Investimento em criptomoedas: guia para iniciantes

11 min. leitura
Investimento em criptomoedas: guia para iniciantes

A valorização das criptomoedas tem levado cada vez mais pessoas a procurar formas sobre o investimento em criptomoedas, além de estar por dentro desse universo que se mostrou em constante evolução e repleto de benefícios.

Para que se tenha ideia desse cenário, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 4 milhões de brasileiros investem em criptoativos, demonstrando na prática que estamos cada vez mais dentro desse mundo.

Ou seja, assim como a tecnologia e universo digital tem estado presente, por exemplo, em locais para casamento ao ar livre, ao tratar-se dos investimentos e do setor financeiro, as criptomoedas se mostram o futuro.

Além do mais, um relatório da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), um raio-x do investidor brasileiro, revela que as moedas digitais são mais investidas por jovens entre 16 e 25 anos, ou seja, 5% da população .

Por isso, independente da idade ou até mesmo do setor em que trabalha, estar por dentro de tudo em relação às criptomoedas é um passo necessário e que tende a te garantir investimentos e ações muito mais certeiras visando um futuro.

Afinal de contas, com o crescimento e a valorização constante em relação aos criptoativos, ficar de fora desse universo e dos seus investimentos é perder e muito em relação a esse novo mercado e o futuro.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as criptomoedas, evidenciando a sua importância, como começar a investir nelas, além de algumas dicas para quem deseja iniciar nesse universo e quais são as principais do mercado. Confira!

O que são as criptomoedas?

Criptomoeda é o nome genérico para uma moeda digital descentralizada feita em uma rede blockchain, baseada em um sistema criptográfico avançado que protege suas transações, seus dados e as informações da pessoa que faz a transação.

Não entendeu nada? Sem problemas, vamos passar por cada ponto e fazer com que você entenda e se mostre cada vez mais pronto para investir e entrar nesse universo.

Criptomoedas são moedas digitais porque, ao contrário do real, o dólar e outras moedas palpáveis, elas existem apenas na internet, não tendo o mesmo acesso que teríamos com o real quando vamos comprar por exemplo, articuladores para móveis.

Ou seja, em outras palavras, você sabe que as criptomoedas são reais, mas não pode pegá-las, guardá-las na carteira no cofre ou debaixo do colchão.

Além do mais, outra característica em relação às criptomoedas é que não há agência ou governo responsável por regular, mediar e aprovar moedas, transferências e outras operações. Você é o usuário que faz isso.

Ou seja, desenvolvido em uma rede blockchain, esta é a tecnologia por trás disso. O Blockchain é basicamente um sistema que permite que algum tipo de informação seja enviada e recebida pela internet.

E no sistema de codificação, pois é essa camada de segurança que é garantida pelo blockchain. Isso possibilita emitir e tornar mais seguras as transações em moeda virtual. Foi a partir dessa tecnologia, dentre outras coisas, que surgiu o nome da criptomoeda.

Sendo assim, diante de um mundo onde as pessoas buscam o máximo de segurança desde uma pesquisa de onde comprar piso vinilico barato, as suas transações bancárias, as criptomoedas são a solução proporcionando segurança e muitos outros benefícios.

Por isso, aprender a investir e estar inserido nesse universo é algo necessário e que deve ser realizado o quanto antes, visando o futuro e investimentos assertivos diante desse mercado.

Como começar a investir em criptomoedas?

Para começar a investir em criptomoedas, você precisa abrir uma conta em um corretor de investimentos. Existe um digital. O corretor original com muitos anos no mercado e corretores especializados na venda dessas moedas.

Você também pode comprar criptomoedas ou fundos criptográficos. Depois de investir algum tempo e ganhar mais experiência, pois assim como em uma empresa de esteira transportadora industrial, estar ambientado é um ponto relevante ao se tratar das criptomoedas..

Adquirir cotas de fundos é uma das melhores opções para quem não tem experiência com investimentos em criptomoedas. O processo é mais fácil, pois não há necessidade de comprar criptos, mas sim os conhecidos derivativos.

Outra opção é comprar ETFs (exchange-traded funds), que é um fundo de investimento que negocia como uma ação na bolsa de valores. Um exemplo de ETF que tem atraído muitos investidores é o BITH 11 ETF.

Ou seja, para que fique claro as opções em que você pode investir nesse universo, confira as principais criptomoedas e entenda ainda mais sobre esse mundo.

  • Bitcoin;
  • Ethereum;
  • Tether;
  • Binance Coin;
  • USD Coin; 
  • XRP;
  • Terra;
  • Cardano;
  • Solana. 

Além do mais, você também pode comprar criptomoedas diretamente negociando com outros intermediários. Peer-to-peer (ponto a ponto) é um tipo de transação feita por meio de uma plataforma especial.

Ou seja, assim como já estamos habituados quando buscamos por uma consulta no veterinário valor, o comprador entra em contato com a cliente para saber em quais moedas está interessado. O próprio vendedor negocia o valor e o pagamento é combinado entre os dois.

Por isso, mesmo que você não se mostre um especialista em relação às criptomoedas, existe uma série de possibilidades para que invista nesse universo e tenha êxito em relação a cada ação.

Como investir em criptomoedas sendo iniciante?

Quem quiser saber como investir em criptomoedas, deve primeiro entender que se trata de uma negociação arriscada. Assim como investir em ações, o mercado de moeda digital é volátil e os preços podem flutuar muito. 

Consequentemente, não é um tipo de investimento recomendado para investidores com perfil conservador, pois para alcançar bons resultados, é necessário estar aberto aos riscos e conseguir superá-los.

Ou seja, para os investidores que geralmente investem em ações seguras de empresas de guincho para barcos, para iniciar no mundo das criptomoedas, é necessário estudar e ter muita cautela diante das ações realizadas.

Alguns conselhos são importantes para começar. A seguir, você olhará passo a passo para evitar enganos e aprender a investir em criptomoedas. Verifique!

Estude muito sobre o ativo 

Antes de começar a investir, estude o mercado de criptomoedas. Entenda como funcionam, procure análises especiais, pesquisas de avaliação, conheça as principais moedas (Ethereum, Dogecoin, Binance coin, Ripple, Litecoin), compreenda quais são as melhores para investir e muito mais. 

Além do mais, certifique-se de saber sobre isso antes de investir seu dinheiro, pois como o mercado de fato é arriscado, é necessário ter muita cautela e saber exatamente o que está fazendo.

Por exemplo, assim como em uma empresa de corte a laser metal, é necessário analisar os concorrentes e saber como investir. Ao tratar das criptomoedas, também é necessário esse estudo e assertividade através de cada passo.

Abra conta em uma corretora 

Pesquisar bolsas que oferecem criptomoedas, pesquisar sua reputação e procurar avaliações de seus serviços. Isso ajudará você a avaliar qual é a melhor opção. 

Descubra também como enviar dinheiro a ela. Essa é uma etapa importante e deve ser muito bem planejada para evitar custos excessivos.

Depois de escolher um corretor, é preciso abrir sua conta. Concluir o registro fornecendo seus dados pessoais e alguns documentos para verificar sua identidade. Além disso, as trocas podem exigir tokens para melhorar a segurança da transação.

Depois que a conta for sancionada, deve transferir fundos para começar a negociar, realizando investimentos precisos e que tendem a movimentar a sua conta positivamente.

Não coloque todos os investimentos em cripto 

Criptomoeda ou fundo criptográfico deve ser uma oportunidade para diversificar seu portfólio. Ter uma carteira com diferentes tipos de investimentos ajuda a preservar seu patrimônio e evitar grandes prejuízos, garantindo melhores lucros.

Ou seja, caso possua uma empresa de conexões aço carbono rosca ou até mesmo outros investimentos, não coloque essas questões em risco e de fato, tenha cautela ao realizar as aplicações em criptos e cada ação.

Mantenha uma fatia de investimento pequena 

Quando se trata de ações, os especialistas aconselham o investidor a começar com precaução, aplicar aos poucos e ir aumentando a parcela até atingir um limite adequado ao seu perfil. 

No caso das moedas digitais, a orientação é sempre mantê-las como a menor parte do portfólio. Entre 1 % e 2 % porque esta classe de ativos é nova.

Acompanhe os índices das cotações 

Os índices financeiros são relatórios importantes para quem quer começar a investir em criptomoedas ou já começou a investir. Eles são a principal referência, pois acompanham as consultas. Os mais famosos são:

  • Índice de futuros de Bitcoin da Chicago Mercantile Exchange;
  • Índice Nasdaq de Criptomoedas;
  • Índice S&P Bitcoin Index;
  • S&P Ethereum Index;
  • Índice S&P Crypto Mega Cap. 

Devido à sua alta volatilidade, as criptomoedas podem passar por períodos de forte crescimento ou declínio. A dica para quem quer comprar é guardar a moeda na carteira por um período de tempo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso