Responsável por misturar o arrocha e o pagode baiano, o Arrochadeira surgiu na década de 2010, revelando artistas com projeções nacionais como a Banda Vingadora, dona do hit “Metralhadora”, sucesso no carnaval de 2016.
De lá pra cá, o estilo musical continua a fazer sucesso em todo o Brasil, novas revelações estão surgindo, como é o caso de João Grandão. Natural de Caruaru, no agreste de Pernambuco, João Vitor Belmiro Silva, 24, iniciou sua trajetória na música em 2011 no rap e funk de periferia, percursor para o arrochadeira.
Destaque por uma faixa que trouxe vocais com autotune, e um sample de MC Myres, ‘157 Cafajeste’, o vocalista teve inspiração do Diego Silva, vocalista da banda Forró Vumbora. O cantor chegou a ser DJ e gravar canções com grandes nomes do nordeste até se inspirar em um cantor de Bregadeira (bonde do gato preto) e criar um personagem chamado “João Grandão”.
João revela que pretende alcançar voos maiores com a música. “Meu objetivo hoje é fazer a musica mais visível ao mundo, fazendo com que o ritmo chegue onde antes era ‘travado’ por simplesmente receio das pessoas. Meu maior sonho é fazer uma turnê na Europa, trazendo algo novo e diferente. O movimento arrochadeira já tem público no mundo todo pela internet, porém o público não tem tanta oportunidade de consumir os artistas que são donos dessa cultura”, finaliza.