História e cultura local: saiba o que explorar em Trancoso

Aldair dos Santos
Aldair dos Santos - Social
5 min. leitura

Vilarejo é destino de quem procura agitação em programas noturnos e estadias de alto nível em meio à natureza

Os brasileiros estão mais dispostos para realizar viagens nacionais, como indicam dados da pesquisa ”Turismo 2023”. Cerca de 83% dos entrevistados indicaram desejo de viajar dentro do Brasil neste ano, o que pode aumentar ainda mais a procura por hospedagem em Trancoso, um dos destinos preferidos no Nordeste.

Rodeado de parques nacionais e reservas ambientais, Trancoso oferece a combinação de praias paradisíacas, conforto, lazer e todo o charme de seu centro histórico. Neste artigo mostramos um pouco mais sobre a cultura desse destino tão procurado por viajantes e como aproveitar ao máximo as surpresas espalhadas pela região.

Trancoso: de vilarejo histórico a point badalado 

Trancoso é uma cidade-vilarejo no sul do estado da Bahia, aproximadamente a 50 km de Porto Seguro. O lugar é famoso por ser o destino favorito de celebridades e de quem busca programas noturnos em meio à natureza, com um público jovem e animado. A cidade frequentemente entra na lista de destinos mais procurados no fim do ano, onde os turistas celebram o réveillon. 

O vilarejo foi fundado no século XVI por jesuítas, e até hoje preserva construções de arquitetura colonial e parte da cultura de seus habitantes originais, em maioria vivendo de atividades de pesca. Com um mix de hospedagens locais e resorts luxuosos, Trancoso atrai turistas com perfil aventureiro, que buscam paisagens deslumbrantes durante o dia e agitação durante a noite.

Como viajar para Trancoso

Para quem sai de outros estados, a melhor opção é pegar um voo até Porto Seguro, e de lá seguir viagem de carro ou ônibus até Trancoso. Toda a região ao redor do vilarejo é atendida por programas de preservação ambiental, então dividir um carro com os amigos ou optar por formas de transporte com menor impacto no ar ajuda a incentivar o cuidado com o lugar.

No caso de viagens mais longas, o ideal é reservar com antecedência a hospedagem, que costuma ser muito concorrida, principalmente em datas comemorativas. Agências de viagem e os próprios resorts facilitam o transporte entre um lugar e outro, e o clima também pode afetar a experiência na cidade.

Principais atrações e programas em Trancoso 

Com pouco menos de 12 mil habitantes, Trancoso é um vilarejo pacato, mas que se transforma completamente na alta temporada. As hospedagens luxuosas oferecem além do conforto, acesso exclusivo a praias e passeios já incluídos no pacote. Durante a noite, turistas podem aproveitar as diversas opções de bares, restaurantes e comércio local.

Vida noturna

O principal evento que leva turistas de todos os lugares para Trancoso é o réveillon. É a época em que acontecem diversas festas, promovidas nos hotéis, nos bares do centro da cidade e até mesmo nas praias. Sendo litoral, é possível aproveitar tudo isso na companhia de amigos com vista para o mar e rodeado pelo visual colorido do centro.

Hospedagens de luxo

Muitas pessoas procuram Trancoso para passar as férias por conta da qualidade das hospedagens, principalmente resorts. Com serviços diferenciados, localização privilegiada e conforto, as acomodações de luxo tornam a experiência  ainda mais surpreendente. 

Mas também é possível encontrar opções de pousadas locais, pagando menos na hospedagem sem abrir mão de vistas para a beleza natural de Trancoso, do conforto e, é claro, da experiência de imersão na cultura do vilarejo.  

Natureza preservada 

Trancoso tem paisagens naturais diferentes de tudo que você já viu. De fácil acesso, a Praia dos Coqueiros é uma das mais visitadas, com muita sombra para aproveitar o dia na areia. A extensão de praias do vilarejo também possui lagos naturais e praias com água tranquila, para quem busca apenas relaxar em meio ao verde e às águas cristalinas. 

Arquitetura e comércio local

Almoçar no centro histórico, conhecido como Quadrado de Trancoso, ou apreciar drinks no fim da tarde são programas que completam a viagem. É possível experimentar comidas locais, principalmente de pescados, revisitar a história colonial através das casas coloridas bem preservadas e conhecer trabalhos artesanais de diferentes estilos feitos pelos moradores e comerciantes do vilarejo.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso