Nos últimos anos, a indústria de jogos obteve avanços importantes em pouquíssimo tempo. O surgimento contínuo de novas tendências, avanços tecnológicos e o desejo crescente dos jogadores por experiências mais complexas e envolventes contribuíram para essa rápida mudança.
O mercado global de jogos vale mais de US$300 bilhões e ainda está crescendo e conectando milhões de jogadores em todo o mundo. Além disso, a enorme quantidade de dados que os jogos coletam talvez seja mais surpreendente do que a quantidade impressionante de receita global que o setor gera.
O negócio de jogos se beneficiou muito com esses fluxos de dados massivos, além de desenvolvimentos na análise de big data e a crescente influência da inteligência artificial na indústria. As tecnologias de big data e IA já estão sendo adotadas por muitas empresas em um esforço para analisar melhor o comportamento do usuário e oferecer aos jogadores experiências de jogo mais distintas e aprimoradas.
A indústria dos games foi significativamente impactada pela inteligência artificial de várias maneiras. Ela ampliou o escopo do setor e produziu um cenário onde as capacidades operadas por máquinas são praticamente infinitas. Pode-se argumentar que o mercado de poker online, por exemplo, seria um ótimo campo de testes de IA. A inteligência artificial funciona coletando dados, o que permitiria examinar odds e estatísticas de poker para aumentar sua precisão.
Muitos aspectos do jogo foram influenciados pela IA, uma vez que os tornou mais envolventes, responsivos e adaptáveis. Vamos examinar os setores em que a IA pode fornecer muito mais vantagens e soluções criativas no futuro que podem impulsionar o setor de jogos a novos patamares.
Criação e produção de conteúdo
Cada videogame apresenta inúmeras variações de personagens 3D, roupas, poderes, música e outros elementos. Esses ativos devem ser desenvolvidos, o que leva muito tempo e dinheiro. No entanto, essa produção pode ser feita de forma mais rápida e barata aplicando a IA em grande escala, e utilizando-se de uma variedade de estilos artísticos.
Os sistemas de IA também podem produzir narrativas interativas utilizando ferramentas de geração de texto e enredos já aprendidos. Uma simulação de aventura baseada em texto chamada AI Dungeon é um dos exemplos mais conhecidos desse tipo de aplicação. Neste jogo, que oferece aventuras totalmente orientadas por IA e opções infinitas, os jogadores podem realizar qualquer ação e avançar no jogo inserindo seus comandos e instruindo a IA a produzir conteúdo ilimitado para seu personagem se envolver na aventura.
Desenvolvimento de experiências mais realistas
A inteligência artificial tem muito potencial para melhorar o desempenho da simulação em jogos online, aperfeiçoar o visual e fazer os jogos parecerem mais autênticos e naturais. A IA pode ser usada para gerar novas paisagens virtuais e mundos de jogos com iluminação em tempo real e iluminação de cena, já que é eficaz em antecipar o futuro em sistemas complexos.
A inteligência artificial traz à tona métodos ainda mais intrigantes para aumentar a imersão e a interatividade dos videogames com a incorporação da tecnologia de realidade virtual e aumentada. Um destes métodos é o upscaling de IA, que é um recurso útil para aprimorar os gráficos de jogos online e criar representações de objetos do mundo real.
O upscaling com tecnologia de IA oferecido pela gigante de tecnologia NVidia, por exemplo, pode ser usado para aprimorar os gráficos executando a maioria dos jogos em uma resolução mais alta do que o seu monitor pode suportar.
Detecção de cheats e trapaças em jogos multiplayer
Os cheats e as trapaças são um problema crescente em jogos multiplayer online que pode ter um efeito negativo nos jogadores e ter grandes repercussões para os desenvolvedores de jogos. Muitos jogadores se sentem vulneráveis a oponentes que têm vantagens injustas em todo o mundo. Portanto, parece que há uma corrida para encontrar trapaceiros em videogames e a necessidade de incorporar melhores métodos de detecção.
Enquanto os trapaceiros usam a IA para trapacear de maneira realista comparável aos humanos para evitar serem pegos, muitas empresas de videogame utilizam a IA para analisar os padrões de movimentos e chaves do jogador para detectar se um usuário está trapaceando ou não.
Considerações finais
Embora todos esses usos atuais e potenciais da IA em jogos pareçam empolgantes, é difícil prever até que ponto a IA avançará e que efeito isso terá na indústria dos videogames.
No entanto, dado o quão longe a inteligência artificial nos jogos chegou, é óbvio que a IA continuará a ser desenvolvida e produzirá uma gama mais ampla de configurações e experiências imersivas para os jogadores.