O termo inbound pode ser entendido como algo que vem de dentro, ou seja, algo que é construído na intimidade e em um espaço sigiloso e que, com o passar do tempo, ganha um patamar maior e chama a atenção de diversas pessoas ao redor.
Dentro do mundo empresarial, é normal ver pessoas buscando atrair clientes a todo o custo para suas marcas com a intenção de vender seus produtos ou serviços, seja através de comerciais na TV, na rádio, outdoors nas avenidas ou panfletos nas ruas.
Entretanto, nos últimos tempos, com a chegada das redes sociais e do universo digital, muitas estratégias surgiram e mudaram por completo a forma como as pessoas trabalhavam para atrair novos clientes.
Você já pensou em um cenário onde não é mais preciso ir atrás dos seus clientes, pois serão eles que virão atrás de você, do seu negócio e do que você oferece? Pode parecer até algo impossível, mas já é uma realidade para quem conhece o inbound marketing.
Hoje, uma pessoa que busca por uma manta impermeabilizante valor acessível na internet e ao encontrar o produto perfeito, entra em contato com a marca para a compra, está concretizando o conceito de inbound marketing, por mais que não saiba.
Entretanto, ainda existem muitas pessoas e empreendedores que não entendem sobre o assunto e nem sabem sobre o que se trata o inbound marketing, por isso hoje iremos entender a fundo sobre esse assunto.
Entenda o que é o inbound marketing
O inbound marketing é um conceito que surgiu logo após a chegada do marketing digital, um conjunto de estratégias que visam aumentar os resultados de uma empresa através dos meios de comunicação digitais.
Sendo assim, podemos entender o inbound marketing como uma dessas estratégias e que tem o objetivo de fazer com que os clientes cheguem até uma marca e não ao contrário, otimizando ainda mais o tempo e os processos dessa empresa.
Através do inbound marketing, uma empresa demolidora consegue duplicar o seu número de clientes apenas com táticas que visem a aproximação deles, sem que a empresa precise tomar atitudes para influenciar nessa ação.
Até porque só quem já foi incomodado por um vendedor ou por uma pessoa que insistia na venda de um produto ou serviço sabe o quão desagradável isso é e como pode acabar com qualquer mínimo interesse no que está sendo vendido.
Por isso, o inbound marketing surge como uma opção mais simples e natural para o usuário, fazendo com que a empresa seja vista apenas como alguém que está apresentando algo para ele e que ele pode ir atrás de mais informações ou não.
Imagine que você está navegando pelas redes sociais e se depara com o anúncio de um lindo móvel. Você clica no link e já preenche o formulário para solicitar o contato da marca e adquirir aquele móvel que te deixou apaixonado(a), isso é inbound marketing.
Quando um usuário pesquisa por toldos verticais para varandas preços acessíveis, e por livre e espontânea vontade, realiza alguma ação que demonstre interesse de compra, ela está colocando o conceito da estratégia em prática, mesmo que nem saiba sobre ela.
Sendo assim, podemos entender o inbound marketing como uma estratégia inovadora do mercado, que tira a empresa do papel daquele que vai atrás do cliente, e a deixa apenas na produção de que é necessário para que os clientes comecem a surgir por si só.
Etapas de funcionamento do inbound marketing
Agora que você entende o básico, que é justamente o conceito de inbound marketing, chegou o momento de entender como ele funciona e tudo que é feito para que essa estratégia seja de fato um grande sucesso para a sua empresa.
Dentro da estratégia existem diversas etapas, mas hoje selecionamos as mais importantes e que seguem uma linha de coerência de tudo o que deve acontecer para que ela seja o mais natural possível para o seu potencial cliente. Confira:
Atrair
O primeiro passo a ser feito é justamente a atração desses clientes, mas você pode estar se perguntando por que atrair se o conceito é justamente fazer com que eles cheguem até a marca de tubos e perfis de alumínio, por exemplo.
Pois bem, o conceito é este mesmo, mas os usuários precisam de algo que chame sua atenção e façam com que eles se interessem pelo que veem ao ponto de tomarem a atitude de pensarem em consumir de você, por isso o primeiro passo da estratégia é atraí-los.
Converter
Após a atração, que pode ser feita por meio de conteúdos nas redes sociais ou outros formatos, chega o momento da conversão, que é quando aquele simples usuário que viu a sua marca sai do status de admirador e se torna um potencial cliente.
Dentro do universo do marketing, esse potencial cliente também é conhecido pelo termo lead, que é um status intermediário, onde ele já não é mais um simples admirador da sua marca, mas também ainda não é um cliente oficial.
Relacionar
Como esse potencial cliente ainda pode estar na dúvida se contrata ou não o seu serviço de ancoragem para prédios ou compra o seu produto, é preciso de muita paciência e comunicação para entender a fundo as dores, necessidades e desejos dele.
Por isso, agora é o momento de criar um relacionamento, é entender sobre esse potencial cliente e deixar que ele também conheça a sua marca, pois isso irá gerar identificação, conexão e intimidade entre ambas as partes, fazendo com que ele confie em você.
Vender
A partir daí é quando enfim chega a parte mais esperada por todo e qualquer empreendedor: a tão sonhada venda do seu produto ou serviço, que é quando finalmente aquele potencial cliente toma a decisão de comprar o que você oferece.
Aqui é importante reforçar que o processo de venda também precisa ser muito humanizado e personalizado, por isso vale a pena um treinamento com o seu time de vendas para que eles estejam cientes da importância dessa ação.
Analisar
Há quem pense que tudo termina após a venda, não é mesmo? Afinal de contas, se você já obteve o dinheiro, nada mais importa, mas é aí que muitos se enganam e o que faz uma empresa de levantamento topográfico, por exemplo, ser a melhor em seu segmento.
Isso porque, após a venda, é importante analisar os resultados dela, ou seja, como aquele se sentiu com o produto ou serviço, como ele avalia os processos desde a etapa de atração até aqui e se ele recomendaria a sua marca para outra pessoa.
Fidelizar
Com isso chegamos à etapa da fidelização, ou seja, é quando aquele cliente se sente fidelizado à sua marca, o que o estimula a consumir novamente o seu produto ou serviço ou até mesmo indicá-lo para outras pessoas.
Quando uma marca consegue fidelizar um cliente, ela conquista um grande defensor, ou seja, alguém que estará disposto a defendê-la do que virá e que irá ser e que poderá ser aquele marca que se recomenda com os olhos fechados.
Essas são as etapas de funcionamento do inbound marketing, que funcionam tanto para uma marca que realiza inspeção predial a saúde dos edifícios quanto para uma que vende produtos para cuidados com os pets, basta aplicar que você verá os resultados.
Dicas de aplicação do inbound marketing
Para finalizar, não poderíamos deixar de oferecer algumas dicas que irão te ajudar a colocar esse conceito em prática de forma ainda mais simples e acessível, facilitando muito esses processos para você, confira:
Conheça bem o seu público
Conhecer o seu público irá te ajudar a saber qual tipo de conteúdo deverá produzir para atraí-los e mais do que isso, poderá te ajudar a conhecer mais sobre o perfil de pessoa com a qual está lidando para que assim construa um relacionamento saudável com ela.
Produza conteúdo de qualidade
A produção de conteúdo nos dias de hoje é essencial para qualquer marca que deseja sucesso, por isso, aposte em diferentes formatos e veja qual mais chama a atenção do seu público, pois assim você terá a receita perfeita para o sucesso.
Defina seus canais de comunicação
E é claro que a definição dos seus canais de comunicação também é fundamental para que você consiga vender a sua capa coladinha para sofá, ou seja qual for o seu produto ou serviço, através de um espaço onde sabe que encontrará o seu público presente.
Essas são dicas simples e básicas, mas que já fazem toda a diferença na rotina de quem deseja começar a investir no inbound marketing e obter os ótimos resultados que só ele traz, como:
- Atração de leads qualificados;
- Construção de relevância e autoridade;
- Audiência e público fiel;
- Mais visibilidade e reconhecimento;
- Preferência entre os concorrentes;
- Mais oportunidades de vendas;
- Maior segmentação.
Isso significa que você tem muito mais a ganhar do que perder ao apostar no inbound marketing, o que prova como essa estratégia é essencial nos dias de hoje, ainda mais dentro do universo digital.
Considerações finais
Dessa forma você contará não apenas com mais um simples conceito ou estratégia de mercado, mas com um grande parceiro e aliado que irá te ajudar a chegar onde deseja e construir uma marca de grande sucesso no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.