Quem disse que a internet não é lugar de debate político? Só se for muito sem noção pra insistir que esse modelo de mídia não tem poder. Veja só o estrago que uma fake news pode promover, tanto para um lado, quanto para outro, tanto para o bem, quanto para o mal.
Botando na balança e depois peneirando bem, o que resta é uma e somente uma verdade. A internet é ágil e veloz, mas o volume de conteúdo e substância de conhecimento não obtém o devido tempo de absorção, como na leitura estruturada em frases, parágrafos, capítulos, páginas e tudo aquilo que compreende uma obra literária.
Esta última, por exemplo, proporciona, para a assimilação com o devido questionamento pelo processamento mental, uma espécie de parada estratégica para que nossa mente faça a devida avaliação.
Pois é esta brecha de tempo pensante que ativa poderosamente a capacidade de absorção e nos permite uma espécie de sequenciação das ideias para a formulação de um pensamento e o armazenamento no cérebro como uma experiência vivenciada.
Há quem diga que quem nasceu ou pertence à era digital tem mais intimidade com o monitor do que com um livro. Há controvérsia e qualquer radicalismo pode levar a erro.
A leitura constante ativa a memória e proporciona aumento das conexões neurais. Alguns especialistas no estudo da memória reforçam a importância do aprendizado constante pela leitura e garantem que ela contribui para a capacidade de compreendermos e nos solidarizarmos emocionalmente com os outros.
Mas afinal, internet é ou não palco para o embate político? Claro que é, desde que a velocidade e a rapidez – que caracterizam a mídia digital – não atropelem e deixem para traz o conteúdo.
O conhecimento e a pertinência que ele tem para com o que se quer assuntar, seja lá em que instância ou veículo for, necessita estar presente para sustentar o que queremos dizer ao outro. Não pode ser apenas e somente rápido e ligeiro, como um letreiro luminoso colorido, cujas letras correm sem que muitas vezes consigamos captar a mensagem.
Internet é lugar de política sim. E com boa leitura, fica ainda melhor.