Ícones do eletro-pop Ladytron anunciam seu oitavo álbum de estúdio ‘Paradises’

Redação
6 min. leitura

Foto: Mark McNulty

  • Eles compartilham a nova e fantasmagórica música + vídeo “Kingdom Undersea”
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Ouça o single aqui.

A querida banda britânica de pop eletrônico Ladytron é uma das mais influentes e icônicas dos últimos 25 anos. Após celebrar o 20º aniversário do álbum Witching Hour (2005), o grupo quebra seu silêncio e anuncia o oitavo álbum de estúdio, Paradises, com lançamento em 20 de março via Nettwerk.

Depois de retornar enigmaticamente com a hipnótica “I Believe in You” e o estrondo de outubro “I See Red”, o trio divulga mais um sucesso com “Kingdom Undersea”, soando novo e diferente, porém inconfundivelmente Ladytron. Com um funk maquinal pulsante, a faixa avança com um riff de piano balear implacável sobre uma linha de baixo poderosa, enquanto os vocalistas Helen Marnie e Daniel Hunt entregam um raro dueto — um lamento náutico, um enigma de símbolos e desejo, de “Paredes de mármore, membros de aço”, acompanhados por um coral espectral de vozes Fairlight apaixonadas.

O single chega acompanhado de uma performance filmada e sombria, registrada dentro de uma instalação de vídeo analógico originalmente concebida para os subversivos de acid house The KLF. O clipe traz Marnie, Hunt, Mira Aroyo, o percussionista Peter Kelly e um novo integrante da formação ao vivo, o multi-instrumentista Andrew Hunt (Dialect, Outfit).

ASSISTA AO VÍDEO DE LADYTRON “KINGDOM UNDERSEA” AQUI:

Após mais de duas décadas desbravando novos territórios sonoros e se tornando um dos artistas referenciais dos anos 2000, Helen Marnie, Daniel Hunt e Mira Aroyo retornam revigorados em Paradises, seu aguardado oitavo álbum de estúdio, previsto para 20 de março de 2026 via Nettwerk — o mesmo selo responsável por Velocifero (2008) e Gravity the Seducer (2011). Brilhando em cores, Paradises mostra o Ladytron em sua forma mais elegante, romântica, urgente e psíquica — uma colagem luminosa de primitivismo tecnológico, disco sacerdotal, soul espectral e noir balear. É uma praia no fim do mundo, cheia de premonições, preces e encantamentos.

Produzido por Daniel Hunt e mixado pelo colaborador de longa data Jim Abbiss (vencedor do Grammy pelo álbum de estreia de Adele), o expansivo álbum de 16 faixas marca o trabalho mais orientado para a pista desde Light & Magic, e seu salto mais significativo desde Witching Hour. Abbiss comentou: “Quando ouvi as demos de Paradises, fiquei realmente impressionado. A variedade nas composições e arranjos me lembrou Witching Hour, mas com uma atmosfera, sonoridade e atitude únicas.” Helen Marnie acrescenta: “Foi como voltar para casa. A conexão simplesmente aconteceu. O entusiasmo dele é contagiante e isso cria uma espécie de magia no estúdio.”

Escrito e gravado ao longo de cinco meses, do fim de 2023 até os retoques finais no início de 2025, o gênero-desafiador Paradises tomou forma entre Liverpool, São Paulo, Montrose, Dalston e foi finalizado no Dean Street Studios, em Soho, Londres — onde Tony Visconti gravou o lendário Scary Monsters de David Bowie. Mira Aroyo comenta: “Quis escrever a partir dessa perspectiva e canalizar aquele sentimento divertido do final dos anos 90, quando começamos a trabalhar juntos e não tínhamos nada a perder.” Desde as primeiras sessões em Liverpool, já era claro que algo especial estava acontecendo. “Sentir-se à vontade traz o melhor de nós, e havia uma energia no estúdio sobre o material que parecia novo”, disse Marnie.

Paradises foi escrito do zero em um processo intenso e rápido. “Toda vez que eu entrava no estúdio, saía depois de uma hora com uma nova faixa”, disse Hunt. “A motivação principal era a diversão. Tudo voltou a ser divertido.” Ele acrescenta: “Sempre houve uma vontade que nunca tínhamos realizado: apesar de nossas origens no mundo dos DJs, nunca fizemos propriamente um disco ‘disco’. Claro, ‘disco’ no nosso contexto tem um significado um pouco diferente.” Elementos de música de pista — proto-house, electro inicial, disco — sempre atravessaram a obra da banda, entrando e saindo de foco ao longo dos anos. Em Paradises, esse lado do Ladytron retorna com força, criando a base para algo novo.

LADYTRON NA IMPRENSA

“Ladytron soa atemporal.” — Brooklyn Vegan

“A beleza de cada detalhe é impressionante.” — DIY

“Música capaz de irradiar um calor beatífico apesar da escuridão inevitável.” — The Line of Best Fit

“Sintetizadores polidos encontram a hiper-realidade das viagens.” — Mojo

“Prova como o synth pop atmosférico e duradouro do Ladytron pode ser intoxicante.” — Pitchfork

“Um espaço transcendente para se perder.” — Skinny

“Atualizando com estilo seu universo sonoro para uma nova década.” — UNCUT

“Icônicos e influentes em igual medida.” — Under the Radar

Arte do álbum

Track List:

  1. I Believe in You
  2. In Blood
  3. Kingdom Undersea
  4. I See Red
  5. A Death in London
  6. Secret Dreams of Thieves
  7. Sing
  8. Free, Free
  9. Metaphysica
  10. Caught in the Blink of an Eye
  11. Evergreen
  12. Ordinary Love
  13. We Wrote Our Names in the Dust
  14. Heatwaves
  15. Solid Light
  16. For a Life in London

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