobre a Khiara 

Jovem atriz e cantora com disco de platina, com mais de 1 milhão de ouvintes únicos da música “Fã número um”, um solo cantado por ela na série Roxteen, no YouTube. Aos 21 anos já coleciona atuações em filmes de sucesso como “2 Babás Muito Esquisitas”, “Acampamento de Férias 2”, “Acampamento de Férias 3”, “O Plano dos Vilões” e “Gincana na Netoland”, ao lado do Youtuber Luccas Neto. Já trabalhou como modelo em campanhas publicitárias e ganhou o prêmio de melhor atriz no festival do Rio Grande do Sul, pelo curta-metragem “Roda Gigante”, da diretora Fernanda Neu, concorrendo com outros 900 curtas. 

Instagram

Twitter

YouTube

TikTok

Kwai

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso