Imaterial Artesanato Brasileiro chega em Campinas

6 min. leitura

Uma casa no centro de Sousas, esse charmoso distrito de Campinas, abrigará a primeira loja da região dedicada à arte e artesanato brasileiro. A marca Imaterial Artesanato Brasileiro surgiu em 2018 conquistando um espaço importante no mercado online através de seu e-commerce. Esse novo passo tem como objetivo se aproximar do público, permitindo o contato direto com essas peças, sendo via de acesso para este Brasil afetivo, criativo e culturalmente riquíssimo. A abertura oficial da loja será no dia 14 de setembro. Não é coincidência que a loja esteja em Sousas, lugarejo bucólico que concentra uma série de imóveis tombados, que guardam parte da história da região. Esse distrito também fez parte da história de Camila Gomes, campineira e proprietária da marca, que cresceu pelas ruas onde nasceu e viveu sua avó.

A loja apresentará trabalhos de todas as regiões do Brasil, prezando pela curadoria diferenciada e trazendo um olhar contemporâneo para peças de comunidades tradicionais, ribeirinhas, indígenas, e também artesãos de centros urbanos.“Cada peça nos revela histórias surpreendentes de pessoas, lugares e técnicas. Não aquela história que ficou parada no tempo, mas essa que é construída diariamente, em cada canto do Brasil, e que precisamos resgatar”, comenta Camila Gomes. “Tem momentos em que a gente precisa se distanciar de algo para reconhecer seu verdadeiro valor. Durante o período em que morei fora do Brasil, trabalhando em uma multinacional em Bruxelas, a conexão com meu país se fortaleceu de uma forma diferente. Comecei a ressignificar meu olhar para o que temos, me abrir para a riqueza de quem somos. O encontro com o artesanato foi consequência disso”, diz Camila.

Imaterial chega em Campinas para viabilizar o acesso à arte brasileira e possibilitar o conhecimento dos diferentes Brasis que cabem dentro do nosso vasto território. “Por mais que Campinas seja uma cidade grande e potente, faltava um lugar dedicado ao artesanato brasileiro que falasse com profundidade desse rico universo”. Muito além de uma loja, esse espaço físico nasceu da vontade de promover a conexão das pessoas com nossa cultura tradicional, dar visibilidade para os artesãos, contar suas histórias. Nosso próprio nome já diz: o mais importante é o que está além da peça, aquilo que os olhos não podem ver e as mãos não conseguem tocar, esse verdadeiro patrimônio cultural imaterial que precisa ser reconhecido e valorizado”, complementa Camila.

Sobre a Imaterial Artesanato Brasileiro

Surge então o desejo de proporcionar isso a outras pessoas, e foi assim que em 2018 a campineira deu vida à Imaterial Artesanato Brasileiro, viajando o Brasil para descobrir trabalhos que até então não eram acessíveis ao público. O projeto começou através de um e-commerce focado nas artes tradicionais e contemporâneas brasileiras. “Queremos falar de artes que tinham mais espaço em galerias fora do Brasil, do que aqui dentro. Dessas que estão a quilômetros de distância, que precisam atravessar longos caminhos de terra, rios, em comunidades quase isoladas, e que apesar das dificuldades, perpetuam saberes tradicionais e continuam produzindo com alegria e criatividade peças impregnadas de ancestralidade. Peças que contam sobre costumes, ritos e modos de vida que atravessam gerações, ganhando um espaço de destaque nos ambientes contemporâneos”, explica Camila. 

Trabalhar com estes artistas e artesãos é uma responsabilidade enorme, já que, historicamente, esse universo sofre na mão de atravessadores. Por isso, o trabalho da Imaterial com comércio justo e transparente e não acontece apenas no discurso. Camila foi a primeira no segmento a lançar um Relatório de Impacto, que dá visibilidade a todo o trabalho realizado pela marca, com abertura de custos, e que está disponível para qualquer visitante de seu site. “Trabalhamos com parceiros, não fornecedores. Buscamos uma relação horizontal onde todos se beneficiam e se fortalecem. Acreditamos que negócios podem ser mais humanos”. ressalta Camila.

Além de uma gama generosa de produtos e histórias, a Imaterial se preocupa com os impactos da comercialização do artesanato para as comunidades e pessoas, e, desde o princípio, realiza um trabalho sério seguindo os princípios do comércio justo. Como parte disso, prioriza artesãos em situação de vulnerabilidade, garantindo sua remuneração correta, e também realiza parcerias com instituições com propósitos em comum. Uma das parcerias nesse sentido acontece em Campinas, com o COMEC (Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas), projeto que tem como missão dar uma segunda chance para adolescentes que cometeram atos infracionais e oferecer geração de renda às mães através do artesanato. “Nosso propósito é olhar para o artesanato como um bem cultural, gerando também impacto social e econômico”, comenta Camila, a fundadora da marca.

Ao mesmo tempo, a Imaterial mantém parcerias com instituições e um percentual de cada compra vai para um fundo emergencial que ajuda comunidades ou famílias de artistas em dificuldade.

Serviço

Inauguração Loja Imaterial Artesanato Brasileiro

Data – 14 de setembro

Horário – das 10h00 às 19h00

Endereço – Rua Sete de Setembro, 63 – ao lado da Igreja Matriz Sant`Ana) – Souzas

www.imaterial.art.br

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso