House Of The Dragon: um sobrevoo no passado de Westeros

10 min. leitura
Foto: Divulgação

House of the Dragon foi, enfim, a série derivada escolhida — entre várias outras ideias — do universo Game Of Thrones. Com previsão de estreia em 2022, a narrativa envolve os famosos acontecimentos da Casa Targaryen baseados na obra literária de George R.R Martin, Fogo e Sangue, que se passa 300 anos antes dos eventos da disputa do Trono de Ferro por outras casas gigantes de Westeros. A notícia assustou os fãs, claro, trazendo-os até mesmo desconfiança. Infelizmente, o final da série acabou por amedrontá-los. Mas o que pode ser diferente? 

A confirmação da produção e do elenco escolhido foi dado pelo anúncio nas redes sociais da série da HBO em 26 de abril, publicando dias depois as imagens oficiais das gravações. Os showrunners responsáveis serão Ryan Condal e Miguel Sapochnik, esse último conhecido por dirigir vários episódios de GoT (The Bells – 8×05, Hardhome – 5×08, etc). O que podemos esperar, e que torcemos fortemente para que aconteça, são cenas de grandes batalhas, em alguns dos 10 episódios encomendados pela emissora, da guerra civil instalada que rondam Fogo e Sangue, já que foi o período que teve mais dragões na história de Westeros — foi daí que deram o nome ‘A Dança dos Dragões’. 

Na novela literária de Martin percorremos vários reinados, desde essa conquista de Aegon I até Aegon III. A trama escolhida para ser adaptada na série se desenrola muitos anos depois de Aegon I, o Conquistador, dominar Westeros com todo o seu poder, onde toda a Dança dos Dragões envolve uma guerra completamente diferente do que já conhecíamos por ser violenta; como por exemplo a grande Guerra dos Cinco Reis, que parece minúscula se for comparada à disputa Targaryen. 

Nessa briga de sucessão temos Targaryen contra Targaryen. De um lado os Negros que apoiavam Rhaenyra, declarada herdeira do trono por ser a primogênita de Viserys I, enquanto do outro lado há os Verdes apoiando Aegon, filho mais novo do Rei de seu segundo casamento, com Alicent Hightower. Afinal, o que seria certo? A filha mulher mais velha no trono ou o filho homem mais novo?

Apesar dos Targaryen serem famosos pelos seus incríveis reinados, também são lembrados pelas suas loucuras descontroladas. Esperar por uma nova criança da família, era torcer que nunca fosse um Aerys II (o Rei Louco), ou Aerion, que bebeu fogo vivo. 

Em um universo emblemático como esse, muitos personagens carregam uma significativa importância no decorrer da história. Por ser um conto exclusivo sobre a famosa dinastia Targaryen, é importante pontuarmos aqueles que vieram antes da inesquecível Daenerys, a Nascida da Tormenta. 

Rhaenyra Targaryen:

Foto: Divulgação

A princesa é a filha mais velha de Viserys I, disputando fortemente o Trono de Ferro contra seu meio-irmão mais novo. Sendo uma Targaryen e vista como a mais bela dos Sete Reinos,  possui cabelos loiro-platinado sempre presos em tranças. Teimosa e orgulhosa, dificilmente esquece aquilo que a ameaça. 

Ainda quando criança, se tornou uma Cavaleira de Dragão — aquele que possui a capacidade exclusiva de montar a criatura; coisa que só um Targaryen conseguiria fazer —, ao voar pela primeira vez nas costas de um dragão fêmea de escamas amarelas que acabou se chamando Syrax, em homenagem à uma deusa de Valíria. Durante a guerra civil, se casa duas vezes e tem cinco filhos, sendo o segundo casamento com o seu tio Daemon Targaryen — lembrando que a união matrimonial entre irmãos, tios e sobrinhos da família Targaryen era algo natural para preservar o sangue valiriano. 

A personagem será interpretada pela britânica Emma D’arcy, na qual já trabalhou na série Hanna da Amazon Prime Video. 

Daemon Targaryen:

Foto: Divulgação

Daemon, the Rogue Prince, é o segundo filho de Baelon Targaryen e sua irmã-esposa Alyssa, e irmão mais novo de Viserys I, o quinto rei a se sentar no Trono de Ferro. Conhecido por ser carismático e malicioso, é acima de tudo o melhor guerreiro de Westeros. Tem consigo a Irmã Negra, a espada de aço Valiriano dada pelo seu avô Jaehaerys I enquanto era rei, desde que se tornou cavaleiro aos 16 anos. 

O príncipe passa pelo cargo de comandante da Patrulha da Cidade de Porto Real, uma posição que lhe dá muito destaque. Toda sua boa reputação é desenvolvida por suas punições severas contra ladrões e batedores de carteira, ocasionando na diminuição da criminalidade na cidade durante seu comando. Além de montar Caraxes, seu imenso dragão magro e vermelho, alguns assemelham o personagem ao famoso Jaime Lannister, o Regicida, por ambos saberem se apoderar de uma espada com muita maestria. 

Matt Smith, de Doctor Who e The Crown, será o responsável por dar vida ao príncipe Targaryen. 

Viserys I Targaryen:

Foto: Divulgação

Sucedendo seu avô Jaehaerys I, é o quinto rei Targaryen a possuir o Trono de Ferro, marcando uma das eras mais poderosas da Casa com um significativo aumento da presença de dragões e membros desde a queda de Valíria — lar ancestral da Casa Targaryen —. Viserys não suporta conflitos, e apesar de ser generoso, conseguia ser firme diante das escolhas necessárias e fazia de tudo para agradar tanto sua filha Rhaenyra, quanto sua esposa Alicent. Desde que assumiu o trono, conseguiu oferecer um reinado próspero a todos, mantendo reuniões festivas com muita música na Fortaleza Vermelha.

Ainda como príncipe, Viserys foi o último Targaryen a montar Balerion, o Terror Negro, o maior dragão da história de Westeros — montado também por Aegon, o Conquistador, sendo responsável por forjar o famoso Trono de Ferro, fundindo todas as espadas dos inimigos de Aegon com suas chamas escuras —. O dragão morreu durante o reinado de seu avô e, a partir desse evento, Viserys nunca mais montou em outra criatura. 

O rei será vivido pelo ator britânico Paddy Considine, conhecido por interpretar o Padre Hughes da série Peaky Blinders.

Alicent Hightower:

Foto: Divulgação

Segunda esposa de Viserys I e filha de Otto Hightower, Alicent foi criada na Fortaleza Vermelha, perto do antecessor do trono de seu marido. Foi aos 15 anos que já estava na corte de Jaehaerys I, quando seu pai foi nomeado Mão do Rei, sendo uma companhia constante do Velho Rei — o ajudava nos banhos, refeições e lia para ele, até o dia de sua morte. 

Amável e com uma grande perspicácia política, logo se casou com o neto do falecido, Viserys, tendo quatro filhos com o mesmo. O mais velho, Aegon, disputa a posse do trono com a meia-irmã Rhaenyra, com quem tenta ter uma boa relação a pedido de seu marido, mas, fadada ao fracasso. 

Os nomes partidários Verdes e Negros foram criados por meio do grande banquete de comemoração do quinto ano de casamento com Viserys, quando Alicent trajava um vestido verde, enquanto sua enteada se apossava de um vermelho e preto, cores predominantes da Casa Targaryen, com intenção provocativa e para declarar sua insatisfação contra a madrasta e seu filho que ameaçava tomar sua coroa. 

A personagem será interpretada por Olivia Cooke, conhecida por seus antigos trabalhos em Jogador n°1, Bates Motel e o vencedor de duas categorias do Oscar 2021, Sound of Metal

Corlys Velaryon:

Foto: Divulgação

Conhecido como Serpente Marinha, é o Senhor das Marés e chefe da Casa Velaryon — antiga casa nobre que possui sangue valiriano —, também casado com a princesa Rhaenys Targaryen, com quem teve dois filhos.

Por acumular riquezas de suas várias navegações, usou cada ‘centavo’ para construir a nova sede, depois que se tornou chefe da Casa após a morte de seu avô. Toda sua fortuna equivale ao dobro de cada moeda de Lordes Lannister e Hightowers. E claro que, estando do lado dos Negros durante a Dança dos Dragões, foi o maior lorde a prometer lealdade à Rhaenyra Targaryen. 

Confirmado como Corlys, temos Steve Toussaint, que já trabalhou no filme Prince Of Persia: The Sends of Time. 


Ana Luiza Portella – estudante de jornalismo

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso